Tempo de leitura: 21 minutos

 

A Europa parou pelo segundo fim de semana seguido para assistir à nova Champions Cup, a copa europeia de rugby. Vários gigantes históricos dos torneios europeus falaram mais alto, com Munster, Leinster, Toulouse, Clermont e Toulon falando mais alto. A baixa ficou pro conta dos grandes ingleses, com Leicester e Saracens sendo derrotados.

A Champions Cup retorna somente nos dias 5, 6 e 7 de dezembro.

- Continua depois da publicidade -

 

Saracens conhece primeira derrota

No Grupo A, o Saracens conheceu sua primeira derrota, ao cair no temível Thomond Park contra o Munster, que faz campanha irregular nesta temporada. Irlandeses e ingleses fizeram um jogo parelho até o fim, mas o cartão amarelo para Rhys Giill no segundo tempo deu a vantagem necessária ao Munster, que fez o único try da partida com Kilcoyne, aos 60′. Os Saracens ainda tentaram algo no fim, mas pararam na defesa vermelha e ainda viram Keatley arrematar um último drop goal para fazer 14 x 3 e dar a liderança do grupo ao Munster.

A derrota do Saracens beneficou o Clermont que, após cair contra os londrinos, se reergueu jogando em casa diante outro inglês, o Sale Sharks. Quase imbatível a domicílio, o Clermont aplicou 35 x 3 sobre os ingleses, com direito a dois tries do fijiano Nalaga e ao try decisivo de Rougerie, aos 75′, assegurando o ponto-bônus.

 

Harlequins e Leinster em vantagem

A liderança do Grupo 2 está nas mãos do Harlequins, que venceu o ex-clássico londrino contra o Wasps por sofridos 23 x 16. O penal try arrancado aos 67′ garantiu o triunfo dos Quins. Enquanto isso, o Leinster venceu fora de casa o Castres, no perigoso Stade Pierre-Antoine, de onde poucos saem ilesos. O jogo foi muito físico, como esperado, e deu mostras da força do Leinster, mesmo sem Brian O’Driscoll. O Castres largou melhor com um try logo aos 4′, o único da peleja, mas os franceses sofreram com os rucks fortes dos irlandeses e cederam penal após penal, permitindo a Madigan anotar 21 pontos em chutes e vencer a partida por 21 x 16.

 

Toulon sofre e Leicester cai

A liderança do complicado Grupo 3 é do Toulon, que venceu sua segunda partida e novamente com dificuldade. Foi um duro primeiro tempo contra o Ulster, em Belfast, que se encaminhava ao intervalo em  9 x 3 para os franceses até o try brilhante de Habana, recebendo lindo offload de Masoe, já nos acréscimos. A segunda etapa começou com Paddy Jackson chutando novo penal para o Ulster, dando esperanças à torcida. Mas, aos 58′, Delon Armitage matou o jogo em try de contra-ataque, após interceptar passe de Nick Williams. No fim, Gilroy fez um try de honra para os norte-irlandeses. Fim de jogo, Toulon 23 x 13.. 

Ao contrário do Ulster, o Scarlets soube fazer jus ao mando de jogo e venceu o instável Leicester Tigers por 15 x 3, com tries do ponta Harry Robinson e do scrum-half Aled Davies. Os ingleses tiveram uma atuação apagada e seguem decepcionando.

 

Glasgow e Toulouse vencem fora de casa

Glasgow Warriors e Toulouse largaram muito bem no Grupo 4 e vão deixando seus concorrentes para trás. Na segunda rodada, o Glasgow conseguiu uma crucial vitória fora de casa sobre o Montpellier, por 15 x 13, mantendo-se isoladamente na primeira posição. Com um pack muito consistente, os escoceses foram abrindo vantagem com base nos penais chutados por Russell. Foram cinco no total, sendo que o Montpellier chegou ao try de honra somente nos acréscimos, com penal try. 15 x 13.

Na Inglaterra, o Bath, que iniciou tão bem a temporada, não conseguiu superar o Toulouse, que, depois e fraco início no Top 14, vai crescendo. O primeiro try do jogo saiu aos 13′, com Vincent Clerc fazendo o primeiro try francês. Ford, com um penal e um drop goal, manteve o Bath na cola, 7 x 6. Mas, no segundo tempo, o veterano Harinordoquy, aos 47′, e Médard, aos 64′, fizeram os tries que deram tranquilidade ao Toulouse. No fim, os ingleses conseguiram um try aos 74′, deixando o placar parelho em 21 x 19. Contudo, os pontos da virada não vieram.

 

Racing Métro lidera o Grupo 5, mas show é de George North

A primeira posição do Grupo 5 é dos franceses do Racing Métro, que foram à Itália e passaram pelo Benetton Treviso por 26 x 10. Contudo, os azuis de Paris lamentam a ausência do pontob0-bônus. Na cola do Racing Métro está o Northampton Saints, que atropelou o então líder Ospreys. O jogo foi na Inglaterra e os Saints provaram por que são os atuais campeões ingleses. O time de Northampton foi agraciado por uma monumental atuação do galês George North, que fez todos os quatro tries dos Saints no jogo, assegurando o bônus ofensivo aos 76′. Fim de partida, 34 x 6.

 

champions cup

Rugby Champions Cup 2014-15 – Copa Europeia de Rugby

Grupo 1

Munster 14 x 03 Saracens, em Limerick 

Clermont 35 x 03 Sale Sharks, em Clermont-Ferrand 

 

Grupo 2

Castres 16 x 21 Leinster, em Castres

Wasps 16 x 23 Harlequins, em High Wycombe

 

Grupo 3

Ulster 13 x 23 Toulon, em Belfast 

Scarlets 15 x 03 Leicester Tigers, em Llanelli

 

Grupo 4

Montpellier 13 x 15 Glasgow Warriors, em Montpellier

Bath 19 x 21 Toulouse, em Bath

 

Grupo 5

Northampton Saints 34 x 06 Ospreys, em Northampton

Benetton Treviso 10 x 26 Racing Métro, em Treviso