rugby europe

Tempo de leitura: 4 minutos

 rugby europe

Nesta semana uma grande novidade foi revelada no rugby europeu. A FIRA-AER, a federação europeia de rugby, mudou seu nome e seu símbolo. A partir de agora, a entidade assumirá o nome de RUGBY EUROPE.

A Rugby Europe seguirá, por ora, com as mesmas atribuições da FIRA-AER, sendo responsável pela organização de todas as competições de seleções, de XV e de sevens, do continente europeu, com uma exceção: o Six Nations, que tem organização própria e independente, não vinculado à Rugby Europe. Com isso, as principais competições sob responsabilidade da Rugby Europe são o Europeu de Nações, o Europeu Feminino e os Europeus Juvenis, de XV, os Grand Prix de Sevens, masculino e feminino, e suas divisões inferiores.

- Continua depois da publicidade -

Além delas, a Rugby Europe será responsável pela organização do novo Torneio Qualifiacatório (nome provisório) para a Rugby Challenge Cup, o campeonato de clubes que envolverá equipes dos países que disputam o Europeu de Nações valendo vaga na segunda copa europeia. A exemplo do Six Nations, as duas principais competições de clubes da Europa, a nova Rugby Champions Cup e a Rugby Challenge Cup não são organizadas pela Rugby Europe, e sim pela também nova European Professional Club Rugby, formada pelas principais ligas do continente e pelas federações dos países que disputam o Six Nations.

A mudança de nome da FIRA-AER sepulta o nome da antiga FIRA, a Federação Internacional de Rugby Amador, que se ganhou o sufixo AER (Associação Europeia de Rugby) apenas em 1999. A FIRA surgiu em 1934 por iniciativa francesa, após a expulsão da França do Five Nations (atual Six Nations) em 1932, acusada de jogo violento e profissionalismo ilegal. Divorciados dos britânicos, os franceses passaram a se engajar no fomento ao rugby na Europa continental. Nos primeiros anos foram incorporados à entidade Alemanha, Itália e Romênia, nações mais desenvolvidas da região no esporte. Três campeonatos da FIRA foram realizados de 1936 a 1938, antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Com o fim da guerra, a França foi readimitida no Five Nations e a FIRA só voltou a organizar seu campeonato a partir de 1952, seguindo completamente independente do IRB. Em 1966, remodelada, a competição da FIRA passou a se chamar Copa das Nações, incorporando equipes africanas, como Marrocos e Tunísia. Ao longo dos anos seguintes, a FIRA incorporou membros da Ásia e das Américas que, apesar de não jogarem a Copa das Nações, atribuiam a FIRA o caráter de federação genuinamente internacional. O próprio Brasil ingressou como membro da FIRA em 1991.

A partir de 1992, o campeonato junior (M19) da FIRA passou a ter o apoio oficial do IRB, se tornando o Campeonato Mundial Junior, que teve participação brasileira de 1995 a 1999. Em 1995, a FIRA foi oficialmente incorporada pelo IRB, que a transformou em uma entidade exclusivamente europeia a partir de 1999.

 

Encerrado o Europeu de Nações 2012-14

A temporada 2012-14 do Europeu de Nações se encerrou neste sábado, com a realização da repescagem de rebaixamento e promoção que faltava, entre a Croácia, penúltima colocada da 2ª Divisão A, e a Letônia, vice-campeã da 2ª Divisão B. Os croatas garantiram a vitória fora de casa por 16 x 10, assegurando a permanência croata.

1fira-aer

Europeu de Nações – Playoff rebaixamento/promoção por vaga na 2ª Divisão A (3ª divisão da FIRA-AER)

Letônia 10 x 16 Croácia, em Riga

Croácia permanece na 2ª Divisão A e Letônia permanece na 2ª Divisão B.

 

Europeu de Nações 2014-16

Caso confirmada a manutenção do atual sistema de disputas do Europeu de Nações, as divisões para a temporada 2014-16 ficarão como abaixo. Vale lembrar que em cada divisão todos os times se enfrentam uma vez em 2014-15 e outra vez em 2015-16, completando após dois anos todos os confrontos em turno e returno, para serem definidos os times promovidos e os times rebaixados. As divisões com nome de 1ª Divisão possuem 6 participantes, ao passo que as divisões chamadas de 2ª Divisão têm 5 seleções cada. A 3ª Divisão acomoda os demais países. Ressalte-se também que não existe comunicação entre o Six Nations, que é uma liga organizada por um comitê formado pelos próprios participantes, e o Europeu de Nações, organizado pela agora Rugby Europe, a antiga FIRA-AER.

 

Six Nations: Irlanda, Inglaterra, Gales, França, Escócia e Itália;

1ª Divisão A: Geórgia, Romênia, Rússia, Espanha, Portugal e Alemanha;

1ª Divisão B: Bélgica, Moldávia, Ucrânia, Polônia, Suécia e Holanda;

2ª Divisão A: República Tcheca, Suíça, Malta, Croácia e Israel;

2ª Divisão B: Lituânia, Letônia, Andorra, Chipre e Hungria;

2ª Divisão C: Dinamarca, Sérvia, Eslovênia, Áustria e Luxemburgo;

2ª Divisão D: Bulgária, Bósnia-Herzegóvina, Noruega, Finlândia e Turquia;

3ª Divisão: Grécia, Eslováquia, Azerbaijão e mais equipes, a definir.

Membros da FIRA-AER que ficaram de fora do Europeu de Nações 2012-14: Estônia, Mônaco, Armênia, Montenegro, Bielorrússia, Islândia, San Marino e Liechtenstein.