Tempo de leitura: 2 minutos

australia bandeira copy

Das três gandes potências do Hemisfério Sul, a única que não possui seu próprio campeonato nacional é a Austrália. Enquanto a Nova Zelândia conta com a ITM Cup e a África do Sul com a Currie Cup, os australianos encerram as atividades de seu rugby local com o fim do Super Rugby, com 4/5 de seus atletas de Super Rugby não tendo nenhuma competição profissional entre agosto e o fim da temporada, em novembro (quando os Wallabies encerram suas atividades). Mas, essa situação está para mudar.

A União Australiana de Rugby (ARU) anunciou hoje que no ano que vem o país voltará a contar com seu campeonato nacional, o novo National Rugby Championship (NRC), que será disputado de agosto a novembro, isto é, logo após o Super Rugby, durante a disputa do Rugby Championship pela seleção australiana. Com isso, os times do NRC contarão com atletas do Super Rugby que não foram chamados para os Wallabies e novatos, que terão a primeira oportunidade no rugby semi-profissional. Serão ao todo por volta de 150 jogadores que ganharão uma primeira oportunidade no alto rendimento. O NRC terá seus times anunciados em fevereiro de 2014, sendo que deverão ser 8 ou 10 equipes participantes.

- Continua depois da publicidade -

O NRC marcará a volta de uma competição nacional de franquias na Austrália, que existiu apenas em um ano. Em 2007, a ARU lançou o Australian Rugby Championship, que contava com 8 equipes criadas especialmente para a competição. Foi um completo fracasso. O ARC durou somente uma temporada, teve médias de público pífias (a final contou com somente 1189 torcedores) e fez com que a ARU acumulasse de cerca de 7 milhões de reais.

Ainda resta saber qual será a diferença entre o NRC e o finado ARC. Os maiores problemas para o sucesso do torneio são o tempo curto de disputa (3 meses) e a concorrência de grandes ligas nacionais, como a NRL (rugby league) e a AFL (futebol australiano), que estão em suas partidas decisivas nos meses de disputa do ARC.