black ferns canada 2014

Tempo de leitura: 28 minutos

 black ferns canada 2014

O rugby feminino teve nessa última semana dois grandes duelos de rugby XV entre Nova Zelândia e Canadá, que se preparam para a Copa do Mundo. Enquanto isso, na Europa, a França falou mais alto, levantou o troféu da segunda e última etapa do Grand Prix Europeu Feminino de Sevens, em seu próprio solo, em Brive, mas não conseguiu o título da temporada, que caiu nas mãos da Rússia, vice-campeã. Já no sevens masculino, a cidade de Kaunas, na Lituânia, recebeu o torneio único da segunda divisão europeia, consagrando a Lituânia, nova promovida ao Grand Prix de 2015.

 

- Continua depois da publicidade -

Nova Zelândia vence série de XV contra o Canadá

As equipes femininas de XV de Nova Zelândia e Canadá se enfrentaram em dois tests preparatórios para a Copa do Mundo, que acontecerá em Paris. E as Black Ferns se impuseram sobre as canadenses na duas oportunidades, vencendo a primeira partida – que aconteceu em Whakatane – por 33 a 21 e, a segunda – em Tauranga – por 16 a 8.

Nas duas partidas, a Nova Zelândia saiu na frente e assim permaneceu até o final. Porém, o Canadá não se entregou tão facilmente e vendeu relativamente caro as duas derrotas, mostrando um interessante poder de reação para encostar no placar.  Mas graças à um jogo defensivo consistente, as Ferns se mantiveram firmes.   

Resultados

Nova Zelândia 33 x 21 Canadá, em Whakatane

Nova Zelândia 16 x 8 Canadá, em Tauranga

 

França vence, mas Rússia é campeã europeia de sevens

Em Brive, na França, foi disputada a segunda e ultima etapa do Grand Prix Europeu Feminino. A França foi imbatível, passou pela Inglaterra na primeira fase, bateu a zebra portuguesa nas quartas-de-final, superou a Holanda com sobras na semifinal e bateu a Rússia na grande final. Porém, o título das francesas não foi suficiente. Com o segundo vice-campeonato em dois torneios, a Rússia terminou a temporada na primeira colocação e conquistou o título continental mesmo sem ter conquistado uma etapa sequer. O motivo foi a fraca campanha da Inglaterra, campeã da primeira etapa, que encerrou Brive apenas no quinto lugar, deixando escapar a taça.

 

 

Lituânia é promovida à elite do sevens masculino europeu

A segunda divisão europeia masculina de sevens deveria contar com dois torneios, mas a primeira etapa, que seria na Ucrânia, em Odessa, foi cancelada pela situação política turbulenta do país. Com uma etapa apenas, e duas desistências, de Holanda e Croácia – substituídas somente por um combinado internacional chamado Lithuania President’s Sevens – a FIRA-AER Division A coroou a seleção da casa, a Lituânia, que fez a festa do público presente em Kaunas. Os lituanos não eram favoritos, mas se impuseram na grande final contra a Polônia e garantiram a promoção ao Grand Prix Europeu de 2015, a primeira divisão continental.