Tempo de leitura: 72 minutos

Suntory-Sungoliath-Rugby-Japan copy

O rugby japonês voltou às atividades na segunda fase da Top League. Depois de uma rodada sem cobertura, devido a não divulgação de alguns itens do torneio sobre a classificação e o regulamento da segunda fase, tivemos de aguardar mais informações e agora voltamos a cobrir um dos campeonatos de clubes que mais cresceu nos últimos anos. Sem mais delongas, segue um pequeno resumo da última rodada da primeira fase que foi realizada nos dias 26 e 27 de outubro.

 

- Continua depois da publicidade -

Grupo A

A equipe do Suntory Sungoliath, mais uma vez liderou a tabela após vencer a equipe do NTT Docomo Red Hurricanes, 34-13. O Toyota Verblitz derrotou o NEC Green Rockets fora de casa por 23-3, ficando com a última vaga para segunda fase. No confronto direto, o NTT Shining Arcs perdeu para o Kobelco Steelers a partida e a classificação, 33-11. Pensando no descenso o Toyota Shokki Shuttles bateu fora de casa o pífio Kyuden Voltex por expressivos 54 a 19.

 

Grupo B

A surpresa do grupo foi a derrota do único até então invicto Yamaha Jubilo para o aguerrido time do Canon Eagles 28 a 18, resultado que serviu para classificar os dois. A vitória do Kubota Spears contra o rebaixado Coca-Cola, 30-26, o deixou muito perto, mas bateu na trave, quinto lugar. O Toshiba Brave Lupus continua muito vivo, ganhou do Kintetsu Liners, 22-19. O Panasonic Wild Knights justificou seu grande investimento ficando com o primeiro lugar ao vencer o Black Rams, 41-18.

 

Segunda Fase

Com o fim da primeira fase, os grupos foram redivididos. No Grupo A, ficaram os postulantes ao título e no Grupo B aqueles que disputam para não cair, tendo como consolo o torneio Wild Card, que dará vagas ao All-Japan Rugby Football Championship.

No Grupo A, cada time ganhou pontos equivalentes ao seu desempenho, primeiro lugares 4 pontos, segundos 3, terceiros 2 e quartos 1. No Grupo B, foi seguida a mesma lógica: quem estava mal na primeira fase continua apertado.

Na primeira rodada da 2ª fase, o Canon Eagles mostrou estar em ascensão. Em um jogo parelho contra o NEC Green Rockets, o Eagles venceu por 22 x 19. Saindo perdendo por 5 a 0 (aos 15 minutos), o Toshiba Brave Lupus passou por cima do Toyota Verblitz, anotando 27 x 12. Já o Panasonic Wild Knights sofreu muita pressão e venceu apertado em casa o time do Yamaha Jubilo, no duelo dos craques Berrick Barnes e Ayumu Goromaru. O australiano teve 100% de sucesso nos chutes, o japonês 57%, portanto, nada mais justo: Panasonic 24 a 20.

Impecável, o time da rodada foi sem dúvida o Suntory Sungoliath, que pegou uma “pedreira” e venceu o Kobelco Steelers, sendo convincente em todos os aspectos ofensivos, sem errar penais e conversões. Tirando o cartão amarelo dispensável aos 79′ recebido por Hendrik Tui, a partida foi muito bem jogada. O Sungoliath vai rumo a mais um título, passando pelo seu primeiro clássico com vitória fora de casa: 37 a 23. Já na 3ª rodada haverá o confronto com o Wil Knights, porém, a tabela ajudou. Exceto contra o Brave Lupus, todos os seus jogos contra os favoritos serão em casa.