Tempo de leitura: 4 minutos

rabbitohs camp 

“Russell Crowe, o que é mais importante, rugby league ou o Oscar?” Resposta: o South Sydney Rabbitohs. O astro do cinema realizou neste domingo mais um sonho de infância. Crowe abriu mão de ser apresentador dos prêmios do Oscar nesta noite para ir ao Langtree Park, na nada luxuosa cidade industrial de St. Helens, na Inglaterra, para assistir ao seu clube, o South Sydney Rabbitohs, ser pela primeira vez campeão mundial de rugby league.

Neste fim de semana, a Inglaterra recebeu a renovada World Club Series, uma série de três partidas entre clubes da Super League inglesa e da NRL australiana, os dois grandes campeonatos de rugby league do planeta. Os australianos deram uma verdadeira lição de rugby league aos ingleses, vencendo todos os duelos. No primeiro confronto, o terceiro colocado da Super League, o Warrington Wolves, recebeu o 11º colocado da NRL, o tradicional St. George Illawarra Dragons, e a vitória foi dos visitantes por 18 x 12. No sábado, foi a vez do vice-campeão inglês Wigan Warriors receber o 8º colocado da NRL, o Brisbane Broncos, e novamente a vitória foi aussie, mas desta vez na prorrogação: 14 x 12.

- Continua depois da publicidade -

E o domingo foi reservado à decisão do título mundial, com o St. Helens Saints, campeão da Super League, recebendo o South Sydney Rabbitohs, campeão da NRL, ao quebrar jejum de 43 anos sem a taça. E em sua primeira disputa de Mundial, os Souths quebraram o recorde da competição, atropelando impiedosamente o oponente por 39 x 0. Nem parecia uma disputa de Mundial. Os Rabbitohs provaram uma superioridade tão grande que tiraram a competitividade da partida.

O domínio foi do começo ao fim e o primeiro try saiu das mãos do mais novo reforço dos Souths, o veterano Glenn Stewart, que apanhou chute para o in-goal para abrir o placar. Os Saints conseguiram brevemente igualar as ações, mas os tries dos coelhos seguiram. Em linda jogada de Adam Reynolds, Dylan Walker anotou o segundo try, e a porta se abriu. Greg Inglis puniu os Saints com o terceiro try logo na sequência, enquanto o quarto try veio antes do intervalo com Joel Reddy. St. Helens não mostrou poder de reação e os Rabbitohs começaram o segundo tempo já pontuando, com try de Luke Keary. Chris McQueen fez o sexto try, ao passo que Reddy cruzou o in-goal novamente para o sétimo tento. No fim, Reynolds ainda chutou um último drop goal, fechando o placar em 39 x 0.

Depois do massacre, as atenções na Austrália se voltam ao início da NRL, que dará seu pontapé inicial no dia 5 de março, com o Rabbitohs enfrentando o Broncos. Na contagem geral, a Super League inglesa ainda tem vantagem, com 12 conquistas, contra 10 da NRL. Mas, a liga australiana vem dominando os últimos anos, com 6 conquistas nos últimos 7 anos.

 

world club series

World Club Series – Mundial de Clubes de Rugby League

Saints2012crest00versus copiar39South Sydney Rabbitohs logo copy copy copy copy

St. Helens Saints (Inglaterra) 0 x 39 South Sydney Rabbitohs (Austrália), em St. Helens

 

Outras partidas

Wigan Warriors (Inglaterra) 12 x 14 Brisbane Broncos (Austrália), em Wigan

Warrington Wolves (Inglaterra) 12 x 18 St. George Illawarra Dragons (Austrália), em Warrington

 

Lista de campeões mundiais:

1 – Sydney Roosters (Austrália) – 3 títulos

Leeds Rhinos (Inglaterra) – 3 títulos

Wigan Warriors (Inglaterra) – 3 títulos

Bradford Bulls (Inglaterra) – 3 títulos

5 – Melbourne Storm (Austrália) – 2 títulos

St. Helens Saints (Inglaterra) – 2 títulos

Brisbane Broncos (Austrália) – 2 títulos

8 -South Sydney Rabbitohs (Austrália) – 1 título

St. George Illawarra Dragons (Austrália) – 1 título

Manly Sea Eagles (Austrália) – 1 título

Widnes Vikings (Inglaterra) – 1 título

 

Títulos por país:

Inglaterra – 12 títulos

Austrália – 10 títulos