Tempo de leitura: 42 minutos

ospreys tigers 2013

Fim de semana decisivo para o rugby europeu! A Copa Europeia de Rugby, a Heineken Cup, chega à última rodada de sua primeira fase, e entre sexta e domingo conheceremos todos os confrontos de quartas-de-final da maior competição de clubes do Velho Continente.

 

- Continua depois da publicidade -

Briga intensa pelas vagas nas finais

Na quinta rodada, quatro clubes (Harlequins, Ulster, Clermont e Toulon) se garantiram matematicamente na próxima fase, e chegam à última rodada com o objetivo de garantirem o mando de jogo do duelo único de quartas-de-final, privilégio concedido aos donos das quatro melhores campanhas da fase de grupos. Os Quins, aliás, jpa garantiram tal privilégio.

Enquanto isso, nove equipes (Saracens, Toulouse, Montpellier, Leicester Tigers, Leinster, Munster, Northampton Saints, Biarritz, Castres e Racing Métro) travam verdadeiras batalhas pelas quatro últimas vagas no mata-mata final. Entre elas, três equipes ainda ganharão o prêmio de consolação de irem às quartas-de-final da Amlin Challenge Cup, a segunda copa europeia, ao passo que dois desses clubes darão adeus a seus objetivos. Com isso, nada menos que nove das doze partidas da H Cup no final de semana estarão valendo pontos importantes a seus competidores!

Já na Amlin Challenge Cup, cujos disputam começam na quinta-feira, três dos cinco grupos já estão totalmente definidos. Isso porque apenas os campeões de cada grupo avançam às quartas-de-final, juntando-se aos três times vindos da Heineken Cup. Worcester Warriors, Perpignan, Stade Français e Grenoble são os times que chegam com chances de classificação à rodada final.

 

Pontuação

Vale lembrar que o critério de desempate nas duas competições é o confronto direto (contando primeiro o número de pontos, depois o número de tries e por fim o saldo), seguido pelo número de tries anotados ao longo da competição e pelo saldo de pontos geral. Nas copas europeias, a vitória vale 4 pontos e o empate 2 pontos. Uma derrota por diferença de 7 pontos ou menos vale 1 ponto extra (ponto-bônus). Da mesma forma, uma equipe que anotar 4 ou mais tries num jogo também ganha  ponto extra, podendo fazer uma vitória valer 5 pontos.

 

Saracens prontos para confirmarem o primeiro lugar

Uma das vagas restantes nas quartas-de-final da Heineken Cup será do campeão do Grupo 1, que segue em aberto. O amplo favoritismo é dos Saracens, que somam 3 pontos a mais que o Munster, vice-líder e único time capaz de lhe roubar a classificação.

Os Saracens não terá uma tarefa complicada. Recerão em Watford os jpa eliminados escoceses do Edinburgh, naquela que será de fato a última partida dos Sarries em Vicarage Road. Uma simples vitória garante o clube inglês na próxima fase. Caso a equipe seja derrotada, dependerá do resultado do Munster na outra partida.

O time irlandês, por sua vez, terá a obrigação de derrotar jogando em casa o desesperado Racing Métro. A vitória para o Munster deverá ser preferencialmente com ponto-bônus, uma vez que uma vitória simples somada a uma derrota bonificada do Saracens levará as duas equipes a um empate em número de pontos. Como Munster e Saracens também estão empatados no confronto direto, a decisão ficaria para o número de tries anotados ao longo do torneio, hoje com vantagem para os ingleses, 10 x 9. Para o Munster, a vitória dos Saracens não significará necessariamente a desclassificação. O time irlandês briga ainda para terminar entre os dois melhores segundos colocados, o que torna o ponto-bônus ainda mais importante. Nas contas atuais, o Munster teria que torcer contra Montpellier ou Leinster. Uma vitória não bonificada ainda fará com que o Munster fique de olho na partida entre Leicester e Toulouse e nos resultados de Northampton e Biarritz.

Do lado do Racing Métro, a única possibilidade de classificação é entre os dois melhores vices. E ainda assim o sonho é quase impossível. O time francês precisa de uma vitória bonificada sobre o Munster e ainda necessita torcer contra Leicester, Biarritz, Northampton, Castres e Leinster. De qualquer forma, a vitória é necessária para o Racing Métro garantir ao menos uma vaga na Amlin Challenge Cup.

Para o duelo entre Munster e Racing Métro, três ausências serão muito notadas: Ronan O’Gara, do Munster, suspenso por 1 semana, Dimitri Szarzewski e Fabrice Estebanez, do Racing, suspensos respectivamente por 10 dias e 4 semanas.

 

Leicester e Toulouse se preparam para embate de vida ou morte

A briga pela classificação no Grupo 2 se resume aos gigantes Leicester Tigers e Toulouse. A situação para as duas equipes é simples: quem vencer estará classificado. O empate favorece o Toulouse, atual líder do grupo, com 2 pontos a mais que os Tigers. Contudo, a partida será em Leicester, garantindo ainda mais emoção ao duelo.

Para o Toulouse, a derrota não custaria necessariamente a eliminação. Porém, tornaria sua situação muito difícil, tendo que torcer pelos insucessos de Leinster, Munster, Biarritz, Northampton Saints, e quiçá de Castres e Montpellier. Por outro lado, uma vitória bonificada colocaria a equipe em condições de garantir inclusive o mando de jogo nas quartas-de-final, dependendo de outros resultados.

Do lado dos Tigers, a derrota seria ainda mais trágica, pois o time teria chances ainda menores de classificação e teria que torcer também por insucessos dos mesmos clubes.

 

Biarritz quer surpreender

O único duelo que ainda tem algum valor no Grupo 3 é o embate entre o líder e já classificado Harlequins e o segundo colocado Biarritz. Os Quins não brigam por mais nada, pois já asseguraram o mando de jogo nas quartas-de-final.

Para o Biarritz, a classificação entre os melhores segundos colocados ainda é possível. Para tal, os bascos terão que vencer os ingleses, de preferência com ponto-bônus, e ainda deverão torcer pelos insucessos de Montpellier (4 pontos acima), Leinster, Munster (1 ponto acima) e Northampton Saints (igualado em pontos), além de ficarem de olho no duelo entre Toulouse (4 pontos acima) e Leicester Tigers (2 pontos acima). Difícil, mas não impossível.

 

Northampton e Castres de olho nos outros grupos

No Grupo 4, o Ulster já garantiu matematicamente a sua classificação, e está de olho agora no mando do jogo das quartas-de-final. Para assegurar a partida em casa e não depender de outros resultados, o Ulster deverá derrotar fora de casa os franceses do Castres, que ainda sonham com a classificação.

O Castres ocupa a terceira posição do grupo, 1 ponto atrás do Northampton Saints. Para conseguir sua classificação, o CO deverá vencer os irlandeses, de preferência com ponto-bônus, e torcer contra uma vitória bonificada do Northampton Saints. Além de terminar com o segundo lugar do Grupo 4, o Castres deverá torcer pelos insucessos de Montpellier (5 pontos acima), Leinster (2 pontos acima), Munster (2 pontos acima) e Biarritz (1 ponto acima), além de ficar de olho em Leicester (3 pontos acima) x Toulouse (5 pontos acima). Uma situação quase impossível. Porém, uma classificação à Amlin Challenge Cup segue acessível.

Para o Northampton Saints, a situação é menos complicada. O time inglês necessita vencer fora de casa o já eliminado Glasgow Warriors, de preferência com ponto-bônus (para não depender do resultado do Castres, que tem vantagem no confronto direto), e torcer pelos insucessos de Montpellier (4 pontos acima), Leinster (1 pontos acima), Munster (1 pontos acima) e Biarritz (igualado em pontos), além de ficar de olho em Leicester (2 pontos acima) versus Toulouse (4 pontos acima).

 

Leinster contra o vexame

Campeão da temporada passada, o Leinster joga a sua sobrevivência na Heineken Cup. A primeira colocação do Grupo 5 já é do Clermont, classificado matematicamente, que briga apenas pelo mando de jogo nas quartas-de-final. Para consegui-lo, o time francês precisa de apenas 1 ponto fora de casa diante dos Scarlets para não depender de mais ninguém.

O Leinster, por sua vez, visita o Exeter Chiefs, e necessita de qualquer maneira da vitória, de preferência bonificada, para não depender de outros placares. Porém, o triunfo não basta ao Leinster. A equipe irlandesa terá ainda que torcer por uma derrota do Montpellier ou pelo insucesso do rival Munster. Uma vitória não bonificada ainda fará com que o Leinster fique de olho na partida entre Leicester e Toulouse e nos resultados de Northampton e Biarritz.

 

Montpellier joga para fazer melhor campanha

O Grupo 6 reserva para o sábado um grande confronto entre dois franceses. Já classificado às quartas-de-final, mas ainda almejando 1 ponto para garantir uma próxima partida em casa, o Toulon visita o Montpellier, atual melhor segundo colocado da competição.

A posição do Montpellier é excelente, porém a última rodada poderá ser ingrata. Uma derrota diante do líder do Top 14 poderá custar a eliminação do Montpellier que, para não depender de outros resultados, joga por uma simples vitória. Uma vitória bonificada poderia render aos azuis ainda a primeira colocação do grupo e mesmo o mando de jogo nas quartas-de-final. Com um lesão no tornozelo, Ouedraogo será um desfalque importante para o Montpellier.

 

Desafio da classificação para Paris e Worcester

Na Amlin Challenge Cup, a Copa Desafio Europeu, apenas os grupos 2 e 5 têm disputas pela classificação. No Grupo 2, a situação do Worcester Warriors é muito confortável: o clube inglês precisa de um vitória bonificada em casa sobre os espanhóis do Gernika para garantirem a vaga. O resultado é simples, uma vez que os Warriors bateram o Gernika no País Basco na primeira rodada por fáceis 85 x 5. Secando os Warriors, o Perpignan tem que fazer seu dever de casa e vencer com ponto-bônus o Rovigo. O jogo será na França, e o Perpignan não deverá ter problema algum para confirmar a vitória, que tem tudo para ser vã.

A única briga real acontece no Grupo 5. O Stade Français receberá o London Welsh, e precisa somar apenas 1 ponto para garantir a sua vaga. A tarefa é simples, ainda mais que o London Welsh não tem mais chances de classificação. Mas, os ingleses não devem ser subestimados. Torcendo pelo tropeço do Stade Français, o Grenoble tem a obrigação de vencer com ponto-bônus o Prato na Itália se ainda quiser sonhar com a difícil classificação.

 

Heineken cup logo

Heineken Cup – Copa Europeia de Rugby

*Horários de Brasília

Sexta-feira, dia 18 de janeiro

18h00 – Connacht (Irlanda) x Zebre (Itália), em Galway – Grupo 3

18h00 – Biarritz (França) x Harlequins (Inglaterra), em Biarritz – Grupo 3

 

Sábado, dia 19 de janeiro

11h35 – Glasgow Warriors (Escócia) x Northampton Saints (Inglaterra), em Glasgow – Grupo 4

11h35 – Castres (França) x Ulster (Irlanda), em Castres – Grupo 4

13h40 – Cardiff Blues (Gales) x Sale Sharks (Inglaterra), em Cardiff – Grupo 6

13h40 – Montpellier (França) x Toulon (França), em Montpellier – Grupo 6 – ESPN+, 18H00

16h00 – Exeter Chiefs (Inglaterra) x Leinster (Irlanda), em Exeter – Grupo 5

16h00 – Scarlets (Gales) x Clermont (França), em Llanelli – Grupo 5

 

Domingo, dia 20 de janeiro

10h45 – Munster (Irlanda) x Racing Métro (França), em Limerick – Grupo 1

10h45 – Saracens (Inglaterra) x Edinburgh (Escócia), em Watford – Grupo 1

13h00 – Leicester Tigers (Inglaterra) x Toulouse (França), em Leicester – Grupo 2 – ESPN+ ao vivo

13h00 – Benetton Treviso (Itália) x Ospreys (Gales), em Treviso – Grupo 2

 

 

Amlin Challenge Cup

Amlin Challenge Cup – Copa Desafio Europeu

*Horários de Brasília

Quinta-feira, dia 17 de janeiro

17h45 – Dragons (Gales) x London Wasps (Inglaterra), em Newport – Grupo 3

17h45 – Perpignan (França) x Rovigo (Itália), em Perpignan – Grupo 2

 

Sexta-feira, dia 18 de janeiro

16h00 – Agen (França) x Calvisano (Itália), em Agen – Grupo 4

 

Sábado, dia 19 de janeiro

11h00 – Mogliano (Itália) x Bayonne (França), em Mogliano – Grupo 3

11h00 – I Cavalieri Prato (Itália) x Grenoble (França), em Prato – Grupo 5

12h15 – Bath (Inglaterra) x Bucharest Wolves (Romênia), em Bath – Grupo 4

13h00 – Gloucester (Inglaterra) x Mont-de-Marsan (França), em Gloucester – Grupo 1

13h00 – London Irish (Inglaterra) x Bordeaux (França), em Reading – Grupo 1

13h00 – Worcester Warriors (Inglaterra) x Gernika (Espanha), em Worcester – Grupo 2

18h00 – Stade Français (França) x London Welsh (Inglaterra), em Valenciennes – Grupo 5

 

 

Foto: Ospreys x Tigers, ERC