Tempo de leitura: 30 minutos

Australia Oceania Sevens

Neste final de semana foram conhecidos novos classificados à Copa do Mundo de Sevens de 2013, que será disputada em Moscou, na Rússia, entre os dias 28 e 30 de junho.

No North Sydney Oval, em Sydney, Austrália, foi disputado o Oceania Sevens, valendo 2 vagas da Oceania para o torneio masculino do Mundial de 2013. E Austrália e Tonga abocanharam as vagas em disputa. Nova Zelândia, Fiji e Samoa já estavam garantidos no Mundial, pela classificação obtida na Copa do Mundo de Sevens de 2009 (os 8 primeiros do torneio masculino e os 4 primeiros do feminino em 2009 já tinham suas vagas asseguradas).

- Continua depois da publicidade -

Em Ottawa, Canadá, a NACRA (Associação de Rugby da América do Norte e Caribe) realizou os torneios masculino e feminino do NACRA Sevens. No masculino, Canadá e Estados Unidos se garantiram na Copa do Mundo, ao passado que no feminino a única vaga em disputa do continente em Moscou foi para o Canadá. Os Estados Unidos já estavam classificados.

De 28 a 30 de agosto, será a vez da África definir suas vagas, com os torneios masculino e feminino do CAR Sevens sendo disputados no Marrocos (o masculino em Marrakesh e o feminino em Casablanca). As vagas masculinas da Ásia serão decididas em Cingapura, nos dias 2 e 3 de novembro, ao passo que as vagas femininas serão decididas entre 6 e 7 de outubro, em Pune, na Índia. O último continente a ter a disputa das vagas na Copa do Mundo de Sevens será a América do Sul, cuja disputa serã nos dias 23 e 24 de fevereiro, no Rio de Janeiro.

As vagas da Europa já haviam sido decididas, com França, Portugal, Espanha, Geórgia e Escócia (além das já classificadas Rússia, Gales e Inglaterra) se garantiram no masculino, enquanto Irlanda, Espanha, França e Holanda (além de Rússia e Inglaterra) se classificaram no feminino.

 

Oceania Sevens

Sydney recebeu o Oceania Sevens masculino, e a torcida da casa comemorou: a Austrália se sagrou campeã do continente. Entretanto, o torneio não teve a participação de Nova Zelândia e Fiji, que não se interessaram na disputa por já terem garantido suas vagas na próxima Copa do Mundo. Samoa foi a única das seleções já classificadas que decidiu participar do Oceania Sevens. E os samoanos foram derrotados na grande final pelos aussies. 12 x 7.

A briga se concentrou pela segunda e última vaga do continente no Mundial. Na primeira fase, a Papua Nova Guiné e a Samoa Americana foram os destaques. Os papuásios superaram as Ilhas Cook, concorrente direta na disputa, e terminaram em segundo lugar no Grupo A. Já a Samoa Americana bateu Tonga e terminou em segundo lugar no Grupo B. Muita expectativa se criou sobre o crescimento de Papua Nova Guiné e Samoa Americana. Isso porque o esporte nacional da Papua Nova Guiné é o rugby league, ao passo que Samoa Americana é forte no futebol americano, sendo consideradas forças adormecidas. Entretanto, nas quartas-de-final, ambos sucumbiram. A Samoa Americana caiu diante das Ilhas Cook, enquanto a PNG foi superada por apenas 2 pontos por Tonga. Na disputa pelo terceiro lugar, Tonga venceu as Ilhas Cook por também 2 pontos de diferença, e com direito a erro de arbitragem no try vencedor.

Com o resultado, Tonga se garantiu também nas disputas das etapas de Gold Coast, Wellington e Hong Kong da Série Mundial de Sevens. Já as Ilhas Cook ganharam a segunda vaga da Oceania no Hong Kong Sevens, que valerá como a primeira etapa da segunda divisão do circuito mundial.

 

NACRA Sevens

Ottawa, capital canadense, recebeu as disputas dos torneios masculino e feminino do NACRA Sevens. No masculino, duas vagas estavam em disputa para a Copa do Mundo de Sevens de 2013, com todas as forças da região participando.

Com 11 seleções inscritas, as equipes foram divididas em 3 grupos, sendo um deles com 3 equipes. Assim, apenas os últimos colocados de cada grupo seriam eliminados das quartas-de-final, ficando de fora São Vicente e Granadinas, Bermuda (campeã caribenha de rugby XV) e Ilhas Cayman. Nas quartas-de-final, Canadá e Estados Unidos garantiram suas vaga, comprovando o favoritismo. As outras duas partidas valiam muito mais: os times que avançassem às semifinais já estariam garantidos no Hong Kong Sevens. E a sorte falou mais alto para México e Jamaica. Os mexicanos derrubaram a Guiana, campeã caribenha, ao passo que a Jamaica superou Trinidad e Tobago.

Na sequência, Estados Unidos e Canadá avançaram à final, e o título ficou com os canadenses, que venceram seus rivais norte-americanos por 26 x 19. E na disputa pelo terceiro lugar, o México superou a Jamaica e garantiu (a se confirmar) uma vaga na etapa de Las Vegas da Série Mundial de Sevens.

Já no feminino apenas uma vaga estava em disputa para a Copa do Mundo, e o torneio não contou com a participação dos Estados Unidos, já classificados. Com isso, o Canadá teve terreno livre para se sagrar campeão e carimbar a vaga no Mundial. Na final, as canadenses bateram Trinidad e Tobago por 46 x 0. Indiscutível.

 

 

Oceania Sevens – Sydney, Austrália
Grupo A
Posição Equipe Jogos Pontos
Samoa (SAM) 3 9
Papua Nova Guiné (PNG) 3 7
Ilhas Cook (COK) 3 5
Tahiti (TAH) 3 3
Grupo B
Posição Equipe Jogos Pontos
Austrália (AUS) 3 9
Samoa Americana (ASA) 3 7
Tonga (TON) 3 5
Ilhas Salomão (SAL) 3 3
Vitória = 3 pontos; Empate = 2 pontos; Derrota – 1 ponto; 
Verde – Classificação às semifinais
Quartas-de-final 3º lugar
SAM 62 X 0 SAL COK 17 X 19 TON*
PNG 15 X 17 TON
ASA 0 X 19 COK Final (Final Ouro) 
AUS 55 X 0 TAH AUS* 12 X 7 SAM
Semifinais *classificados à Copa do
SAM 50 X 5 COK Mundo de Sevens de 2013
AUS 21 X 7 TON