Tempo de leitura: 11 minutos

stade usap 2013

Mesmo entre o natal e o ano novo o rugby na França continua quente. No último final de semana de 2013, o Top 14 teve a sua 15ª rodada recheada de surpresas. A liderança segue nas mãos do Clermont, que passou pelo agora vice-lanterna Oyonnax. Porém, a vice-liderança tem dono novo, o Stade Français, que superou o Perpignan e se beneficiou de três derrotas: do Castres diante do Grenoble, do Toulon contra o Racing Métro, e do Toulouse frente ao Bayonne, todos derrotados na condição de visitantes.

 

- Continua depois da publicidade -

Clermont e Stade Français ganham presente de fim de ano

Ninguém terminou melhor dezembro na França que Clermont e Stade Français. Os Jaunards encerraram 2013 na liderança isolada do 2013, com 6 pontos de frente sobre o segundo colocado. A vantagem foi ampliada neste fim de semana com uma vitória sobre o Oyonnax, empurrando o oponente de volta para a zona de rebaixamento. 33 x 19 foi o placar a favor do Clermont, que segue sem perder na fortaleza do estádio Marcel Michelin. O único pesar da partida foi o fracasso dos amarelos em conseguirem o ponto-bônus ofensivo. Foram 3 tries para o Clermont, com Nakaitaci, Lee e Kayser, contra 2 do Oyonnax, que falhou nas duas conversões e ainda permitiu 4 penais ao oponente.

Na vice-liderança está agora o Stade Français, que ainda não perdeu no novo Stade Jean-Bouin desde a sua reconstrução. A vitória desta vez foi sobre o decepcionante Perpignan, que se afastou da zona de classificação ao mata-mata ao cair por 19 x 12 em Paris. O único try do jogo saiu aos 31′, na forma de try penal, com o scrum do parisiense atropelando o catalão. Com mais 4 penais certeiros de Fillol, a vitória foi do Stade Français.

 

Castres, Toulon e Toulouse derrapam em meios às festas

Os fortes Castres, Toulon e Toulouse encerraram o ano com derrotas, caindo na ressaca pós-natal. O Castres foi a Grenoble e sucumbiu diante do oponente que segue na sétima colocação, perdendo depois de cinco vitórias seguidas. No primeiro tempo, o placar foi de 10 x 9 a favor dos alpinos, graças ao try na força do pilar Albertus Buckle, aos 26′. No segundo tempo, o cartão amarelo para Nigel Hunt, do Grenoble, permitiu ao Castres virar o placar, com try na sequência do fijiano Seremaia Baï. Porém, seu compatriota Alipate Raitini garantiu a vitória ao Grenoble com um try aos 73′, 20 x 16.

Em Paris, o Toulon caiu diante do Racing Métro que, enfim, voltou a conseguir uma vitória mais convincente e de acordo com os investimentos realizados no elenco. Focados, pragmáticos e com uma defesa sólida, os Racingmen garantiram o triunfo por 14 x 3, em duelo de Jonny Sexton contra Jonny Wilkinson. Sexton levou a melhor, chutando 2 penais certeiros contra 1 do inglês no primeiro tempo, fazendo 6 x 3. Na segunda etapa, tudo o que o Racing Métro precisava era de uma deslize do Toulon, que teve Bakkies Botha recebendo amarelo aos 50′. Com um a mais em campo, o time de Paris chegou ao seu try com Marc Andreu, aos 53′, finalizando aós grandes ação dos forwards do time celeste. Sexton ainda adicionou mais um penal e a vitória foi assegurada.

Já o Toulouse foi ao País Basco e perdeu para o Bayonne, que conseguiu sair da zona de rebaixamento. O visitante começou melhor, levando o jogo ao intervalo em vitória parcial de 13 x 8. O Bayonne fez o primeiro try, aos 14′, com Martin O’Connor, aproveitando a inferioridade numérica do Toulouse após o amarelo recebido por Albacete. Mas, aos 36′, Picamoles fez o try que deu a vantagem no placar aos rubronegros, equanto Bustos Moyano, do lado do Bayonne, e Lionel Beauxis, do lado do Toulouse, jogavam para fora muitos penais. No segundo tempo, mais penais desperdiçados pelos dois lados mantendo o placar inalterado até os 64′, quando, após o scrum, o neozelandês Joe Rokocoko recebeu o lindo chute do compatriota Stephen Brett e cravou o try basco. Brett ainda converteu mais 2 penais e selou a vitória por 21 x 13 do Bayonne.

 

Biarritz sonha com ano novo melhor

Enquanto o Bayonne tirava o pé da lama, o Biarritz se afundava um pouco mais nela. O lanterna isolado do Top 14 sofreu nova derrota, desta vez um revés acachapante contra o sexto colocado Montpellier: 48 x 22. O jogo foi muito aberto e promoveu uma avalanche de tries, com 6 para o Montpellier e 3 para o Biarritz. Tulou e Gorgodze anotaram 2 tentos cada para os azuis, enquanto Nagusa e Ivaldi deixaram 1 try cada. Para o BO, Lund, Ngwenya e Pietersen deram esperanças de pelo menos um ponto-bônus aos bascos com 3 tries, mas o quarto try necessário acabou não saindo.

Por fim, o Bordeaux conseguiu uma importante vitória para se afastar da zona da degola e se aproximar da briga pelo mata-mata. O UBB recebeu e derrotou o Brive por 27 x 23, com tries de Marais, duas vezes, e Talebula. O Brive, por sua vez, foi premiado pelo bom jogo com o bônus defensivo, também importante para se afastar do penúltimo colocado.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Stade Français 19 x 12 Perpignan, em Paris

Bordeaux 27 x 23 Brive, em Bordeaux

Clermont 33 x 19 Oyonnax, em Clermont-Ferrand

Grenoble 20 x 16 Castres, em Grenoble

Montpellier 48 x 22 Biarritz, em Montpellier

Bayonne 21 x 13 Toulouse, em Baiona

Racing Métro 14 x 3 Toulon, em Paris