Tempo de leitura: 5 minutos

sbw x kangaroos

Encerramos nossos especiais de fim de ano, as Retrospectivas 2013, falando do outro rugby: o rugby league, que teve ano de Copa do Mundo e grandes momentos na NRL australiana que, pela primeira vez, teve TODAS as suas rodadas transmitidas AO VIVO para o Brasil pelo SPORTS+! Vamos ao Top 5 do ano no rugby a XIII!

Foto: SWpix.com

- Continua depois da publicidade -

 

1 – Nova Gales do Sul joga como nunca, perde como sempre

“Perde como sempre” é forçar a barra com os Blues de Nova Gales do Sul, que já colecionam 12 títulos do State of Origin. O problema está no jejum de títulos da seleção do maior estado da Austrália. Na edição 2013 do State of Origin, a melhor de três partidas entre as seleções dos estados de Nova Gales do Sul e Queensland, alardeado como o maior evento do esporte australiano, os Maroons de Queensland faturaram seu 20º título na história, sendo nada menos que o 8º consecutivo! Um recorde.

A disputa do State of Origin começou promissora para os Blues, que venceram o primeiro jogo em Sydney por 14 x 6, monstrando um grande rugby diante do apático time de Queensland. Porém, o estrelado time dos Maroons se reergueu no jogo 2 e venceu em Brisbane por 26 x 6, levando a decisão para o terceiro e último jogo, em Sydney outra vez. Mesmo sem o capitão Paul Gallen, NSW parecia com grandes chances de quebrar o jejum e a expectativa que se criou para a partida foi imensa, com o jogo sendo chamado de o maior de todos os tempos. Em campo, o espetáculo não decepcionou. Quem decepcionou foi NSW, derrotado por 12 x 10 por Queensland, novamente campeão.

E tudo pôde ser visto ao vivo no Brasil pelo Sports+.

 

2 – Kangaroos recuperam a coroa e frustram SBW

No fim do ano, as atenções do mundo se voltaram à Inglaterra, onde foi disputada a Copa do Mundo de Rugby League. Com 14 participantes e muitos australianos reforçando as seleções menores, o que se viu em campo foi possivelmente o melhor Mundial de League de todos os tempos.

Apesar da evolução das seleções menores, Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra chegaram às semifinais com facilidade. Enquanto os Kangaroos confirmaram o favoritismo diante de Fiji, Kiwis e ingleses fizeram um jogo épico que terminou com a frustração da torcida local e com a classificação neozelandesa a mais uma final com um try no último lance.

Na decisão, muita expectativa foi criada em cima de Sonny Bill Williams, que poderia alcançar o feito de ser campeão mundial com a Nova Zelândia tanto no Union como no League. Os Kiwis eram os detentores do título e jogavam pelo bi, mas não houve qualquer dúvida ao longo da partida de que a taça voltaria às mãos dos australianos. Os Kangaroos dominaram o jogo do começo ao fim e asseguraram o novo título mundial com uma vitória fácil por 34 x 2.

 

3 – Roosters comemoram em cima de seus rivais

A NRL, o Campeonato Australiano de Rugby League (que também conta com um time neozelandês), teve uma temporada memorável em 2013. O equilíbrio foi absoluto ao longo da competição. Na briga pela primeira posição, quatro times se revezaram na liderança e despontaram como os favoritos: South Sydney Rabbitohs, Sydney Roosters, Melbourne Storm e Manly Sea Eagles. Já na luta pelas demais vagas no mata-mata, nada menos que nove times tiveram chances de classificação até o final, com Cronulla Sharks, Canterbury Bulldogs, Newcastle Knights e North Queensland Cowboys carimbando suas vagas.

Na última rodada da temporada regular, os dois mais antigos clubes da liga, os arquirrivais South Sydney Rabbitohs e Sydney Roosters duelaram e, por um fortuito acaso, fizeram na prática a final da temporada regular, pois quem vencesse o jogo terminaria em primeiro lugar, garantindo o JJ Giltnan Shield, o título da Minor Premiership. O embate foi fenomenal e terminou com o título dos Roosters, com vitória por 24 x 12, prolongando o jejum de títulos dos Rabbitohs, que não conquistam a NRL desde 1971 e a Minor Premiership desde 1989.

No mata-mata, os Roosters, de Sonny Bill Williams, venceram os Sea Eagles por magros 4 x 0, ao passo que os Rabbitohs, de Greg Inglis, superaram o poderoso Storm, de Cooper Cronk, Billy Slater e Cameron Smith, por 20 x 10. Nos jogos Eliminatórios, o Knights surpreendeu o Bulldogs, enquanto o Sharks, de Paul Gallen, passou pelo Cowboys, de Johnathan Thurston, em jogo polêmico. Na Repescagem, os Sea Eagles derrotaram os Sharks, enquanto o Knights, do técnico vencedor Wayne Bennett, surpreendeu a todos e tirou do páreo o detentor do título, o Melbourne Storm, 18 x 16.

Já na semifinal, foi a vez do Sea Eagles, dos mágicos irmãos Stewart, de quebrar as esperanças dos Rabbitohs, eliminando o rival por 30 x 20. O Roosters, por sua vez, se garantiu na final passando pelo Knights por 40 x 14.

Na Grande Final, um jogo mágico premiou o melhor time da temporada, o Sydney Roosters, que marcou 4 tries e garantiu o título sobre o Sea Eagles, fazendo 26 x 18 e conquistando seu 13º título australiano na história! E tudo também foi visto ao vivo no Brasil pelo Sports+.

 

4 – Storm fatura o Mundial de Clubes

Antes de se iniciar a NRL, o então detentor do título australiano Melbourne Storm viajou à Inglaterra para enfrentar o campeão inglês, o Leeds Rhinos, valendo o título do World Club Challenge, o Mundial de Clubes de Rugby League. O jogo reeditava a final de 2010, que o Storm havia vencido, mas cujo título lhe fora cassado. O time de Vitória não se intimou no Yorkshire e superou o time do “Capitão Fantástico” Kevin Sinfield por 18 x 14, conquistando o segundo título mundial oficial de Melbourne!

 

5 – Wigan vence tudo na Inglaterra

Já no final do ano, Sinfield, melhor jogador do mundo em 2012, também viu outro título escapar de suas mãos. Na Super League, o Campeonato Inglês (que também conta com a participação de um clube francês), o Leeds Rhinos não conseguiu repetir a dose do ano passado e foi derrotado na semifinal pelo poderoso Wigan Warriors.

O Wigan, que já havia conquistado mais um título da Challenge Cup – a Copa da Inglaterra, que também conta com times de outros países – ao bater o Hull FC, seguiu sua trilha rumo à unificação dos títulos nacionais. Os Warriors venceram os Rhinos por 22 x 12 e foram à final contra o Warrington Wolves, vice-campeão de 2012. O Wigan não deu chances para o oponente – que não conquista o Campeonato Inglês desde 1955 – e venceu por 30 x 16, assegurando seu 20° campeonato nacional – sendo o maior campeão da Inglaterra.

 

E 2014?

No ano que vem tem mais rugby league na TV, com o Sports+ (disponível na SKY) transmitindo toda a temporada da NRL! A partir de fevereiro, fique atento às novidades!