Tempo de leitura: 4 minutos

Começou nesta segunda-feira a Copa das Nações do Pacífico, a competição do IRB que envolve Fiji, Samoa, Tonga e Japão. Em rodada-dupla na cidade japonesa de Nagóia, Fiji e Samoa largaram na frente, vencendo duras partidas.

Na abertura do torneio, um duelo entre polinésios: Samoa e Tonga, que prometia muito. Os ‘Ikale Tahi dominaram o primeiro tempo, mas foram incapazes de anotar tries, com os samoanos se defendendo muito bem. Com 3 arremates de Kurt Morath, Tonga foi ao intervalo em vantagem de 9 x 6. Na segunda etapa, em dois lances infelizes de Viliami Iongi, Samoa anotou 2 fulminantes tries, com Galuefa Falamore e David Lemi, virando a peleja. Morath seguiu impecável nos penais, mas a virada não foi possíve: 20 x 18 para Samoa.

Na segunda partida, os anfitriões japoneses receberam Fiji, e começaram a defesa do título de 2011 em baixa. Com uma equipe muito renovada e repleta de grandes jogadores do sevens, Fiji começou muito bem a disputa, anotando tries com Isake Katonibau e Waisea Nayacalevu. No segundo tempo, Fiji seguiu muito bem, e Vereniki Goneva fez o terceiro try. Os Brave Blossoms se mantiveram no páreo por meio dos penais, e diminuiram a vantagem dos Flying Fijians com um penal try antes do fim. 25 x 19, ponto final.

- Continua depois da publicidade -

No dia 10, Fiji e Samoa fazem duelo que poderá praticamente o título a um dos dois rivais, enquanto Tonga e Japão duelam para seguirem sonhando com a taça.

 

PNC irb

IRB Pacific Nations Cup – Copa das Nações do Pacífico

Samoa 20 x 18 Tonga, em Nagóia

Japão 19 x 25 Fiji, em Nagóia