glasgow leinster 2014

Tempo de leitura: 11 minutos

glasgow leinster 2014

Começou o Guinness PRO12, a Liga Ítalo-Celta, competição que reúne as equipes regionais de Irlanda, Gales, Escócia e Itália. 

Na abertura do certame, o grande destaque foi para os times escoceses, que começaram com tudo arrancando tudo difíceis vitórias. O vice-campeão do último PRO12, o Glasgow Warriors, carimbou a faixa de campeão do Leinster, vencendo o time de Dublin, em sua primeira partida pós-Brian O’Driscoll, por 22 x 20. Já o Edinburgh surpreendeu ainda mais, superando outro gigante irlandês, o Munster, fora de casa, por 14 x 13.

- Continua depois da publicidade -

Destaque também para os galeses, que proporcionaram chuvas de tries. Ospreys e Cardiff Blues foram os únicos times a vencerem com ponto-bônus, superando os italianos de Treviso e Zebre, respectivamente. O Scarlets também teve um jogo vibrante, empatando com o Ulster em 32 x 32. Por fim, o único galês a perder foi o Dragons, superado pelo Connacht, único irlandês vitorioso na jornada.

 

Escoceses começam com pé direito

Ninguém teve uma estreia tão boa no PRO12 como os escoceses. Na reedição da final do ano passado, o Glasgow Warriors superou o campeão Leinster por inspiradores 22 x 20, provando estar apto para brigar novamente pelo título. O primeiro tempo foi impressionante dos escoceses, com Peter Horne abrindo o placar finalizando linda troca de passes da linha dos Warriors. A equipe glasgoniana seguiu com tudo de Gray fez o segundo try, enquanto Strauss apoveitou o erro irlandês para cravar o terceiro. 19 x 0.

O Leinster reagiu no segundo tempo, com Madigan e Gopperth reduzindo com penais. O time de Dublin ganhou ânimo e emplacou belo volante para reduzir o placar com seu primeiro try, de McGrath. O Glasgow sentiu o golpe e Tom Denton cravou o try da virada irlandesa. Mas, a instantes do fim, o Leinster cometeu um penal fatal, para Hogg garantir a vitória escocesa. 22 x 20.

Em Limerick, o Munster começou vacilante a sua temporada, deixando escapar sua vitória sobre o Edinburgh e chegando a um incômodo recorde: pela primeira vez na história do time na era profissional, o Munster perdeu três partidas consecutivas em sua fortaleza de Thomond Park. Os Gunners começaram bem com dois penais chutados por Heathcote, aproveitando a superioridade do pack escocês. Foi apenas com o Edinburgh jogando com um a menos, após amarelo, que o Munster chegou a seu try, com Stander, mas Heathcote garantiu a frente no placar com novo penal. 9 x 5 no intervalo.

O segundo tempo começou perfeito, com Cuthbert fazendo um lindo try pela ponta, arrancando e chutando para cravar na sequência no in-goal. O Munster ainda reagiu e Stander fez o segundo try, mas era tarde. 14 x 13, vitória de Edinburgh.

 

Galeses atropelam italianos

O PRO12 começou perfeito dentro de campo para Ospreys e Cardiff Blues, a despeito da pífia presença de público, com pouco mais de 6 mil torcedores no estádio dos Ospreys.

Os Ospreys bateram o Treviso em Swansea por nada menos que 44 x 13, com direito a 6 tries de atletas diferentes, bem orquestrados pela dupla Webb e Biggar, camisas 9 e 10.

Já o Blues venceu fora de casa o Zebre, aplicando 41 x 26. Foram 5 tries galeses e 3 italianos, com destaque para Patchell, que anotou um try, 5 conversões e 2 penais para Cardiff. O Zebre mostrou evolução, ao chegar a virar o placar no início do segundo tempo, antes de sucumbir.

 

Entre verdes e vermelhos

 Em Gales, diante de parcos 6 mil torcedores, Scarlets e Ulster fizeram um dos melhores jogos da rodada, e terminaram igualados em 32 x 32. A linha dos Scarlets começou trabalhando bem com try de Harry Robinson a apenas 3 minutos. A resposta foi rápida, 6 minutos depois, com Franco van der Merwe.

O Ulster virou o placar ainda na primeira etapa com Tuohy, mas Gareth Davies cravou o try que colocou os galeses em vantagem no intervalo. O mesmo Davies, em lindo contra-ataque, ampliou a vantagem dos escarlates de Llanalli, e outra bela ação de mãos terminou com o quarto try, de Pitman. Mas, os White Knights cresceram no fim, reduziram com Ludik e empataram o duelo no minuto final, com Trimble, punindo o Scarlets após Liam Williams receber cartão vermelho aos 77′.

Fechando a rodada, o Dragons caiu fora de casa contra o Connacht por 16 x 11, com McKeon e Poolman fazendo os tries da vitória irlandesa.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 – Liga de Escócia, Gales, Irlanda e Itália

Ospreys 44 x 13 Benetton Treviso, em Swansea

Munster 13 x 14 Edinburgh, em Limerick

Scarlets 32 x 32 Ulster, em Llanelli

Connacht 16 x 11 Dragons, em Galway

Glasgow Warriors 22 x 20 Leinster, em Glasgow

Zebre 26 x 41 Cardiff Blues, em Parma