Tempo de leitura: 18 minutos

glasgow leinster

Rodada de surpresas no RaboDirect PRO12, a Liga Ítalo-Celta. Os escoceses do Glasgow Warriors carimbaram a faixa de campeão do Leinster derrotando o poderoso time irlandês para assumirem a liderança isolado do campeonato após 3 rodadas. A equipe de Glasgow foi ainda beneficiada pela derrota do Munster diante do Benetton Treviso, que não foi surpreendentemente o único time italiano a vencer. Após um ano inteiro só com de derrotas (28 derrotas em 28 partidas na temporada 2012-13), o Zebre Rugby tirou o pé da lama e conquistou sua primeira vitória em um jogo oficial na sua era profissional, superando o Cardiff Blues na casa do oponente, saindo, de quebra, da lanterna do PRO12, ocupada agora pelo Edinburgh, da Escócia, por conta do saldo de pontos inferior.

Para completar o grande final de semana do rugby italiano, foi dada a largada para mais uma edições do Campionato di Eccellenza, o campeonato nacional que correponde ao segundo escação do rugby do país, abaixo apenas do PRO12.

- Continua depois da publicidade -

 

Glasgow lidera o PRO12, Ospreys vem na cola

Os Warriors assumiram a liderança do PRO12 com uma importante vitória em casa sobre o Leinster. O jogo começou com as duas defesas se mostrando muito fortes mas, no decorrer do duelo, quem prevaleceu foi o ataque do Glasgow, que jogou um rugby mais ofensivo que, bem nas formações, soube tirar proveito de seu volume de jogo anotando os dois únicos tries do jogo, com Fusaro, aos 39′, e Yanuyanutawa, aos 75′, garantindo a vitória nos minutos finais quando o jogo estava em apenas 7 x 6 para os donos da casa. O Leinster, por sua vez, pontuou somente com 2 penais chutados por Gopperth, com o placar ficando em 12 x 6 a favor dos escoceses.

A vitória deu a liderança do certame a Glasgow, que tem 1 ponto de vantagem sobre os Ospreys, vice-líderes. O time galês foi o algoz da outra representação escocesa, o Edinburgh, que tem campanha oposta ao Glasgow: é hoje o lanterna. Foi um atropelamento imposto pelo time de Neath e Swansea, que aplicou 44 x 10 no oponente, 2 tries de Hibbard, 2 de Walker, 1 de Morgan e 1 de Hassler, conquistando sua 10ª vitória consecutiva no Liberty Stadium.

 

Júbilo italiano

Glasgow também foi beneficiado pela derrota do Munster, da Irlanda, fora de casa para o Benetton Treviso, por 29 x 19. Os irlandeses começaram bem o jogo no Vêneto, com try logo no começo de Earls. Mas, os alviverdes italianos equilibraram as ações e arrancaram 9 pontos em penais só no primeiro tempo. O segundo tempo começou como o primeiro, com try do Munster, com Archer, mas foi Treviso que prevaleceu, com Nitoglia fazendo o try de resposta logo depois. E o mesmo Nitoglia, em dia inspirado, fez o segundo try aos 61′, virando o placar para os Leões. Berquist ainda guardou mais um penal e o Munster foi incapaz de reagir, recebendo 2 cartões amarelos em sequência. Fim de jogo, 29 x 19 e primeira vitória na temporada para os alviverdes italianos.

Entretanto, alegria mesmo foi vista do lado alvinegro da Bota, com o Zebre conseguindo sua histórica primeira vitória no PRO12. E foi fora de casa: 30 x 25 sobre o instável Cardiff Blues, mesmo com Leigh Halfpenny e Alex Cuthbert em campo (mas sem Sam Warburton). Quem começou melhor foi o time azul, que fez seu try aos 2′, com Hewitt, dando a entender que o dia seria de nova derrota das Zebras de Parma. Mas, Mauro Bergamasco fez o try do empate italianos aos 14′, e o time cresceu, com Orquera colocando os alvinegros em vantagem com seus penais para fazer 13 x 10 no intervalo. O segundo tempo, por sua vez, foi mais amarrado e o placar só voltou a ser mexido aos 66′, quando as Zebras foram premiadas pelo grande jogo com o segundo try, de Odiete. Os Blues sentiram o golpe e as Zebras chegaram ao terceiro e fatal try aos 72′, com o ex-All Black Brendon Leonard. Antes do fim, Halfpenny chutou o penal que deu ao menos um bônus defensivo para Cardiff: 30 x 25.

 

Dragons seguem surpreendendo

Alegria também foi vista a poucos quilômetros de Cardiff, em Newport, onde os Dragons venceram o dérbi galês contra os Scarlets e assumiram a quarta colocação da liga, dando sequência a um grande início de temporada como há muito não fazia. Foi uma sólida vitória por 23 x 16, com 2 tries nos primeiros 20 minutos de jogo, com Price e Evans. Antes do intervalo, Scott Williams guardou o try dos Scarlets, mas a reação não se seguiu no segundo tempo, com o pack de Newport prevalecendo para garantir a vitória.

Por fim, na Irlanda o fim de semana também foi de dérbi, com o Ulster superando o Connacht na casa do rival: 18 x 7. Mike Allen e Paddy Jackson fizeram os trues dos White Knights.

 

Foi dada a largada para o Eccellenza 2013-14 por Giorgio Vuerich

A primeira rodada do Campeonato Italiano não teve surpresas, quatro times fazendo vitórias-bonificadas. Os campeões do Mogliano fizeram tudo certo e atropelaram a estreante Capitolina com um placar de 50-6. Já o Calvisano não teve problemas contra o San Dona, passando por 36-0. No estádio “Battaglini” de Rovigo, vitória para os anfitriões contra os “policias” do Fiamme Oro Roma (47-09), com 17 pontos individuais do Mirko Bergamasco  (1 try, 2 penais, 3 conv.).

Boa batalha também foi vista em Prato, com a vitória do “I Cavalieri” contra o Petrarca Padova com placar de 22-11 A única vitória fora de casa foi do Viadana, que se impôs com a grande força de seus avançados contra o Rugby Reggio, ganhando o jogo por 41-19. A Lazio foi a equipe que folgou na rodada.

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Dragons 23 x 16 Scarlets, em Newport

Cardiff Blues 25 x 30 Zebre, em Cardiff

Glasgow Warriors 12 x 6 Leinster, em Glasgow

Benetton Treviso 29 x 19 Munster, em Treviso

Ospreys 44 x 10 Edinburgh, em Swansea

Connacht 7 x 18 Ulster, em Galway

 

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Mogliano 50 x 6 Capitolina,  em Mogliano

I Cavalieri Prato 22 x 11 Petrarca Padova,  em Prato

Calvisano 36 x 0  San Donà,  em Calvisano

Reggio 19 x 41 Viadana, em Reggio Emilia

Rovigo 47 x 9 Fiamme Oro Roma, em Rovigo