Tempo de leitura: 18 minutos

stade oyonnax 2013

Na França, a sétima rodada tornou o Top 14 ainda mais embolado, com 3 pontos separando os líderes Toulon e Stade Français do apenas sexto colocado Clermont. O equilíbrio é absoluto entre os principais aspirantes ao título, dando a certeza de um campeonato absolutamente emocionante.

 

- Continua depois da publicidade -

Toulon e Paris vencem e lideram

O campeão europeu da temporada passada, o Toulon, segue a liderança do Campeonato Francês com uma vitória por 18 x 12 sobre o Bayonne, que caiu para a penúltima colocação do Top 14. Os bascos dificultaram a vida dos provençais, mas foi o rubronegro que prevaleceu, graças aos tries de Tuisova, aos 31′, e David Smith, aos 53′. Com 4 penais, Stephen Brett manteve o Bayonne no páreo até o fim, mas a defesa do Toulon prevaleceu.

Junto do Toulon está o Stade Français, que visitou o novato “casca grossa” Oyonnax e venceu no sufoco por 16 x 15. Foi um jogo muito pesado, no qual os scrums prevaleceram e levaram a partida aos minutos finais sem tries em 15 x 9 para o Oyonnax, com Urdapilleta chutando 15 pontos para os alpinos. Porém, aos 72′, Bonneval encontrou o try da vitória dos parisienses, completando a rápida troca de passes após o jogo de fases. Dupuy acertou a conversão dando a vitória para Paris.

 

Montpellier massacra Clermont e Toulouse bate Castres

Com 1 ponto atrás de Toulon e Stade Français está o Montpellier, que aós o fraco início cresceu e conquistou uma brilhante vitória sobre o instável Clermont, que ainda não se encontrou na temporada. Foi um inesperado massacre de 43 x 3, com uma atuação épica do scrum-half Pélissié, que fez incríveis 31 pontos na partida, com 2 tries, 4 conversões e 5 penais. Já o abertura Trinh-Duc anotou os outros 2 tries do Montpellier, em uma noite inesquecível para a sua torcida. A linha azul fez um jogo impecável e envolvente, com passes rápidos e jogo de chutes bem medido, detonando o apático Clermont, que não conseguiu manter a posse da bola e sucumbiu no Languedoc.

Já em Toulouse, a festa foi do Stade Toulousain com uma vitória importante sobre o Castres, que desde o título da temporada passada não encontrou ainda seu melhor rugby. Foi uma vitória incontestável do Toulouse que superou  a ausência de Dusautoir, fez um jogo com um jogo aberto e envolvente, aplicou 3 tries sobre o CO e garantiu os 26 x 9. O primeiro tempo foi parelho, com Doussain fazendo o try solitário do Toulouse para levar o jogo ao intervalo em 11 x 6. Mas, na segunda coisa, os rubronegros prevaleceram, com McAllister, após o scrum, e Camara, quebrando os tackles, garantindo o triunfo.

A vitória deu o quarto lugar ao Toulouse, 1 ponto acima do Racing Métro, que também venceu. Os alvicelestes se impuseram em casa sobre o Bordeaux, fazendo 26 x 19. Marc Andreu fez 2 tries para o Racing, enquanto Jonny Sexton anotou o terceiro e último try da equipe parisiense, no contra-ataque.

 

Biarritz segue na lanterna

Momentos preocupantes passa o Biarritz. O glorioso time basco foi derrotado em casa pelo Grenoble e segue na lanterna do Top 14, agora 5 pontos abaixo do penúltimo colocado, seu rival Bayonne. O martírio basco seguiu com o time mostrando pouca qualidade ofensiva e buracos defensivos, em um jogo no qual o BO não anotou nenhum try e ainda sofreu 3 dos visitantes. Foi somente pelo pé calibrado de Yachvilli que o Biarritz manteve o jogo em aberto até o final, com os 7 penais garantindo ao menos o bônus defensivo. Grenoble 27 x 21 Biarritz.

A situação do BO se agravou com a vitória do então vice-lanterna Brive, que passou bem pelo Perpignan, 31 x 6, subindo para a 11ª posição, acima de Bayonne e Oyonnax. O sul-africano Swanepoel, com 2 tries, e o fijiano Koyamaibole, com 1 try e grandes jogadas, foram os nomes do jogo para o Brive.

 

Lyon é o líder isolado da Pro D2

Na segunda divisão francesa, a liderança está nas mãos do Lyon, de Chabal e Leguizamón (ausente defendendo os Pumas). Os Lobos abriram vantagem sobre o segundo colocado ao vencerem o bom time do Pau em confronto direto pela ponta: 39 x 7, incontestáveis. Com o placar, o Lyon tem 4 pontos acima do vice-líder La Rochelle, que superou o Auch. A lanterna segue com o Albi, que foi atropelado pelo Tarbes e é o único time que ainda não venceu.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Montpellier 43 x 3 Clermont, em Montpellier

Toulouse 26 x 9 Castres, em Toulouse

Brive 31 x 6 Perpignan, em Brive

Biarritz 21 x 27 Grenoble, em Biarritz

Racing Métro 26 x 19 Bordeaux, em Paris

Toulon 18 x 12 Bayonne, em Toulon

Oyonnax 15 x 16 Stade Français, em Oyonnax

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Auch 13 x 17 La Rochelle, em Auch

Aurillac 34 x 7 Bourg-en-Bresse, em Aurillac

Colomiers 29 x 13 Carcassonne, em Colomiers

Dax 27 x 13 Béziers, em Dax

Narbonne 19 x 13 Mont-de-Marsan, em Narbonne

Tarbes 42 x 19 Albi, em Tarbes

Lyon 39 x 7 Pau, em Lyon

Agen 39 x 12 Bourgoin, em Agen