Tempo de leitura: 2 minutos

rwc 2015

A Copa do Mundo de Rugby de 2015 poderá ter uma grande surpresa entre seus participantes: as Ilhas Cook. As chances de classificação do pequeno arquipélago de 20 mil habitantes eram mínimas na zona da Oceania até agora. Apesar de terem conquistado o título da Copa das Nações da Oceania, as Ilhas Cook ainda enfrentariam em junho deste ano Fiji, na partida final das eliminatórias para a Copa do Mundo. Ranqueado como o 11º melhor do mundo, Fiji dificilmente seria surpreendido por Cook, 46ª do mundo.

Porém, neste sábado, o IRB suspendeu repasse de 1,1 milhão de libras (cerca de 4 milhões de reais) para a União Fijiana de Rugby (FRU), por conta de má gestão pela qual vem passando a entidade que governa o rugby em Fiji. O IRB já havia demandado mudanças na gestão e na prestação de contas da FRU, mas as medidas necessárias não foram ainda tomadas pela entidade. A suspensão dos repasses poderá colocar em risco uma viagem de Fiji à Copa do Mundo em 2015, caso a classificação se confirme.

- Continua depois da publicidade -

Fiji vive desde 2006 sob regime militar, após o golpe de estado orquestrado pelo general Josaia Bainimarama, levando a subsequentes interferências na gestão da FRU e na falta de transparência das instituições do país.

Pelo sorteio da Copa do Mundo, o campeão da zona da Oceania (Fiji ou Ilhas Cook) comporia o Grupo A, ao lado de Inglaterra, Austrália, Gales e do vencedor da Repescagem Mundial, sendo que o time classificado da Oceania faria justamente a abertura do Mundial, contra a Inglaterra, em Twickenham, no dia 18 de setembro. A preocupação com a partida cresceu com o anúncio da suspensão dos repasses de verbas a Fiji, uma vez que a presença das Ilhas Cook na partida de abertura tenderia a diminuir a atração do jogo.

Fonte: IRB e Argentina 2023