Tempo de leitura: 3 minutos

A Irlanda que não faz boa campanha no Six Nations, recebeu em Dublin a Escócia e fez um duelo muito equilibrado durante os oitenta minutos, mas saiu-se com a vitória diante de sua torcida. 

O XV do Cardo entrou em campo disposto a converter em vitória mais uma boa atuação, depois da derrota para a França na rodada anterior. Logo aos três minutos Greg Laidlaw, seguindo de outro bom chute para os paus aos dez minutos, enquanto que as equipes mantiveram um bom equilíbrio entre os forwards. Aos poucos, a Irlanda passou a impor seu jogo, e começou a criar espaços para atacar, e aos quinze minutos, Rory Best anotou o seu try, e Johnatan Sexton ampliou a vantagem do time da casa, com um penal, já passado metade da etapa inicial.

- Continua depois da publicidade -

A partida seguiu truncada com leve superioridade irlandesa, mas a Escócia encostou novamente no placar menos de cinco minutos depois, com mais um penal de Laidlaw. Com pouco mais de cinco minutos para o fim do primeiro tempo, Eoin Reddan ampliou novamente, após tirar a bola do ruck e enganar a defesa adversária com uma bela finta e apoiar no ingoal.

Mesmo em um jogo mais truncado, não faltou emoção, e a Escócia cravou um try logo depois, com Richie Gray em um grande lance individual do segunda linha, que se livrou de três marcadores antes de apoiar no ingoal, colocando a Escócia apenas três pontos atrás dos irlandeses. No último lance do primeiro tempo, Andrew Trimble colocou o time da casa com oito pontos de vantagem, encerrando a etapa inicial em 22 a 14.

O segundo tempo começou morno, as equipes não criaram muitas chances claras de marcar, revezando a posse de bola sem grande efetividade, até os dez minutos, quando Sexton colocou um lindo chute cruzado nas mãos de Tommy Bowe que caiu sobre a linha do ingoal, mas segurado pelo centro Graeme Morrison, que caiu sobre o jogador e não o deixou apoiar a bola. Ambos no chão, disputando a bola, até que Bowe finalmente colocasse a bola no chão, mas o árbitro acabou por conceder penal para os escoceses após análise do TMO.

A partida seguiu equilibrada, e mesmo com as alterações realizadas, o padrão tático das equipes se manteve e o lance que mais chamou atenção nos minutos seguintes foi o grave choque de cabeça entre Andrew Trimble (Irlanda) e Lee Jones (Escócia). O escocês levou a pior, ficou desacordado em campo, mas rapidamente o átbitro interrompeu o jogo para que atendimento médico apropriado fosse realizado. O jogador saiu de carro, aplaudido.

O placar só foi movimentado novamente aos trinta minutos do segundo tempo, com um belo pnal cobrado por Sexton na ponta esquerda. Logo depois, os centros irlandeses romperam a barreira adversária e chegaram perto do try, mas o segundo centro Max Evans deslocou o jogador da Irlanda na ponta, depois que esse havia chutado a bola, levou cartao amarelo mas impediu o que poderia ser mais um try do time da casa. Logo depois, depois de uma sequëncia de fases dentro dos cinco metros do adversário, Fergus McFadden ampliou para os donos da casa, com um try decidido no TMO.