Tempo de leitura: 7 minutos

escocia italia 2014 copy

Itália e Escócia fizeram em Roma o jogo que costuma decidir o último lugar do Six Nations. Depois de um primeiro tempo amarrado, a peleja se tornou emocionante no segundo tempo e assegurou a primeira vitória no torneio para a Escócia em final dramático. 21 x 20.

O primeiro lance do jogo foi logo um knock-on escocês, apontando para certa aridez para os primeiros minutos de jogo. O placar foi aberto apenas aos 14′, com penal arrematado por Tommaso Allan para a Itália, logo após ele mesmo cometer knock-on em try anulado. O troco foi dado aos 23′, com Laidlaw empatando na mesma moeda para a Escócia. Fazendo o simples, os Azzurri cresceram na partida, ganharam em volume de jogo e arrancaram 2 penais em sequência, com Allan convertendo o segundo para por os italianos em vantagem de 6 x 3.

- Continua depois da publicidade -

Aos 39′, finalmente saiu o primeiro try do jogo. E foi de Tommaso Allan, italiano de origem escocesa. Parisse atropelou Weir, a Itália reciclou rápido a bola e Joshua Furno serviu Allan para mergulhar no in-goal, encerrando o primeiro tempo em 13 x 3 para os Azzurri, que não foram mais pressionados pelos visitantes.

Com a Escócia controlando por mais tempo a posse de bola, mas cometendo excessivos penais, o primeiro tempo foi uma batalha física, com a Itália prevalecendo no scrum e nos volantes, e com a Escócia dando o troco nos laterais. Já o número de turnovers foi excessivo: 7 para cada lado.

A Escócia reduziu a diferença no início da segunda etapa com penal chutado por Greig Laidlaw. Os escocês seguiram controlando as ações e exercendo grande pressão para os anfitriões até arrancarem novo penal aos 52′, a 5 metros do in-goal. Contra as previsões, Laidlaw coboru rápido a penalidade e abriu para o lado menor da formação, mas Matt Scott escorreu na ponta e a chance de try foi perdida. Os escoceses não se abalaram e 2 minutos depois Alex Dunbar recebeu de Stuart Hogg após turnover nos 10m e arrancou na ponta para o try do Cardo. Laidlaw, no entanto, perdeu a conversão, e a Itália respirou ainda com vantagem de 13 x 11.

Os escoceses seguiram superiores na segunda etapa e, aos 67′, Lamont quebrou a marca e a Escócia contra-golpeou com uma série de offloads – com a reclamação italiana de obstrução no meio – até Alex Dunbar receber e arrancar pelo meio para cravar o try do Cardo, com Weir ainda somando a conversão. Virada, 18 x 13! Mas, a Itália não estava morta. Após o try, o time tricolor foi para cima e demorou apenas 2 minutos para se colocar à fente outra vez. E foi com uma rápida e precisa troca de passes de um lado ao outro do campo, encotrando na ponta o segunda linha Joshua Furno. Orquera converteu o tento, fazendo 20 x 18.

O melhor ainda estava por vir, com um final dramático. A Escócia assegurou a posse de bola nos minutos finais e a 15 segundos do fim Duncan Weir desferiu o drop goal da vitória, chocando o Stadio Olimpico, que esperava pelo triunfo Azzurro.

No próximo final de semana, as equipe têm novo descanso, retornando no dia 8 de março, com a Escócia recebendo a França e com a Itália visitando a Irlanda.

 

italia20versus copiar21escocia logo

Itália 20 x 21 Escócia, em Roma

Árbitro: Steve Walsh (Austrália)

Itália

Tries: Allan e Furno

Conversões: Allan (1), Orquera (1)

Penais: Allan (2)

15 Luke McLean, 14 Angelo Esposito, 13 Michele Campagnaro, 12 Gonzalo Garcia, 11 Leonardo Sarto, 10 Tommaso Allan, 9 Edoardo Gori, 8 Sergio Parisse (c), 7 Robert Barbieri, 6 Alessandro Zanni, 5 Jashua Furno, 4 Quintin Geldenhuys, 3 Martin Castrogiovanni, 2 Leonardo Ghiraldini, 1 Alberto De Marchi

Suplentes: 16 Davide Giazzon, 17 Matias Aguero, 18 Lorenzo Cittadini, 19 Marco Bortolami, 20 Paul Derbyshire, 21 Tobias Botes, 22 Luciano Orquera, 23 Tommaso Iannone

Escócia

Tries: Dunbar (2)

Conversões: Weir (1)

Penais: Laidlaw (2)

Drop goal: Weir (1)

15 Stuart Hogg, 14 Tommy Seymour, 13 Alex Dunbar, 12 Matt Scott, 11 Sean Lamont, 10 Duncan Weir, 9 Greig Laidlaw (c), 8 Johnnie Beattie, 7 Chris Fusaro, 6 Ryan Wilson, 5 Jim Hamilton, 4 Richie Gray, 3 Moray Low, 2 Scott Lawson, 1 Ryan Grant

Suplentes: 16 Ross Ford, 17 Al Dickinson, 18 Geoff Cross, 19 Tim Swinson, 20 Dave Denton, 21 Chris Cusiter, 22 Duncan Taylor, 23 Max Evans