Tempo de leitura: 17 minutos

munster leinster 2013

O RaboDirect PRO12 viveu um grande clássico nesse final de semana. Em Limerick, Munster e Leinster se enfrentaram, no clássico irlandês, e o Munster falou mais alto, superando o poderoso aquirrival. Na liderança da competição está o Glasgow Warriors, da Escócia, que fez sua parte batendo os Scarlets fora de casa.

 

- Continua depois da publicidade -

Munster vence superclássico, Ulster bate Ospreys

No superclássico irlandês, quem largou na frente foi o Leinster, com Madigan arrematando 2 penais, aos 3′ e aos 24′, mesmo com o pack vermelho sendo dominante. Entretanto, a situação mudou antes do intervalo. Aos 30′, Keatley reduziu para o Munster e, logo na sequência, Madigan recebeu amarelo, deixando o Leinster com um homem a menos. Resultado: Keatley desferiu um chute cruzado e Earls cravou o try dos donos da casa, para o delírio da torcida. Antes do intervalo, McFadden ainda descontou com um penal para o Leinster, deixando o jogo em Munster 10 x 9.

O segundo tempo se iniciou com Keatley e Madigan trocando penais. Foram 2 para cada lado em menos de 20 minutos. Aos 63′, Keatley permitiu maior vantagem ao Munster com mais um penal, o que obrigou o Leinster a ir para cima em busca do try da virada. Nada feito, a defesa do Munster se mostrou sólida, garantindo os 19 x 15 e a quebra da série de quatro derrotas seguidas para o Leinster.

O fim de semana foi ótimo para o outro grande da Irlanda. O Ulster visitou o poderoso Ospreys e comemorou 18 x 12. Em jogo onde a defesa suplantou os ataques, o primeiro tempo favoreceu por completo os Ospreys, que dominaram o jogo de contato e arrancaram 4 penais para Biggar abrir 12 x 0. Porém, tudo se inverteu no segundo tempo e, com 6 penais chutados por Paddy Jackson, contra nenhum de Biggar, os norte-irlandeses revertaram incrivelmente a desvantagem, triunfando em Swansea.

Já o outro irlandês, o Connacht, amargou mais uma derrota: 23 x 3 fora de casa sobre o Benetton Treviso, que se manteve como o melhor italiano até aqui na liga.

 

Glasgow lidera o PRO12

A derrota dos Ospreys foi excelente para o Glasgow Warriors, que assumiu a liderança ao superar fora de casa os Scarlets, 17 x 12. Ryan Grant, logo aos 4′, fez o primeiro try dos escoceses no jogo, que seguiram superiores no ataque e arancaram mais um try no primeiro tempo, com Swinson, aos 30′. Com o cartão amarelo recebido por Lamont no segundo tempo, os Scarlets puderam esboçar uma reação, mas que nçao saiu de alguns chutes de penalidade. Fim de jogo em Llanelli: Warriors 17 x 12 Scarlets e 5 jogos de invencibilidade para os escoceses.

Os outros dois times galeses fizeram melhor que seus compatriotas e saíram vitoriosos na rodada. Os Dragons receberam os italianos do Zebre e venceram facilmente: 30 x 7, mantendo o bom início de temporada, ocupando a sexta posição. Já o Cardiff Blues venceu o Edinburgh por 29 x 12 e manteve o outro time escocês na desesperadora última posição do PRO12.

 

Mogliano lidera o Eccellenzapor Giorgio Vuerich

No domingo, pelo Campeonato Italiano, oo Mogliano venceu com um drop-goal no último minuto, derrotando o Calvisano com um placar de 15-13. A primeira etapa do jogo foi equilibrado 6-6. Aos 53′, o Calvisano passou à frente com un try convertido (6-13). Mas, os campeão da Itália marcaram outros dois penais e chegaram a 12-13. Na última ação do jogo, a abertura Faldati marca o drop que valeu a vitória e a liderança na classificação

A rodada também teve a segunda vitória consecutiva do Petrarca Padova. No terreno do Reggio, os “tuttineri” (todos pretos)  conquistaram a a vitória na segunda etapa, devido ao colapso dos “diavoli rossoneri” (diabos rubronegros)  e ao cartão vermelho recebbido por Fontana, pilar do Reggio, que deixou a equipe por 70′ com um homem a menos.

O Viadana sofreu por três quartos do jogo contra um San Donà que, após a vitória sobre o Prato, confirmou o seu excelente momento. Os “Leoni Gialloneri” (leões aurinegros)  conquistaram a vitória e o bônus nos últimos minutos do jogo. Em Prato, o I Cavalieri vencey, mas não chegou ao ponto-bônus contra os “policiais” do Fiamme Oro que, como o Reggio, segue com zero pontos na classificação.

Por fim, no primeiro clássico de Roma da temporada, os “biancocelesti” (alvicelestes) da Lazio derrotaram por 20-3 a Capitolina.

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Ospreys 12 x 18 Ulster, em Swansea

Dragons 30 x 7 Zebre, em Newport

Benetton Treviso 23 x 3 Connacht, em Treviso

Scarlets 12 x 17 Glasgow Warriors, em Llanelli

Munster 19 x 15 Leinster, em Limerick

Cardiff Blues 29 x 12 Edinburgh, em Cardiff

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Rugby Reggio 9 x 39 Petrarca Padova, em Reggio Emilia

Rugby Viadana 33 x 15 San Donà, em  Viadana

I Cavalieri 21 x 3 Fiamme Oro Roma, em Prato

Lazio 20 x 3 Capitolina, em Roma

Marchiol Mogliano 15 x 13 Cammi Calvisano, em Mogliano