Tempo de leitura: 18 minutos

kings leopards

A África do Sul e a Nova Zelândia vivem momentos de definição em seus campeonatos nacionais, que atrairam parte das atenções no fim de semana da decisão do Rugby Championship. Na ITM Cup neozelandesa, a penúltima rodada coroou a campanha do invicto Wellington com uma vitória sobre o arquirrival Auckland, assegurou a classificação às semifinais do Counties Manukau (que se garantiu mesmo perdendo para Canterbury, uma vez que Tasman derrotou Waikato) e rebaixou Bay of Plenty ao Championship.

Na África do Sul, Natal Sharks e Western Province seguem dominando a ABSA Currie Cup, enquanto o Griquas já foi relegado à disputa da repescagem contra o rebaixamento.

- Continua depois da publicidade -

 

Wellington bate Auckland, Bay of Pleny dá adeus à Premiership

A semana da ITM Cup começou na quarta-feira com o surpreendente massacre imposto por Tasman, líder do Championship, sobre o Waikato, que eliminado da disputa pelas semifinais da Premiership. Foram impressionantes 64 x 28 para o time de Nelson, que se coloca como favorito à promoção.

A derrota de Waikato beneficiou Counties Manukau, que foi superado pelo já classificado Canterbury, mas também garantiu sua vaga no mata-mata. Os detentores do Ranfurly Shield foram batidos em Christchurch por 38 x 23, dando a segunda posição aos rubronegros.

Canterbury tomou a posição de Auckland, que caiu no superclássico neozelandês diante do invicto Wellington, no duelo entre a capital (Wellington) e a maior cidade do país (Auckland). Irrepreensíveis 38 x 16 para os Lions, com tries de Treeby, Naikatini, Ardie Savea e Matu’u. 

Na briga pela classificação no Championship, além de Tasman, Hawke’s Bay também já se garantiu nas semifinais, vencendo Southland fora de casa por 23 x 15. Já Otago segue na briga em quarto lugar, após superar North Harbour na Grande Auckland: 37 x 23.

 

Briga na Currie Cup fica entre Lions, Cheetahs e Bulls

Na Currie Cup sul-africana, Western Province e Natal Sharks venceram novamente e já estão mais do que classificados ao mata-mata, deixando a briga pelas duas outras vagas nas semifinais entre Lions, Cheetahs e Bulls.

Os Sharks superaram os Blue Bulls fora de casa, no grande clássico da rodada. Um jogo de alto nível e muita emoção, com os Sharks virando o placar a 1 minuto do fim da partida, com penal arrematado pelo abertura Butch James. Os Sharks não somaram tries, mas levaram os Bulls aos erros e aos penais, arrancando 18 pontos em chutes. Para os Bulls, o try isolado de Venter de nada serviu. 18 x 16, placar final em Pretória, deixando os Blue Bulls com a obrigação da vitória na última rodada fora de casa contra o Free State Cheetahs.

Os Cheetahs abriram 5 pontos de frente sobre os Bulls, ocupando a terceira posição após bateram os Griquas e garantirem o rival na última posição da liga. 52 x 21 fora de casa, sem discussões. Um atropelamento de 6 tries, 4 dos quais de Rhule, o grande nome da peleja em Kimberley.

A vitória dos Cheetahs jogou o Golden Lions para a quarta posição, 4 pontos acima dos Blue Bulls. Os Lions caíram diante do Western Province por 36 x 23 e agora precisam de uma vitória simples em casa sobre os Griquas na última rodada. O WP se mostrou superior em Newlands, fazendo 4 tries, para assumir a liderança isolada da Currie Cup.

Por fim, na First Division, a segunda divisão, começou o mata-mata, com a disputa das semifinais. Em Nelspruit, o invicto Pumas confirmou sua vaga na final batendo o SWD Eagles por 52 x 33, em dilúvio de tries. Mas, o grande jogo se deu em Porto Elizabeth, onde os Kings venceram no sufoco os Leopards por 32 x 29, seguindo na luta pela promoção.

A grande final será no próximo fim de semana, em Nelspruit, com os Pumas recendo os Kings. Quem vencer fará 2 jogos contra os Griquas, valendo a promoção à Premier Division.

 

ITM Cup

ITM Cup – Campeonato Neozelandês

Tasman 64 x 28 Waikato, em Nelson

 

Southland 15 x 23 Hawke’s Bay, em Invercargill

Manawatu 22 x 16 Northland, em Palmerston North

Bay of Plenty 25 x 28 Waikato, em Tauranga

North Harbour 23 x 37 Otago, em Albany

Wellington 38 x 16 Auckland, em Wellington

Canterbury 38 x 23 Counties Manukau, em Christchurch

Taranaki 20 x 27 Tasman, em New Plymouth

 

currie cup logo

ABSA Currie Cup Premier Division – Campeonato Sul-Africano

Blue Bulls 16 x 18 Natal Sharks, em Pretória

Western Province 38 x 23 Golden Lions, na Cidade do Cabo

Griquas 21 x 52 Free State Cheetahs, em Kimberley

 

ABSA Currie Cup First Division – 2ª Divisão do Campeonato Sul-Africano

Semifinais

Pumas 52 x 33 SWD Eagles, em Nelspruit

Eastern Province Kings 32 x 29 Leopards, em Porto Elizabeth

 

Final

Pumas x Eastern Province Kings, em Nelspruit