Tempo de leitura: 19 minutos

leinster glasgow 2014 copy

Carnaval dublinense no PRO12! A sexta e o sábado de folia foram de muito rugby nos países celtas e na Itália, com a 16ª rodada do RaboDirect PRO12, que produziu um novo líder: o Leinster, que superou o Glasgow Warriors e se beneficiou da derrota do Munster fora de casa contra o Scarlets. Na Itália, a festa foi das Zebras, que derrotaram o Cardiff Blues e seguem vivas na luta contra a última posição.

 

- Continua depois da publicidade -

Foliões azuis e escarlates

Munster e Leinster contaram histórias de carnaval bem distintas no sábado. O Munster, então líder do PRO12, foi a Gales e caiu em Llanelli para o Scarlets. O duelo se provou muito físico, com os galeses levando vantagem no início. O placar foi aberto com um penal para cada lado, mas o primeiro try saiu apenas aos 27′, com Gareth Davies conduzindo muito bem o volante galês para sair pelo lado cego da formação e cravar o try na ponta, passando brilhantemente pela defesa irlandesa. O Munster seguiu sendo pressionado, mas virou o placar antes do intervalo, com try aos 36′ de Van den Heever, apanhando a bola no meio campo após erro da linha de passe galesa e correndo para o try. O penal chutado por Keatley aos 40′ assegurou a frente ao Munster.

No segundo tempo, tudo mudou, e quem aproveitou o erro do oponente foi o Scarlets. Aos 51′, o escocês John Barclay inteceptou passe ainda no campo defensivo e correu para o try do time da casa. Os galeses ainda tiveram um cartão amarelo na reta final da partida, mas o Munster foi incapaz de virar o placar. Vitória do Scarlets por 18 x 13.

A derrota tirou a liderança do Munster por conta da vitória em casa do Leinster sobre o Glasgow Warriors. Foi uma partida física e emocionante, apesar dos desfalques dos dois lados. O centro Noel Reid fez o primeiro try irlandês aos 6′, mas os escoceses deram o troco 6 minutos depois, com Vernon quebrando a defesa dublinense. Madigan devolveu a frente ao Leinster com penal aos 18′, mas o centro Richie Vernon estava implacável e finalizou aos 23′, fazendo o segundo try dos Warriors após boa pressão dos avançados. Madigan devolveu a frente ao Leinster com mais 2 penais, e Darragh Fanning anotou o segundo try do time da casa, correndo livre na ponta.

Glasgow cresceu no começo do segundo tempo e, aos 50′, Matawalu, sempre letal, cravou o terceiro try escocês, encontrando o espaço pelo ruck. Mas, o Leinster encontrou seu terceiro try com Rhys Ruddock, na força de seu pack, fechando o jogo em 28 x 25.

 

Terceiro tempo irlandês no Carnaval

Ulster e Connacht garantiram mais duas vitórias para a Irlanda no Carnaval. O Ulster manteve a terceira posição com fácil vitória sobre o Dragons por 38 x 8 na sexta-feira. Ruan Pienaar (após brilhante jogada de Jarred Payne e Darren Cave), Tommy Bowe 2 vezes (em seu retorno aos gramados após três meses lesionado), Sean Doyle e um penal try garantiram os 5 tries da vitória norte-irlandesa e o importante bônus.

Já o Connacht subiu mais uma posição na tabela de classificação ao superar o Benetton Treviso por 38 x 6. John Muldoon fez 2 dos 5 tries irlandeses sobre os italianos, que vão ladeira abaixo naquela que teve ser sua última temporada na liga.

 

Galeses têm cinzas antecipada

Na Escócia, o quarto colocado Ospreys sofreu um duro revés fora de casa, com o Edinburgh ajudando seus rivais de Glasgow. O duelo começou eletrizante, com o ponta Jeff Hassler abrindo o marcador aos 6′ com o primeiro try do Ospreys. O scrum-half Grayson Hart respondeu com try escocês aos 12′, e Bezuidenhout logo na sequência virou o placar para o Edinburgh com penal. Os Gunners cresceram e, mesmo com um homem a menos – pelo cartão amarelo de Geoff Cross – marcaram o segundo try, aos 30′, com o centro Sam Beard completando após contra-ataque puxado por Jack Cuthbert. Hart, aos 34′, pegou a defesa de Swansea desatenta e fez o terceiro try. Antes do intervalo, Dan Biggar reduziu a diferença com mais 2 penais para os galeses e, no segundo tempo, o Ospreys encostou com mais 2 arremates de Biggar e com o segundo try de Hassler, aos 61′. Mas, o sul-africano Bezuidenhout chutou mais 2 penais para Edinburgh, assegurando os 31 x 25.

Por fim, o Cardiff Blues nunca esteve tão mal. A equipe da capital galesa foi a Parma e perdeu novamente para o Zebre – que já havia derrotado os Blues em Gales. Logo aos 3′, o neozelandês Brendon Leonard anotou o primeiro try italiano, com muito oportunismo. O começo foi desastroso para Cardiff e, depois do cartão amarelo de Rory Watts-Jones, a linha galesa bobeou e Toniolatti fez o segundo try italiano, aos 23′. Os galeses reagiram no segundo tempo com try aos 50′ de Tom Williams. Mas, no fim, não foram capazes de virar o placar, com um try crucial sendo anulado no fim da partida. 15 x 10, deu zebra!

 

Rovigo vence Viadana e mantém a liderança do Eccellenza – Por Giorgio Vuerich

O líder do campeonato Itália é o Rovigo, que não decepcionou seus torcedores que se reuniram no estádio “Battaglini” para o grande jogo contra o Viadana. 26 x 20 foi o placar final, com 21 dos 26 pontos do rubroanil sendo marcados por Mirco Bergamasco. Viadana, por outro lado, ganhou o ponto-bônus defensivo marcando um penal no último minuto do jogo.

O Mogliano manteve a terceira posição na tabela sofrendo em casa contra os policias do Fiamme Oro. A diferença se fez com um try oara os Campeões da Itália marcado aos 67′. 8 x 3 foi o placar.

Em Prato, os Cavaleiros derotaram o San Donà, por 12 x 3, em jogo sem tries, e avançaram para o quarto lugar, aproveitando da derrota do Viadana.

Boa vitória em Roma do Petrarca Padova sobre Lazio a, 28 x 16, reduzindo para 8 pontos a sua distância da zona de classiicação ao mata-mata.

E houve ainda a surpresa no final da tabela, com a primeira vitória do Rugby Reggio na temporada, batendo o Unione Capitolina de Roma, 31 x 3, jogando o time da capital para a lanterna. A vitória aumentou a esperança dos emilianos para evitar o rebaixamento, estando agora 6 pontos atrás da Lazio, primeira de fora da zona da degola.

Na próxima rodada, o Eccellenza terá o confronto direito pela segunda posição entre Calvisano e Mogliano  aproveitando a folga que terá o Rovigo na rodada.

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Ulster 38 x 8 Dragons, em Belfast

Edinburgh 31 x 25 Ospreys, em Edimburgo

Zebre 15 x 10 Cardiff Blues, em Parma

Connacht 38 x 6 Benetton Treviso, em Galway

Scarlets 18 x 13 Munster, em Llanelli

Leinster 28 x 25 Glasgow Warriors, em Dublin

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Rovigo 26 x 20 Viadana, em Rovigo

Mogliano 8 x 3 Fiamme Oro, em Mogliano

Lazio 16 x 28 Petrarca Padova, em Roma

I Cavalieri Prato 12 x 3 San Donà, em Prato

Reggio 31 x 3 Capitolina, em Reggio Emilia

 

Vídeos