Tempo de leitura: 19 minutos

bordeaux clermont 2014

O Top 14 está chegando aos momentos decisivos! Com apenas 5 rodadas pela frente, a liga francesa ganhou novo líder: o Toulon, que saltou da terceira para a primeira colocação (tendo ocupado a sétima posição na 17ª rodada), graças às derrotas de Clermont e Stade Français. A 21ª rodada também viu o Toulouse se reerguer, assumindo o quinto lugar, e o Bayonne praticamente rebaixar seu rival Biarritz (agora a 20 pontos de sair da zona da degola) com vitória no clássico basco. Com o Six Nations em fim de semana de folga, muitos atletas das seleções nacionais retornaram a seus clubes na França, reforçando a jornada.

A 22ª rodada do Top 14 será apenas após o término do Six Nations, no dia 21. Antes, no dia 14, Oyonnax e Biarritz fazem jogo adiado da 17ª rodada.

- Continua depois da publicidade -

 

Folia rubronegra

Toulon e Toulouse festejaram no feriado com importantes vitórias, que colocaram o Toulon na liderança do Top 14 – empatado em pontos com o Clermont – e o Toulouse de volta à zona de classificação ao mata-mata, subindo à quinta posição.

Jogando em casa, o Toulon voltou a brilhar: 64 x 10 sobre o Oyonnax, que segue na zona de rebaixamento, com 2 jogos a menos que os demais times da liga. Logo aos 4′, Wilkinson abriu o placar para o Toulon com um drop goal, dando as cartas dos provençais. Aos 8′, Mermoz cravou o primeiro try do jogo. O argentino Urdapilleta reduziu aos 15′ com penal, mas aos 21′ Wilkinson fez seu try, e a porta se abriu. Com mais 2 tries no primeiro tempo, de Drew Mitchell e Rudi Wulf, e outros 5 tries na segunda etapa, com Matt Giteau, David Smith, Drew Mitchell novamente, Mathieu Bastareaud e Benjamin Noirot. O argentino Lucas Amorosino fez o try de honra do Oyonnax.

Já o Toulouse venceu muito bem o Perpignan, que caiu mais uma posição e, com apenas 7 pontos acima do Oyonnax, mas dois jogos a mais, já faz as contas para não ser rebaixado. Foram 5 tries para os Rouge et Noir, com um penal try aos 13′ abrindo o marcador. Aos 31′, Bregvadze provou a força do pack do Toulouse fazendo o segundo try, ao passo que no segundo tempo saíram mais 3 tentos: Camara, aos 64′, Clerc, aos 68′, e Fickou, aos 74′, quando o Perpignan já não aguentava mais a dura batalha. 37 x 9.

 

Carnaval arruinado para Clermont, Stade Français, Castres e Grenoble

A grande surpresa da rodada foi a derrota do Clermont, desfalcado pelo suspenso Morgan Parra. Em jogo muito ruim, o Clermont caiu em Bordeaux contra o time da casa, que entrou de vez na briga por um lugar no mata-mata. O Clermont se colocou à frente antes do intervalo, com try de Vermeulen, mas quem prevaleceu no segundo tempo foi o Union. Com 2 tries do fijiano Talebula, aos 46′ e aos 79′, o Bordeaux garantiu uma crucial vitória por 26 x 16, negando ao Clermont o bônus defensivo, que custou aos amarelos a liderança isolada.

O Stade Français, então vice-líder, também foi derrotado, caindo diante do Montpellier, que pulou para a terceira posição, jogando o Stade Français para o quarto lugar. O Montpellier se impôs em casa no segundo tempo, após o morno 0 x 0 da primeira etapa. Com um reinício fulminante, o Montpellier cravou 2 tries aos 44′ e aos 46′, com Ranger, recebendo de Trinh-Duc, e Paillaugue, recebendo do demolidor Ranger. Aos 55′, Danty correu para o try parisiense, mantendo o suspenso até o fim, quando Nagusa, correndo após o scrum, fechou o placar com o terceiro try (e o bônus ofensivo) para o Montpellier. 19 x 10, privando Paris do bônus defensivo.

O Castres, por sua vez, caiu para o perigoso sexto lugar ao ser superado pelo agora sétimo colocado Racing Métro, que, com isso, ficou apenas a 3 pontos do Castres na classificação. O argentino Juan José Imhoff foi o nome do jogo, abrindo o placar para o Racing Métro com try logo aos 2′. Depois, os espaços se fecharam e Machenaud e Kockott travaram uma árdua batalha de penais, com 5 acertos para cada lado (e mais 2 erros de Machenaud e 1 erro de Kockott). A definição da partida se deu aos 70′, com o Puma Imhoff mergulhando no in-goal do CO. Fim de jogo, vitória dos Franciliens por 25 x 15.

Ainda no sábado, o Brive ajudou o Racing vencendo o Grenoble por expressivos 31 x 6, que jogaram o time alpino para a 10ª posição. Com a vitória bonificada, conquistada pelos tries de Swanepoel, Mela e Da Ros, todos no segundo tempo, o Brive também se colocou na disputa por uma vaga no playoff, reduzindo para 4 pontos sua distância para o Castres.

 

País Basco afoga as mágoas

No domingo, o País Basco parou para o clássico entre os dois times da região, Biarritz e Bayonne, central na briga contra o rebaixamento. O Biarritz não resistiu a seu rival e foi derrotado, praticamente sendo condenado à segunda divisão. O jogo foi duro, com o Bayonne levando vantagem no primeiro tempo, graças ao try inicial do ex-All Black Joe Rokocoko, aos 16′, e com o penal de Stephen Brett. 8 x 0.

Na segunda etapa, o Biarritz não se entregou, com Taku Ngwenya correndo para o try aos 54′ e com Yachvilli empatando o duelo aos 60′ com penal. Olympique 8 x 8 Aviron. Mas, no final, quem prevaleceu foi o Aviron. No minuto final, Ugalde desferido o golpe de misericordia, com um drop goal de 20 metros garantindo o 11 x 8 para os visitantes. Com a vitória, o Bayonne subiu para a 11ª posição, 8 acima do Oyonnax.

 

Mardi muito gras para Lyon

Na segunda divisão, o Lyon segue voando rumo à promoção, vencendo no domingo o Colomiers por 27 x 10. A Terça-Feira Gorda será ainda mais saborosa para os Lobos, 12 pontos à frente do vice-líder. Abaixo do Lyon, quem perdeu foi o Agen, que caiu diante do Tarbes e escorregou para o quarto lugar, permitindo a La Rochelle e Pau abrirem vantagem na briga pelo mando de jogo do mata-mata. O Agen está agora emparado em pontos com o Narbonne, que também venceu e se firmou no grupo de cima.

Além do Top 14 e da Pro D2, a França assistiu a um amistoso internacional no último sábado. Duas ex-colônias francesas duelaram em Toulouse, com a Argélia mostrando que seu rugby tem futuro ao derrotar por 25 x 18 a Costa do Marfim (que jogou a Copa do Mundo de 1995 e vive desde então um profundo declínio). Os marfinenses jogarão a segunda divisão africana em 2014, enquanto a Argélia não teve nenhum torneio confirmado para este ano.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Montpellier 19 x 10 Stade Français, em Montpellier

Bordeaux 26 x 16 Clermont, em Bordeaux

Brive 31 x 6 Grenoble, em Brive

Racing Métro 25 x 15 Castres, em Paris

Toulon 64 x 10 Oyonnax, em Toulon

Toulouse 37 x 9 Perpignan, em Toulouse

Biarritz 8 x 11 Bayonne, em Biarritz

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Albi 31 x 24 Bourg-en-Bresse, em Albi

Aurillac 29 x 6 Auch, em Aurillac

Mont-de-Marsan 18 x 12 Carcassonne, em Mont-de-Marsan

La Rochelle 29 x 24 Bourgoin, em La Rochelle

Lyon 27 x 10 Colomiers, em Lyon

Narbonne 64 x 20 Dax, em Narbonne

Pau 41 x 7 Béziers, em Pau

Tarbes 21 x 12 Agen, em Tarbes

 

Amistoso

Argélia 25 x 18 Costa do Marfim, em Toulouse (França)

 

Vídeos

Em breve

Foto: Bordeaux x Clermont – ESPN