Tempo de leitura: 18 minutos

Wasps Bath 2013

A 13ª rodada da Aviva Premiership, o Campeonato Inglês, foi excelente em especial para três clubes: Northampton Saints, London Wasps e London Irish, que conseguiram vitórias importantes para a sequência do campeonato. Nas primeira posição, a Premiership segue inalterada, com os Harlequins em primeiro, os Saracens em segundo e os Tigers em terceiro.

A Aviva Premiership dará agora uma pausa para as disputas das rodadas decisivas da fase de grupos da Copa Europeia.

- Continua depois da publicidade -

 

Harlequins, Saracens e Tigers na frente

A ponta da classificação da Aviva Premiership não sofre abalos. Os três primeiros colocados seguem rigorosamente nas mesmas posições, separados por exíguos 3 pontos.

A liderança segue nas mãos dos Harlequins, que venceram fora de casa o London Welsh no aperto. 31 x 26, em dérbi londrino realizado em Oxford. Care e Lowe deram grande frente os Quins no início da partida, com 2 tries em 20 minutos. Antes do intervalo, Robshaw cravou o terceiro try dos líderes, que pareciam ter vida fácil na disputa, com 21 x 6 no intervalo. Entretanto, os Exiles reagiram na segunda etapa. Ross seguiu bem nos penais para o London Welsh, e o try de Scott, aos 63′, deixou os vermelhos na disputa. Nick Evans, aos 68′, deu o troco com try para os Quins, o quarto, garantindo a bonificação ofensiva. Contudo, aos 72′, Jackson anotou o segundo try do London Welsh, levando o placar a 26 x 31. No fim, os anfitriões pressionaram, mas os líderes resguardaram a vitória.

Na segunda posição estão os Saracens, que triunfaram em casa sobre o lanterna Sale Sharks, em partida que marcou a despedida dos Saracens do Vicarage Road, sua velha casa em Watford. Em fevereiro, a equipe passará a jogar em Londres, no novo Allianz Park. A despedida da velha casa foi marcada por um show de penais. Owen Farrell chutou nada menos que 22 pontos para os Sarries, com 6 penais e 2 conversões. Os tries que garantiram o triunfo rubronegro só saíram no último quarto de jogo, com Strettle, aos 63′, e Hodgson, aos 70′. 32 x 12 no final.

Já o Leicester Tigers sofreu para bater fora de casa o Worcester Warriors. Os donos da casa largaram na frente, com Lemi fazendo o primeiro try do jogo aos 14′. Com a pontaria de Andy Goode em dia, os Warriors ampliaram o placar para 14 x 0. Apenas no último minuto antes do intervalo, o Leicester Tigers achou seu primeiro try, com Hamilton. fazendo 14 x 5. Na segunda etapa, os gigantes das East Midlands cresceram, e se impuseram por meio de um poderoso. A virada no placar foi obtidas com dois penal tries, aos 53′ e aos 79′. O try da vitória foi um duro golpe na torcida dos Warriors, que viu a vitória escapar no último lance. 19 x 14.

 

Gloucester cai e reanima London Irish

O vacilo da rodada ficou por conta do então quarto colocado Gloucester, que perdeu em casa para o vice-lanterna London Irish, despencando para o sexto lugar. Os Cherry and Whites fizeram uma partida muito fraco, e não conseguiram passar pela focada defesa alviverde. Os únicos pontos para o Gloucester saíram por meio de penais, com Freddie Burns, que anotou 12 pontos. O London Irish, por sua vez, encontrou o caminho dos tries ainda no primeiro tempo, ambos com o herói do jogo, o segunda linha George Skivington. O jogador anotou o primeiro try dos Exiles aos 22′, e o segundo aos 37′, abrindo vantagem que se provou insuperável. Placar final de 18 x 12 a favor do London Irish, que abriu 5 pontos de vantagem sobre o Sale Sharks na luta contra o rebaixamento.

 

Wasps e Saints sobem

A derrota do Gloucester beneficiou London Wasps e Northampton Saints. Os Wasps assumiram a quarta posição da Premiership ao derrotarem em casa o Bath, em clássico nacional. Com tries de Abendanon, a 1′, e Claassens, aos 14′, o Bath abriu grande frente, mas perdeu ritmo, e pecou ao cometer excessivos penais. Com 3 arremates precisos de Stephen Jones e um try de Chris Wade antes do intervalo colocaram os Wasps em vantagem de 16 x 12. Na segunda etapa, os londrinos prevaleceram, e garantiram a vitória com mais 2 penais chutados por Jones e pelo try anotado por Bell, aos 72′. 29 x 15, placar final.

O Northampton Saints, por sua vez, conseguiu uma proeza: bateu fora de casa o sólido Exeter Chiefs, subindo para o quinto lugar na classificação. O único try da primeira etapa foi dos Saints, com Ken Pisi, aos 17′, levando o jogo ao intervalo em vantagem de 13 x 6 para os visitantes. No segundo tempo, Tonga’uiha cravou o segundo try dos visitantes, aos 57′, obrigando a reação dos Chiefs. Naqelevuki diminuiu com try para os anfitriões aos 64′, mas o tento de Van Velze, aos 73′, definiu a crucial vitória de Northampton. 30 x 19, derrubando Exeter para a sétima posição.

 

Disputa pelo mata-mata esquenta no RFU Championship

Pela segunda divisão profissional, o RFU Championship, a briga pela quarta posição – a última que garante uma vaga no mata-mata – segue intensa. Com uma vitória sobre Plymouth, o Leeds segue com a quarta posição, 3 pontos na frente do Cornish Pirates, que bateu o Bristol em duelo direto, por 32 x 17. Os três times estão separados por 5 pontos. Já a diferença do Leeds para o terceiro colocado Bedford Blues é de 7 pontos. Os Blues vacilaram na rodada, sendo derrotados pelo London Scottish. Com o resultado, Bedford perdeu a vice-liderança para o Nottingham, que bateu fora de casa o Rotherham. A liderança continua com o Newcastle, que já abriu 12 pontos de frente sobre o vice-líder.

 

Aviva Premiership – Campeonato Inglês

Worcester Warriors 14 x 19 Leicester Tigers, em Worcester

Exeter Chiefs 19 x 30 Northampton Saints, em Exeter

Gloucester 12 x 18 London Irish, em Gloucester

London Welsh 26 x 31 Harlequins, em Oxford

London Wasps 29 x 15 Bath, em High Wycombe

Saracens 32 x 12 Sale Sharks, em Watford

 

rfu championship

RFU Championship – 2ª Divisão do Campeonato Inglês

Doncaster Knights 10 x 28 Newcastle Falcons, em Doncaster

Cornish Pirates 32 x 17 Bristol, em Penzance

Rotherham Titans 12 x 32 Nottingham, em Rotherham

London Scottish 26 x 23 Bedford Blues, em Londres

Moseley 23 x 19 Jersey, em Brimingham

Leeds Carnegie 34 x 16 Plymouth Albion, em Leeds

 

Foto: Wasps x Bath, PremiershipRugby.com