Tempo de leitura: 12 minutos

racing toulon 2013

A 15ª rodada do Top 14, o Campeonato Francês, foi marcada pela derrota do líder Toulon em casa diante do Racibg Métro e pela vitória da sensação Grenoble sobre o Castres. As brigas pela liderança, pelas vagas no mata-mata e contra o rebaixamento seguem empolgantes em terras francesas!

A competição mais rica do mundo terá uma pausa nas próximas semanas para as disputas das rodadas decisivas da Copa Europeia de Rugby.

- Continua depois da publicidade -

 

Líder Toulon derrapa e vê crescimento do vice-líder Clermont

O grande destaque do Campeonato Francês nesta semana foi a derrota em casa do líder Toulon diante do então 10º colocado Racing Métro. Jogando em casa, o Toulon não foi capaz de impor seu jogo sobre o aguerrido time de Paris. Com muito equilíbrio, a primeira etapa terminou com vitória parcial dos donos da casa por 9 x 6, com Wilkinson chutando 3 penais para o RCT e Wisniwski deixando 1 penal e 1 drop goal para os Racingmen.

Após o vacilo no fim do primeiro, que permitiu a virada no placar pelo Toulon, o Racing Métro voltou focado para o segundo tempo, e emplacou uma rápida virada. Aos 43′, Estebanez furou a defesa do Toulon pela ponta e correu até a linha de try, servindo antes Chavancy, que cravou o único try da peleja. 16 x 9 no placar. Wilkinson reduziu o placar com novo penal pouco depois, fazendo 16 x 12. O inglês ainda teve a oporunidade de deixar o RCT a apenas 1 ponto de distância, mas desperdiçou um penal de longa distância. No minutos finais, Wisniewski chutou mais 2 penais, mas Wilkinson ainda deu esperanças aos provençais, com um penal aos 75′. No fim, o Toulon pressionou, mas parou na efesa celeste. Fim de jogo, 19 x 15 a favor dos visitantes, que subiram para o nono lugar e voltaram a sonhar com o mata-mata.

A vitória do Racing Métro beneficiou também o vice-líder Clermont, que conseguiu uma grande vitória sobre o Montpellier e reduziu para apenas 3 pontos sua desvantagem para o Toulon. O duelo foi de alto nível, com os dois times bem colocados. Porém, o segundo colocado prevaleceu sobre o então quarto quinto colocado.

O jogo começou eletrizante, com Bustos Moyano cravando o primeiro try do Montpellier logo aos 3′. Fofana deu o troco na mesma moeda aos 13′, com try para os anfitriões. Aos 27′, o Clermont abriu frente com um try de Buttin, que se somou aos 2 penais de Parra para dar 20 x 13 a favor do Clermont no intervalo. Bustos Moyano foi o autor dos outros 2 penais favoráveis aos visitantes.

Na segunda etapa, o jogo ficou ainda mai parelho, e apenas Parra conseguiu somar nos primeiros minutos, com 2 penais a favor do Clermont. Foi apenas ao 71′ que os auvergnats asseguraram a vitória, com um penal try crucial. Antes do fim, Paillaugue fez mais um try para o Montpellier, que caiu para o sexto lugar na classificação. Placar final, 36 x 18.

 

Toulouse pena, Grenoble cresce

Na terceira posição da liga está o Toulouse, que sofreu para bater o lanterna Mont-de-Marsan. Joganda na casa do desesperado oponente, o Toulouse não foi capaz de se impor, rendendo muito pouco. Aos 12′, Willy Servat fez o único try da partida para o Toulouse, que viu o Mont-de-Marsan encostar perigosamente no placar com os penais chutados por Duvallet e Clavarie. No fim, os chutes de McAllister e Beauxis garantiram o fraco 16 x 12 a favor dos atuais campeões, agora a 7 pontos do líder. O Stade Montois amarga nada menos que 10 pontos atrás do penúltimo colocado Bordeaux.

Bonito fez o Grenoble, que conseguiu uma grande vitória em casa sobre o Castres, concorrente direto na briga pelas primeiras posições. Em sexto lugar, o Grenoble necessitava bater o quarto colocado Castres para se aproximar do concorrente na briga pelo mando de jogo no mata-mata. E a sensação do campeonato não decepcionou diante de seus torcedores. Logo aos 2′, Dupont anotou o try dos alpinos, mas o troco do CO veio rápido. Aos 11′, Andreau cravou para os visitantes. Mas, antes do intervalo, Stewart e Pélissé chutaram 2 importantes penais para o Grenoble, que teve como trunfo na partida não levar nenhum ponto de penais do sempre preciso time do Castres. Aos 44′, Stewart arrematou um inteligente drop goal, e a pressão se voltou toda sobre o Castres, que parou na defesa do Grenoble. Apenas aos 71′, Lacrampe fez o segundo try para o Castres. Mas, a virada não veio, e o triunfo ficou com o Grenoble, agora quinto colocado, 14 x 12.

 

Vitórias de Biarritz, Perpignan e Stade Français

Em perseguição ao Montpellier estão Biarritz, Perpignan e Stade Français, além do já citado Racing Métro. Nesta rodada, os três venceram e diminuiram a diferença na briga pelo mata-mata. 

O Biarritz recebeu e superou o Agen, então vice-lanterna, por 16 x 11. Héguy fez o único try biarrot. A vitória manteve o BO na sétima colocação, agora 5 pontos abaixo do sexto colocado. Para o Agen, o ponto-bônus defensivo foi suficiente para tirá-lo da zona de rebaixamento.

O Perpignan, oitavo colocado, foi o responsável por ajudar o Agen. A equipe catalã fez 26 x 16 sobre o Bordeaux, e empurrou o time girondino para a zona de rebaixamento, igualado em pontos com o Agen, mas atrás nos critérios de desempate. O Perpignan garantiu a vitória no apagar das luzes. Quando Talebula, aos 70′, fez o único try do Bordeaux no jogo, a vitória parecia próxima para os grenás. Porém, a virada do USAP foi incrível. Aos 74′ e aos 76′, o Bordeaux cedeu 2 penais imperdoáveis, permitindo a Mélé virar o placar para 21 x 16. E, aos 80′, Hume fez o try da vitória, negando a bonificação defensiva aos visitantes.

Por fim, o Stade Français saiu vitorioso de seu embate com o Bayonne. Após o try de Haare, aos 6′, para o Bayonne, o jogo se tornou uma demonstração de precisão do chutador parisiense Porical. O fullback chutou 21 pontos para o Stade Français e garantiu o triunfo por 21 x 13, deixando Paris em 10º lugar, na frente dos bascos.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Biarritz 16 x 11 Agen, em Biarritz

Clermont 36 x 18 Montpellier, em Clermont-Ferrand

Stade Français 21 x 13 Bayonne, em Paris

Grenoble 14 x 12 Castres, em Grenoble

Perpignan 26 x 16 Bordeaux, em Perpignan

Mont-de-Marsan 12 x 16 Toulouse, em Mont-de-Marsan

Toulon 15 x 19 Racing Métro, em Toulon