Tempo de leitura: 5 minutos

Enquanto as grandes seleções europeias disputavam a terceira rodada do Seis Nações, os clubes ingleses e os times de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália entravam em campo por suas ligas. Apenas a maioria dos clubes franceses tiveram folga, sem rodada no Top 14. A maioria porque o fim de semana foi de disputa dos jogos adiados pelo inverno.

 

Aviva Premiership

- Continua depois da publicidade -

Rodada atípica pelo Campeonato Inglês. Os dois líderes da competição foram derrotados: os Harlequins caíram diante do Gloucester, ao passo que os Saracens foram surpreendidos pelo Worcester Warriors. Melhor para Northampton Saints e Leicester Tigers, que venceram e diminuíram a desvantagem para os ponteiros. Na luta pelas vagas na Heineken Cup, o Gloucester levou a melhor com seu triunfo, e ultrapassou o Exeter Chiefs, que perdeu em casa para o Bath. O Sale Sharks bateu o decadente London Wasps e se igualou em pontos aos Chiefs. Os Wasps seguem desesperados na luta contra o rebaixamento, mas ainda respiram, já que o Newcastle Falcons perdeu mais uma.

Em Gloucester, os Harlequins sofreram a terceira derrota consecutiva fora de casa, sendo superados pelo ascendente Gloucester. Foi uma partidatotalmente aberta, na qual os Cherry and Whites se impuseram. O Gloucester foi decisivo no primeiro tempo, anotando 2 belos tries com sua linha, com Sharples e May, que estão voando baixo na temporada. Chrisholm descontou antes do intervalo para os Quins, e o jogo foi para o intervalo em aberto, 21 x 13. Na segunda etapa, foram os donos da casa que chegaram antes ao necessário try, com Qera. No final, Chrisholm fez mais um try, mas os londrinos não tiveram tempo de virar o placar, acumulando perigosamente mais um insucesso. 29 x 23.

Em Worcester, os vice-líderes Saracens sucumbiram diante dos novatos Warriors. Os Sarries começaram muito bem, fazendo 8 x 0 e dominando por completo os Warriors. Foram nada menos que 20 minutos seguidos de posse de bola. Porém, os anfitriões formaram um verdadeiro paredão, e não concederam mais pontos. Com um try de Grove e 3 chutes de penalidade de Andy Goode, além da conversão, os Warriors conseguiram uma surpreendente vitóira por 16 x 11.

Jogando em casa, o Leicester Tigers chegou a mais um triunfo, batendo o fraco Newcastle Falcons por contundentes 42 x 15, com direito a 6 tries, sendo 2 de Thomas Waldrom.

Em Reading, o Northampton Saints sofreu, mas venceu o London Irish por 30 x 23. Foi o melhor jogo da rodada, muito aberto e emocionante. Delon Armitage e Tagicakibau fizeram os tries para os Exiles no primeiro tempo, enquanto Cato descontou para os Saints, com a partida indo parao intervalo em 18 x 11 para o London Irish. No segundo tempo, o Northampton foi avassalador, e marcou 2 tries em 10 minutos, com Wilson e Diggin. Porém, os Exiles igualaram o placar, com try de Danaher, aos 55′, e perderam a chance da virada com o erro na conversão. Foi aos 77′ que o Northampton arrancou a preciosa vitória. Nutley saindo do banco para anotar o try da vitória. 30 x 23.

Na luta por lugares na Heineken Cup, o Exeter Chiefs foi derrotado em casa pelo Bath, em jogo sem tries. O penal decisivo foi chutado por Heathcote, aos 73′. O resultado foi ótimo para o Sale Sharks, que afundou ainda mais o London Wasps. Foi uma chuva de tries para os Tubarões, que anotaram 6 tries sobre as Vesps, que fizeram 3, mas não foram páreo para os adversários do norte.

 

RaboDirect Pro12

Sem a presença de seus principais jogadores, os times do Pro12 duelaram pela 16ª rodada. O líder Leinster tropeçou, empatando fora de casa com o Glasgow Warriors. 10 x 10 foi o placar, com Nacewa igualando o marcador aos 71′.

O segundo lugar segue nas mãos dos Opreys, que foram derrotados na rodada pelo Ulster, agora quinto colocado. Vitória por 15 x 14, não tão apertada como sugere o placar, uma vez que o try dos Ospreys foi anotado somente no último minuto, garantido o ponto-bônus defensivo. O All Black John Afoa, do Ulster, foi o nome do jogo. Com o ponto no final, os Ospreys seguem na frente do Munster, que se deu bem na rodada, batendo o Cardiff Blues por 16 x 13. Com 16 x 3 no primeiro tempo, o Munster sofreu a reação dos Blues, mas conseguiu se salvar da virada. Coma derrota, os Blues caíram para o sexto posto.

A rodada foi boa para os Scarlets, que se igualaram em número de pontos aos Blues, mas ainda ocupam o sétimo lugar, agora a apenas 3 pontos do quarto colocados Glasgow Warriors. Os Scarlets venceram bem o Benetton Treviso, 34 x 20, com direito a 4 tries e ponto-bônus.

Por fim, as equipes da parte de baixo da tabela se enfrentaram. Em Galway, o Connacht venceu o Edinburgh e derrubou o time escocês para a penúltima colocação. Classificado para as quartas-de-final da Heineken Cup, o Edinburgh já abriu mão totalmente do Pro12, acumulando maus resultados. E, em Viadana, o Aironi deixou escapar uma preciosa vitória sobre os Dragons, sofrendo o try da virada no último minuto. O penal try convertido por Robling deu a vitória por magros 10 x 9 aos galeses de Newport.

 

Top 14 Orange

Agen x Castres e  Lyon x Brive foram disputadas no último sábado, após serem adiadas por conta do inverno rigoroso. O Brive não teve problemas para passar pelo lanterna Lyon, distanciando-se um pouco mais da zona de rebaixamento, e afundando o adversário. 22 x 9. Já o Castres perdeu a chance de assumir a terceira posição ao ser derrotado sem direito a ponto-bônus defensivo pelo Agen, que subiu uma posição e voltou à briga por um lugar no mata-mata. 23 x 12.

 

Aviva Premiership – Campeonato Inglês

Sale Sharks 46 x 34 London Wasps, em Stockport

Worcester Warriors 16 x 11 Saracens, em Worcester

Leicester Tigers 42 x 15 Newcastle Falcons, em Leicester

Exeter Chiefs 9 x 12 Bath, em Exeter

Gloucester 29 x 23 Harlequins, em Gloucester

London Irish 23 x 30 Northampton Saints, em Reading

 

RaboDirect Pro12 – Liga de Escócia, País de Gales, Irlanda e Itália

Scarlets 34 x 20 Benetton Treviso, em Llanelli

Munster 16 x 13 Cardiff Blues, em Limerick

Ulster 15 x 14 Ospreys, em Belfast

Connacht 26 x 13 Edinburgh, em Galway

Glasgow Warriors 10 x 10 Leinster, em Glasgow

Aironi 9 x 10 Dragons, em Viadana

 

Top 14 Orange – Campeonato Francês

Agen 23 x 12 Castres, em Agen

Lyon 9 x 22 Brive, em Lyon