Tempo de leitura: 16 minutos

hk7 2014 capitas 

O maior fim de semana do sevens mundial chegou! Entre quinta a noite e domingo de manhã, hora de Brasília, o mundo voltará seus olhos para Hong Kong, que recebe o tradicional Hong Kong Sevens, o maior festival de seven-a-side do planeta.

Em 2014, três torneios chamarão atenção em Hong Kong. Primeiro, a partir de hoje a noite, o Brasil entrará em campo pelo torneio feminino de Hong Kong que, apesar de NÃO ser válido pela Série Mundial de Sevens Feminina, é um importante desafio para as Tupis. Clique aqui para conferir mais sobre a competição feminina!

- Continua depois da publicidade -

Na sequência, são os homens que agitam o Sul da China, com dois torneios eletrizantes válidos pela Série Mundial de Sevens. De um lado, os 15 maiores times do mundo (e 1 convidado) disputam o torneio principal, a 7ª etapa da Série Mundial de Sevens, com a briga entre Nova Zelândia e África do Sul pela liderança esquentando nesta reta final. Em paralelo, 12 outras seleções, 2 de cada continente, se enfrentam na segunda divisão mundial, o chamado Torneio Qualificatório, que garantirá ao campeão a promoção à elite da Série Mundial de Sevens na temporada 2014-15 (isto é, uma vaga em todos os torneios do circuito na próxima temporada). É muita coisa em jogo na China!

Clique aqui para assistir a todos os jogos masculinos ao vivo online!

Clique aqui para conferir a grade de programação da TV.

 

Boks e All Blacks cabeça a cabeça na ponta

Fiji foi o grande campeão da etapa passada da Série Mundial de Sevens, em Tóquio, mas sua distância de 21 pontos para a líder África do Sul torna suas chances de títulos quase nulas com apenas três torneios restantes. A briga agora está apenas entre sul-africanos e neozelandeses, que lutam pelo terceiro título de etapa na temporada e estão no momento separados por somente 2 pontos.

Os fijianos também já venceram 2 etapas até aqui e Hong Kong são reis, tendo conquistado o torneio em 2012 e 2013. Em 2014, Fiji caiu no Grupo A, no qual é o grande favorito. O time alvinegro terá apenas duas mudanças com relação ao elenco campeão no Japão, com Joeli Lutumailagi e Samu Saqiwa substituindo os lesionados Jasa Veremalua e Leo Naikasau. Com um rugby baseado nos contra-ataques e turnovers, seguidos de rápidas articulações ofensivas para a definição fulminante das jogadas, Fiji deposita confiança no tryman da temporada Samisoni Viriviri e no também matador Benito Masilevu. Correndo por fora no grupo estão Quênia e Gales, com vantagem para os africanos, que ocupam o 7º lugar na classificação e contam com o artilheiro veterano Collins Injera e um time de muita força física. Gales, por sua vez, vem derrapando nas últimas etapas, acabando com o péssimo 14º lugar em Tóquio. O Sri Lanka, terceiro colocado do Asian Sevens e convidado da etapa completa o grupo para ganhar experiência.

No Grupo B, o favoritismo é da África do Sul, que contará com o retorno de Cecil Afrika, no lugar de Steven Hunt. O ex-melhor do mundo deverá fazer um trio infernal com Du Preez e Geduld e será uma das armas dos Boks para chegarem a tão precioso título, que jamais ocorreu em Hong Kong. Os sul-africanos são os mestres do jogo de contato, buscando dominar seus oponentes nas formações. Austrália e França aparecem como as equipes que almejam derrubar os Boks. Os australianos estão em 5º lugar na temporada e são a segunda força. Sem Allan Fa’alava’au, os Thunderbirds confiam no elétrico Shannon Walker para liderar a equipe rumo às vitórias, buscando superar a irregularidade característica. A França, por outro lado, faz campanha decepcionante, e só entra com mais esperanças em Hong Kong pela presença de Terry Bouhraoua, que vem recuperando a boa forma física. Os Bleus, no entanto, pecam excessivamente na defesa e sofrerão sobretudo contra os Boks. Completando o grupo vem a Espanha, pior time do circuito, cada vez mais afundada na lanterna da temporada. Os Leões jogam o torneio de vida ou morte, pois sabem que nova última colocação em Hong Kong pode significar o virtual rebaixamento.

Ainda sem títulos na temporada, mas em 4º lugar no geral, a Inglaterra busca provar sua força em Hong Kong. Com um poderoso ataque de Tom Mitchell, Dan Norton e Phill Burgess, a Rosa precisa arrumar alguns problemas na defesa e ganhar força psicológica nas decisões, mas certamente é a favorita do grupo. Na cola dos ingleses está o Canadá, que vem fazendo ótimas campanhas em 2014 e é famoso pela força física e dura defesa. Os Canucks terão o retorno de Phil Mack, que tornará o time ainda mais perigoso no ataque. Já a Argentina vem decepcionando, estando somente em 8º lugar na temporada. Os Pumas vão à China após a pior campanha na história da Série Mundial de Sevens e têm a ambição de deixar Tóquio para trás e provar que têm força para a sequência da temporada, apostando na capacidade decisória de Diego Palma. Portugal completa o grupo, tendo caído perigosamente na tabela de classificação. Os lusos somam 13 pontos a mais que a Espanha e agora trabalham para aumentar a margem de segurança.

Por fim, a Nova Zelândia é a grande força do Grupo D. Sem Tomasi Cama, os All Blacks fizeram campanha ruim para seus padrões em Tóquio e chegam com preocupação pela perda da liderança. Tim Mikkelson, DJ Forbes e Sherwin Stowers têm a missão de liderar os Homens de Preto rumo à ponta novamente, e certamente não terão oposição na 1ª fase. Igualmente fortes no ataque a na defesa, os neozelandeses são marcados pela eficiência e constância, tendo chegado a todas as semifinais até aqui. A briga pela segunda posição é parelha, com Escócia, EUA e Samoa. Os escoceses foram à China reforçados e credenciados por campanhas cada vez mais distantes das últimas posições. Já os Estados Unidos fizeram ótima apresentação no Japão e se afastaram da zona da degola, enquanto Samoa foi a grande decepção, declinando profundamente, com um time apático e que comete erros em demasia, muito diferente da tradição do país. Para a sorte de Samoa, as presenças de EUA e Escócia são animadoras para o retorno do time às oito primeiras posições.

 

O Torneio Qualificatório

No ano passado, nenhuma seleção do Qualificatório conseguiu a promoção à elite da Série Mundial de Sevens. Para 2014, o sistema mudou e o campeão do Qualy ganhará a vaga direta de promoção à primeira divisão do circuito. Com 2 vagas sendo destinadas a cada um dos 6 continentes, a disparidade entre alguns concorrentes é clara, com o favoritisimo recaindo em Japão, Itália, Rússia e Zimbábue. Correndo por for estão Hong Kong, sempre muito perigoso, Ilhas Cook e os sul-americanos Uruguai, Chile. Já a Tunísia ainda aparece como um adversário que pode tirar pontos preciosos dos favoritos, ao passo que a Samoa Americana é um incógnita com potencial de surpresa. Apenas os caribenhos Trinidad e Tobago e Barbados devem passear em solo chinês.

Na primeira fase, os campeões e os vices de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados, avançam às quartas-de-final. O Grupo E terá uma briga muito interessante entre o último campeão do Qualy de Hong Kong, o perigoso Zimbábue, e a consistente Rússia, que vem fazendo boas campanhas nos torneios que participa jogando contra os grandes. Ambos devem avançar às quartas, ao passo que o Chile corre por fora no grupo, almejando ao menos a classificação como terceiro colocado, possuindo uma equipe ascendente com atletas que atuam no exterior. Barbados, por sua vez, deve ser apenas coadjuvante.

Já o Grupo F terá como embate mais esperado o jogo entre os donos da casa, Hong Kong, que cresceram muito nos últimos anos, chegando a derrotar a Argentina e os Estados Unidos em 2013, e a Itália, que parece lentamente acordar para o sevens. Os italianos são ao lado dos irlandeses os únicos do eixo Six Nations-The Rugby Championship que não estão entre as 15 seleções da elite da Série Mundial de Sevens, uma vez que dão poucos investimentos à modalidade. Com os Jogos Olímpicos se aproximando, a Itália mostrou evolução em 2013, vencendo Portugal e Gales no Grand Prix Europeu. Entretanto, os sufocos no ano passado contra a Alemanha apontam para uma situação não tão animadora para os Azzurri. Atrás das duas forças vem Tunísia e Samoa Americana, que certamente podem roubar pontos de seus oponentes. Os tunisianos venceram o Uruguai em Hong Kong em 2013 e quase surpreenderam Tonga, mostrando bom rugby. Já a Samoa Americana tem na sua vizinha maior Samoa o espelho para o sucesso.

Por fim, o Grupo G é o mais previsível, com o Japão sendo o grande favorito, sobretudo após empatar com a Argentina, vencer por impensáveis 42 x 12 a outrora poderosa Samoa, e cair apenas na prorrogação contra Gales no Sevens de Tóquio na semana passada. Uruguai e Ilhas Cook brigarão pela segunda vaga do grupo, podendo inclusive avançar em terceiro lugar caso vençam bem Trinidad e Tobago.

 

 hong kong sevens logosevens world series copy

Hong Kong Sevens – 7ª etapa da Série Mundial de Sevens – em Hong Kong, China

Grupo A: Fiji, Quênia, Gales e Sri Lanka

Grupo B: África do Sul, Austrália, França e Espanha

Grupo C: Inglaterra, Canadá, Argentina e Portugal

Grupo D: Nova Zelândia, Estados Unidos, Escócia e Samoa

 

Torneio Qualificatório de Hong Kong – 2ª divisão da Série Mundial de Sevens

Grupo E: Rússia, Zimbábue, Chile, Barbados

Grupo F: Hong Kong, Itália, Tunísia, Samoa Americana

Grupo G: Japão, Ilhas Cook, Uruguai, Trinidad e Tobago

 

Clique aqui para conferir as listas de atletas.

 

Legenda: Azul = Torneio Principal / Vermelho = Torneio Qualificatório

Sexta-feira, dia 28 de março – das 3h00 às 10h45

Japão x Uruguai

Ilhas Cook x Trinidad e Tobago

Hong Kong x Tunísia

Itália x Samoa Americana

Rússia x Chile

Zimbábue x Barbados

Japão x Trinidad e Tobago

Ilhas Cook x Uruguai

Hong Kong x Samoa Americana

Itália x Tunísia

Rússia x Barbados

Zimbábue x Chile

Estados Unidos x Samoa

Canadá x Portugal

Austrália x Espanha

Quênia x Sri Lanka

Nova Zelândia x Escócia

Inglaterra x Argentina

África do Sul x França

Fiji x Gales

 

Sexta-feira, dia 28 de março / Sábado, dia 29 de março – das 22h00 às 08h40

Uruguai x Trinidad e Tobago

Tunísia x Samoa Americana

Chile x Barbados

Japão x Ilhas Cook

Hong Kong x Itália

Rússia x Zimbábue

Nova Zelândia x Samoa

Estados Unidos x Escócia

Inglaterra x Portugal

Canadá x Argentina

África do Sul x Espanha

Austrália x França

Fiji x Sri Lanka

Quênia x Gales

Escócia x Samoa

Argentina x Portugal

França x Espanha

Gales x Sri Lanka

Quartas-de-final 1 do Qualificatório

Quartas-de-final 2 do Qualificatório

Quartas-de-final 3 do Qualificatório

Quartas-de-final 4 do Qualificatório

Nova Zelândia x Estados Unidos

Inglaterra x Canadá

África do Sul x Austrália

Fiji x Quênia

 

Sábado, dia 29 de março / Domingo, dia 30 de março – das 23h00 às 08h30

Finais – Tornei Principal a partir das Quartas-de-final e Torneio Qualificatório a partir das Semifinais

 

 

HK7 feminino 2014

Women’s Hong Kong Sevens

Grupo A: Canadá, Cazaquistão e Hong Kong

Grupo B: Brasil, África do Sul e Papua Nova Guiné

Grupo C: França, China e Quênia

Grupo D: Irlanda, Japão e Cingapura

 

Quinta-feira, dia 27 de março

1ª fase – das 21h30 às 01h30

Canadá x Hong Kong

Brasil x Papua Nova Guiné – às 21h50

França x Quênia

Irlanda x Cingapura

Cazaquistão x Hong Kong

África do Sul x Papua Nova Guiné

China x Quênia

Japão x Cingapura

Canadá x Cazaquistão

Brasil x África do Sul – às 00h30

França x China

Irlanda x Japão

 

Semifinais – das 02h30 às 04h30

Finais Menores – das 04h50 às 06h30

Grande Final – 08h52 – no Hong Kong Stadium

 

Brasil

Bruna Lotufo – Bandeirantes
Paula Ishibashi – SPAC
Júlia Sardá – Desterro
Juliana Michele – Curitiba
Mariana Mendes – SPAC
Jessica Aidar – SPAC
Manuela Abreu – BH Rugby
Marcela Delboni – Vitória
Karina Godoi – São José
Thais Rocha (Xuxu) – SPAC
Thamara Rangel – Vitória
Gabriela Ávila – SPAC – Vice-capitã
Carla Barbosa (Zazá) – São José – Capitã