Tempo de leitura: 2 minutos

varsity match 2013

No dia 12 de dezembro, segunda quinta-feira de dezembro (como reza a tradição), terá lugar no estádio de Twickanham, em Londres, a tradicionalíssimo The Varsity Match, a mais prestigiada disputa do rugby universitário mundial, o duelo entre as seleções das universidades inglesas de Oxford e Cambridge.

O Varsity Match é jogo quase ininterruptamente desde 1872, tendo sido interrompido somente com as duas Grandes Guerras Mundiais. A primeira partida entre as duas universidades se deu apenas um ano depois da primeira partida internacional de rugby da história, entre Inglaterra e Escócia. A história do Varsity Match acompanha a própria história do rugby union. No início, as duas equipes entraram com 20 jogadores de cada lado, pois o número de 15 atletas sequer havia sido estabelecido. Ao longo das suas 131 partidas já disputadas, entraram em campo por Oxford ou Cambridge nessa partida dezenas de grandes lendas do rugby mundial, sobretudo na era amadora (até 1995), quando as duas universidades eram capazes de colocar em campo algumas das mais fortes equipes do mundo.

- Continua depois da publicidade -

No Varsity Match, entraram em campo no passado, entre muitos, lendas como Rob Andrew (abertura inglês), Simon Amor (atual técnico da seleção inglesa de sevens), Tony Underwood (ponta inglês), David Humphreys (abertura irlandês), Mike Gibson (centro inglês), Gavin Hastings (fullback escocês), Gerald Davies (centro e ponta galês), Gareth Davies (abertura galês), David Kirk (scrum-hald neozelandês, capitão dos All Black no Mundial de 1987) e Nick Mallett (oitavo sul-africano).

As duas equipes realizam jogos de preparação antes do grande encontro. Oxford enfrenta, desde 1914, o Mayor Stanley XV; e Cambridge joga contra o Steele-Bodger’s XV, desde 1948 – em homenagem a Steele Bodger, ex-capitão de Cambridge e presidente dos Barbarians. Esses dois times são combinados de jogadores selecionados especialmente para enfrentar os dois times.

São no total 20 times de rugby em Cambridge e 29 em Oxford, representando seus repesctivos colleges, dos quais os atletas são selecionados. Oxford atua com suas tradicionais camisas na cor azul marinho, ao passo que Cambridge veste suas camisas listradas na cor azul claro e branco, e ambos são apelidados de Blues (azuis, em inglês). Por isso, os Varsity Matches também são chamados de “Clash of the Blues”, o “Choque dos Azuis”.

Até hoje, Cambridge é o maior vencedor do jogo, com 61 vitórias, contra 56 de Oxford (além dos 14 empates). Entretanto, Oxford conquistou os últimos 3 títulos e vai para o jogo desta semana em busca de sua quarta conquista consecutiva, feito atingido pelo azuis marinhos apenas 4 vezes na história: 1881 e 1884 e entre 1948 e 1951. Cambridge, por sua vez, já emplacou 5 vitórias seguidas em 2 oportunidades.

O Brasil já foi representado no Varsity Match principal. Em 1961, atuou por Cambridge Collin Allan, nascido em Barretos, considerado à época um dos grandes jogadores do time azul celeste. Já em 2007, foi a vez de Juliano Fiori vestir a camisa de Cambridge representando o Brasio. Seu primo, Robert Malengreau, do Niterói, também jogou o Varsity Match, mas o jogo entre os times B, pelo lado de Oxford.