Tempo de leitura: 18 minutos

biggar-cdf20121

O natal está chegando e o rugby internacional não para! Neste fim de semana, todas as grandes ligas europeias tiveram rodada, com o PRO12 ítalo-celta seguindo com briga acirrada pela liderança. Os galeses do Ospreys garantiram uma brilhante vitória sobre o Ulster para assumirem isoladamente a primeira posição, sendo seguidos pelos escoceses do Glasgow, que venceram bem o Munster, terceiro colocado. Na quarta, quinta e sexta posições estão os demais times da Irlanda.

 

- Continua depois da publicidade -

Ospreys e Glasgow batem irlandeses na briga pela ponta

A liderança do PRO12 está nas mãos dos Ospreys, que não deram trégua e venceram o agora quinto colocado Ulster por 31 x 20, em um jogão diante de ridículos poucos mais de 6 mil torcedores, que mostram cada vez mais que algo tem que mudar na forma como as franquias galesas são pensadas. Dentro de campo, os galeses deram aula, com um primeiro tempo irretocável encerrado em 17 x 3. O primeiro try foi maravilhoso, com Eli Walker iniciando a jogada do campo defensivo concluída por Dan Biggar. Webb ampliou o marcou com o segundo try galês, e o Ulster ainda negou aos Ospreys um try certo, no fim do primeiro tempo.

Na segunda etapa, os Ospreys tiveram um try anulado, mas Webb cravou o terceiro do time, que já abria 31 x 6. O Ulster reagiu somente nos 15 minutos finais e conseguiu dois tries, com Herring e Bowe. Mas, no fim, Dirksen o try do ponto-bônus dos alvinegros.

Enquanto isso, o Glasgow conseguiu uma importante vitória sobre Munster, 21 x 18. O time irlandês fez um ótimo primeiro tempo, conduzido pelo jovem JJ Hanrahan. Um try do abertura e mais dois penais na primeira etapa abriram boa vantagem para o Munster, que sofreu pontos apenas por penais. Antes do intervalo, Copelando cravou o segundo try irlandês e o placar já estava em 18 x 9 para os vermelhos. Porém, os escoceses reagiram com um grande segundo tempo. Com tries de Nakarawa e Jonny Gray, os Warriors, dominantes no pack, viraram o marcador para 21 x 18.

 

Leinster e Cardiff Blues vencem dérbis e italianos seguem na pior

O Leinster conseguiu uma importante e sofrida vitória sobre o Connacht, em dérbi irlandês. O time do oeste da ilha manteve a disputa sempre parelha, mostrando força no scrum. Com try de Jennings, o time da capital abriu 8 x 6 antes do intervalo, mas o Connacht se manteve no jogo apesar da boa pontaria de Gopperth para o Leinster e, aos 73′, Naoupu cravou o try que deixou o Connacht a somente um penal da vitória. Contudo, os campeões insurgiram no fim e no apagar das luzes o sul-africano Kirchner cravou o try da vitória do Leinster, 21 x 11.

Em Gales, Cardiff Blues e Scarlets fizeram um dérbi que valia as esperanças para o restante da temporada para ambos. E os Blues saíram vencedores graças a dois tries de Josh Navidi no primeiro tempo. Com 21 x 6 para Cardiff no intervalo, o jogo parecia que pegaria fogo na segunda etapa, mas tudo o que se viu nos 40 minutos finais foi um penal isolado para os Scarlets, arrematado por Priestland. 21 x 9.

Os italianos seguem muito mal, como sempre. O Treviso foi à Escócia e foi massacrado pelo Edinburgh, 48 x 0 embaraçosos, ao passo que o Zebre caiu em Gales perante o Dragons, 25 x 11.

 

Eccellenza encerra ano com liderança do Calvisano e alívio em L’Aquila Por Giorgio Vuerich

A sétima rodada do Campionato d’Eccellenza não mudou a liderança, que segue com o Calvisano seguido do Mogliano e dos policais do Fiamme Oro.

O Calvisano alcançou a sexta vitória da temporada contra os romanos da Lazio por 27 x 14. Aconteceu quase tudo nos primeiros 21 minutos de jogo: três  tries, do ponta Bergamo, do abertura Seymour e um penal-try convertido. Depois, os romanos encurtaram a distância com try de Filippucci e um penal do Nathan, fechando a primeira etapa em 17×8. Ao 51′, a Lazio marcou um penal com Nathan 17×11. Neste ponto, o Calvisano aumentou o ritmo do jogo e chegou a outros dois tries, com Di Giulio (62′) e Bergamo (77′). Placar final, 27×14 e ponto bônus adicional para Calvisano.

Em Mogliano Veneto aconteceu um dos muitos clássicos vênetos. O Mogliano derrotou os “Bersaglieri” de Rovigo em um jogo muito emocionante e cheio de tries: 5 tries contra 3 para Mogliano, que fez um grande placar: 42×17.

Outro clube vêneto não teve nada a comemorar em outro dérbi da região: quinta derrota da temporada e crise para o Petrarca Padova, derrotada e ultrapassado na classificação pelo San Donà. 15×9 o placar.

Ao terceiro lugar na tabela chagaram os policais do Fiamme Oro. Foram 5 tries contra 3 sobre o Viadana, em um contundente 45 x 17 que manteve o time romano em ascensão e acima do oponente lombardo.

Mas, o jogo mais esperado da rodada se deu no estádio Chersoni, em Prato, onde a equipe dos Cavalieri enfrentou o L’Aquila em jogo  direto contra o rebaixamento. L’Aquila venceu, sempre mais ofensiva, marcando dois tries nos primeiros 25 minutos da primeira etapa (12×3). No segundo tempo, os visitante seguiram superiores e 24×15 foi o placar final para os “Abruzzesi”.

A temporada vai parar nas férias de Natal e retorna no dia 3 de janeiro de 2015

 

guinness pro12

Guinness PRO12 – Liga de Escócia, Gales, Irlanda e Itália

Leinster 21 x 11 Connacht, em Dublin

Edinburgh 48 x 0 Benetton Treviso, em Edimburgo

Cardiff Blues 21 x 9 Scarlets, em Cardiff

Glasgow Warriors 21 x 18 Munster, em Glasgow

Ospreys 31 x 20 Ulster, em Swansea

Dragons 25 x 11 Zebre, em Newport

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Calvisano 27 x 14 Lazio, em Calvisano

Petrarca Padova 9 x 15 San Donà, em Padova

Fiamme Oro 45 x 27 Viadana, em Roma

Mogliano 42 x 17 Rovigo, em Mogliano

I Cavalieri Prato 15 x 24 L’Aquila, em Prato