Tempo de leitura: 2 minutos

RBX21715 

A Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, recebeu um o torneio de Beach Rugby internacional organizado pela CBRu e apoiado pelo World Rugby. Usando as regras de 5-a-side, sancionadas pelo World Rugby, o torneio foi um teste muito bem sucedido do que poderia vir pela frente nos próximos anos e serviu para apresentar o rugby para muitos cariocas que ainda não tinham tido contato com o esporte. Para iniciar o torneio, um salto de parapente de Rafael Goberna, que trouxe a bola à arena de jogo com estilo.

Nas areias, o nível do torneio foi muito bom, com jogos extremamente rápidos e vários pontos por minuto. No torneio feminino, apesar de alguns sustos, o Brasil manteve sua hegemonia sobre a Argentina vencendo os dois jogos pelo placar agregado de 14 x 8. A curiosidade foi Edna Santini como treinadora do time, que, conduzido pela experiência de Baby Futuro e Gabi Ávila, e contando com a juventude da nova safra, conseguiu se impor sobre uma Argentina que contou com várias de suas titulares do sevens.

- Continua depois da publicidade -

No masculino, as disputas foram intensas. No primeiro jogo, Itália – que trouxe ao Brasil um time especialista em Beach Rugby, formado pela liga local da modalidade – teve pela frente a Argentina, liderado pelo astro do sevens Nicolás Bruzzone. O resultado foi um jogo lá e cá de muita intensidade, que se encerrou com triunfo decisivo dos Pumas por 6 x 4. O Brasil estreou bem contra os Barbarians do Rio, combinado de atletas locais, atropelando o aguerrido oponente por 11 x 4.

Na segunda rodada, um jogo emocionante entre Brasil e Itália terminou com empate em 6 x 6 e decisão no 1 x 1. Filipe Bicudo ficou com a missão de fazer defender e fazer  o try, mas não conseguiu superar o italiano. A Argentina passou pelos Barbarians e jogou a pressão para a Itália, que fez sua parte e aplicou 10 x 0 no time fluminense. Restou a Brasil e Argentina decidirem quem dos três sairia campeão e os Pumas se impuseram, apesar do bom desempenho brasileiro. 8 x 7 foi o placar que deu a taça aos nossos vizinhos.

 

Resultados:

Argentina 6 x 4 Itália – Masculino

Brasil 11 x 4 Barbarians – Masculino

Brasil 6 x 3  Argentina – Feminino

Brasil 6 x 7 Itália – Masculino (no desafio 1 x 1)

Argentina 11 x 3 Barbarians – Masculino

Brasil 8 x 5 Argentina – Feminino

Itália 10 x 0 Barbarians – Masculino

Brasil 7 x 8 Argentina – Masculino

 

Classificação Masculino:

1 – Argentina, 2 Itália, 3 Brasil, 4 Barbarians Brasileiros

 

Agregado Feminino: Brasil 14 x 8 Argentina

 

Foto: Luiz Pires / Fotojump