Tempo de leitura: 14 minutos

rabbs 

A NRL voltou! O mais forte campeonato de rugby league do mundo começa nessa quinta-feira. A National Rugby League, a liga australiana chega à sua 108ª edição neste ano e terá nada menos que 31 semana até sua grande final, no dia 4 de outubro.

A competição não sofreu nenhuma mudança com relação ao ano passado. São 16 clubes – sendo 15 australianos e 1 neozelandês – que jogam 24 partidas ao longo de 26 rodada na primeira fase, contando duas rodadas de folga para cada time. Cada equipe enfrenta todas as demais equipes uma vez, sendo que nove adversários são enfrentados duas vezes. Ao final da primeira fase, o primeiro colocado ganha o título da Minor Premiership, a segunda taça em importância na NRL.

- Continua depois da publicidade -

Os oito primeiros colocados da temporada regular garantem vaga no mata-mata, que tem um sistema também diferente do usual em outras modalidades. O primeiro colocado recebe o quarto colocado, ao passo que o segundo colocado recebe o terceiro colocado, nos chamados jogos Qualificatórios. Os vencedores dos Qualificatórios avançam diretamente às Semifinais, enquanto os perdedores ganham uma segunda chance na Repescagem. Em paralelo, o quinto colocado recebe o oitavo colocado, enquanto o sexto colocado recebe o sétimo colocado, nos chamados jogos Eliminatórios. Os vencedores dos Eliminatórios se classificam para a Repescagem, ao passo que os perdedores são eliminados. As Repescagens acontecem na casa das equipes vindas do Qualificatório, sendo que seus vencedores garantem vaga nas Semifinais. Os vencedores das Semifinais fazem a Grande Final.

O Sports+ transmite a NRL ao vivo para o Brasil. Em breve, a programação!

 

O Rugby League

O Rugby League é jogado com regras diferente do mais famoso e difundido Rugby Union. O Rugby League se separou do Rugby Union em 1895, na Inglaterra, quando um grupo de clubes do norte do país, defensores profissionalismo, rompeu com a RFU – União Inglesa de Rugby. A nova Northern Rugby Union (NRU), posteriormente RFL – Rugby League – alterou as regras e formou um esporte novo. Com 13 atletas de cada lado, as principais diferenças do Rugby League para o Union são:

– A pontuação. No League, o try vale 4 pontos, o penal 2 pontos, a conversão 2 pontos e o drop goal 1 ponto;

– A inexistência de rucks. Quando um atleta vai ao solo, ele deve imediatamente ser liberado pelo “tacleador”, efetuando o play the ball, ação na qual o atleta rola a bola para trás e permite a continuidade do jogo. Cada equipe tem direito a efetuar 5 vezes o play the ball, sendo que no sexto tackle a bola troca de posse e passa ao time adversário, com a posse de bola se alternando;

– A inexistência de lineouts e a ausência de disputa dos scrums. No scrum do League, formado por 6 atletas, a bola é introduzida diretamente nos pés da equipe que recebeu a infração.

 

A NRL e a temporada 2015

Em 1908, o Rugby League chegou a Sydney, na Austrália, e o país se tornou o único, além da vizinha Papua Nova Guiné, onde o Rugby League é a forma mais popular de Rugby, superando o Union. A popularidade também se estende à cidade de Auckland, na Nova Zelândia, onde o League também tem muitos seguidores.

A NRL é a sucessora da NSWRL, a liga de Nova Gales do Sul, maior estado do país, onde se localiza Sydney. Restrita apenas à região de Sydney e rivalizando com a BRL, a liga de Brisbane (Queensland), a NSWRL se expandiu para outras cidades de Nova Gales do Sul e se consolidou como a liga mais importante da Austrália. Em 1988, o Brisbane Broncos se tornou o primeiro time do estado de Queensland a jogar a NSWRL, tornando-a, enfim, uma liga nacional. A expansão se seguiu nos anos seguintes e a NSWRL mudou de nome para ARL (Australian Rugby League) em 1995. Em 1997, a criação de uma liga rival, a Super League australiana, levou a uma crise, resolvida no ano seguinte com a fusão de ARL e Super League e a criação da NRL, que assumiu seu atual modelo. 

Em 2014, a NRL viveu um de seus momentos mais memoráveis. O maior campeão da história da competição, o South Sydney Rabbitohs, de Russell Crowe, quebrou um jejum de nada menos que 43 anos sem conquistas, faturando a taça de forma emocionante. Os Souths perderam um de seus grandes nomes para 2015, o inglês Sam Burgess, que foi para o Rugby Union, mas ainda figuram entre os grandes favoritos deste ano. Junto deles, Bulldogs, vice-campeão, e Sydney Roosters, campeão de 2013 – e que também perdeu dois nomes importantes, o veterano Anthony Minichiello e o pop star Sonny Bill Williams – seguem figurando entre os favoritos, assim como o estrelado e envelhecido Melbourne Storm. Já o sempre postulando Manly Sea Eagles vive algumas incertezas, mas não pode ser descartado. Do lado de Queensland, o North Queensland Cowboys segue forte em busca de sua primeira conquista, ao passo que o Brisbane Broncos parece bem renovado e com ambição para 2015. Entre os postulantes a zebra, o lanterna de 2014, o Cronulla Sharks, foi o time que mais se reforçou e formou um time muito competitivo, querendo entrar de vez para a briga.

Vamos à prévia equipe por equipe!

 

Equipes

Brisbane Broncos logo.svg copy copy

Brisbane Broncos

Cidade (Estado): Brisbane (Queensland)

Estádio: Suncorp Stadium (52.500 lugares)

Fundação: 1988

Títulos: 6 títulos da NRL e 2 Mundiais

2014: Eliminado nas quartas-de-final (8º na 1ª fase)

2015: Os Broncos mostraram melhoras de 2013 para 2014, voltando ao mata-mata. Neste ano, a equipe com a maior torcida da Austrália tem tudo para voltar a ser protagonista, recebendo a volta do maior técnico de sua história, Wayne Bennett, o treinador mais vitorioso da liga e vencedor de todos os 6 títulos já conquistados pelo Broncos. Bennett deixou o Newcastle Knights e levou consigo para Brisbane, para o posto de Josh Hoffman, que deixou o time, o excelente e polêmico Darius Boyd e o jovem promissor Anthony Milford, ex-Raiders, que deverá ocupar o lugar de Ben Barba, que deixou os Broncos após temporada apagada. Brisbane ainda se reforçou com o forward neozelandês Adam Blair, ex-Wests Tigers. Briga por título? Ainda é cedo para tal, mas certamente os Broncos estão no trilho de uma boa campanha.

 

Canterbury-Bankstown Bulldogs logo copy copy

Canterbury-Bankstown Bulldogs

Cidade (Estado): Sydney (Nova Gales do Sul)

Estádio: ANZ Stadium (84.000 lugares)

Fundação: 1935

Títulos: 8 títulos da NRL

2014: Vice-campeão (7º na 1ª fase)

2015: Com altos e baixos, mas sempre pragmático e jogando um rugby de resultados, o Bulldogs foram vice-campeões em 2014, conduzidos pela mão forte do técnico Des Hasler. Para 2015, os Bulldogs voltam a estar entre os favoritos, tendo como ponto forte um pack de forwards avassalador, liderado pelo inglês James Graham. Porém, os azuis perderam nomes importantes na frente, como Michael Ennis, e seu definidor Mitch Brown, ambos migrados para o Sharks. Contudo, os Bulldogs efeturam uma das grandes contratações da temporada: Brett Morris, que deixou o Dragons para jogar junto de seu irmão Josh Morris, formando uma das linhas mais fortes do campeonato. Equilíbrio ainda maiores entre as unidades e saldo positivo aos Dogs.

 

Canberra Raiders copy copy

Canberra Raiders

Cidade (Estado): Canberra (Território da Capital Australiana)

Estádio: Canberra Stadium (25.000 lugares)

Fundação: 1982

Títulos: 3 títulos da NRL

2014: 15º

2015: Ameaçadíssimo de terminar na última posição, o time da capital australiana irá sofrer em 2015. Com uma equipe ainda jovem e enfraquecida pela perda de alguns dos principais nomes, como Reece Robinson, Terry Campese e Anthony Milford, os Raiders têm que rezar para alguém ser mais fraco no ano.

 

Cronulla-Sutherland Sharks logo.svg copy copy

Cronulla-Sutherland Sharks

Cidade (Estado): Sydney (Nova Gales do Sul)

Estádio: Remondis Stadium (22.000 lugares)

Fundação: 1967

Títulos: 0

2014: 16º

2015: Lanterna de 2014, o Cronulla Sharks foi a equipe que mais – e melhor – se reforçou para 2015. O conjunto do sul de Sydney é o único time da cidade que jamais foi campeão e viveu pesadelos nos últimos anos, com caso de doping, suspensão de treinador e quase falência, com ameaça de relocação. Shane Flanagan volta a comandar o time depois de suspensão no escândalo de doping de 2013 e, com o retorno do treinador, a nova diretoria do clube foi ambiciosa e levou para Cronulla o craque Ben Barba, o excelente Mitch Brown, o maestro Michael Ennis e o bom Gerard Beale, sendo ainda capaz de manter nomes de ouro como Luke Lewis e Paul Gallen no time. Renascido das cinzas, o Cronulla Sharks deve lutar por vaga no mata-mata.

 

Gold Coast Titans copy

Gold Coast Titans

Cidade (Estado): Gold Coast (Queensland)

Estádio: Skilled Park (27.400 lugares)

Fundação: 2007

Títulos: 0

2014: 14º

2015: Em crise, o Gold Coast Titans é um dos favoritos à lanterna. A equipe viveu uma crise financeira sem precedentes na virada do ano, somada a um escândalo de doping, e acaba de ter seu controle assumido pela NRL, que busca comprador para a franquia. Sem rumo ou direção, e sofrendo com êxodo de atletas e falta de público, os Titans têm poucas boas novidades para seu torcedor. A vinda de Josh Hoffman pode ser pouco notada se a forma de 2014 se mantiver. Poucas esperanças nas praias de Queensland.

 

Manly-Warringah Sea Eagles logo.svg copy copy copy

Manly-Warringah Sea Eagles

Cidade (Estado): Sydney (Nova Gales do Sul)

Estádio: Brookvale Oval (23.000 lugares)

Fundação: 1947

Títulos: 8 títulos da NRL, 1 Mundial e 3 World Sevens

2014: Eliminado na Repescagem (2º na 1ª fase)

2015: O Manly Sea Eagles parece não ter a mesma força de outros anos e perdeu um de seus grandes nomes, Glenn Stewart, que foi para os rivais de South Sydney. As possibilidades de saídas de Cherry-Evans e Kieran Foran atrapalharam a pré-temporada de Manly, que inclui derrotada acachapante para o Sydney Roosters. O time é indiscutivelmente forte e deve ficar entre os primeiros colocados, mas o ambiente não é de time campeão. Porém, nada que Geoff Toovey não saiba resolver. A linha brilhante dos Sea Eagles e sua forte defesa sempre dão o recado.

 

MelbourneStorm copy copy

Melbourne Storm

Cidade (Estado): Melbourne (Vitória)

Estádio: AAMI Park (30.000 lugares)

Fundação: 1998

Títulos: 2 títulos da NRL e 2 Mundiais (mais 2 títulos da NRL e 1 Mundial cassados)

2014: Eliminado nas quartas-de-final (6º na 1ª fase)

2015: Os tempos áureos estão distantes de Melbourne. O Storm pode ainda contar com os craques Cameron Smith, Cooper Cronk e Billy Slater, que sempre o colocam entre os favoritos ao título. Porém, o último ano não foi inspirador e a falta de renovação preocupa o torcedor de Vitória. Melbourne não trouxe nenhum nome de peso e buscou resolver o problema da falta de um cinco-oitavos trazendo do Wigan Warriors, da Inglaterra, o australiano Blake Green, que precisa ainda provar na NRL seu nível. Para preocupação, o matador Sisa Waqa deixou o Storm em prol do Raiders, enquanto o portentoso George Rose saiu da equipe roxa e foi para o Dragons.

 

NewcastleKnights copy

Newcastle Knights

Cidade (Estado): Newcastle (Nova Gales do Sul)

Estádio: Hunter Stadium (33.000 lugares)

Fundação: 1988

Títulos: 2 títulos da NRL e 2 World Sevens

2014: 12º

2015: Depois de trágica temporada e das saídas de Bennett e Boyd, o Knights promete uma campanha melhor que a de 2014. A equipe de Hunter não trouxe nenhum nome de peso e aposta na qualidade de seus 3/4s para voltar a assustar seus oponentes e brigar pelo mata-mata. Os Knights correm por fora na luta pela classificação.

 

New Zealand Warriors logo.svg copy

New Zealand Warriors

Cidade (País): Auckland (Nova Zelândia)

Estádio: Mount Smart Stadium (30.000 lugares)

Fundação: 1995

Títulos: 0

2014: 9º

2015: Decepcionante em 2014, o time da Nova Zelândia é, novamente, um forte candidato à classificação, mas precisa superar sua inconsistência. A base promissora foi mantida e ofullback inglês Sam Tomkins segue atraindo as atenções. Esta é a temporada que se espera dele brilho, já adaptado à competição. Jogando junto do craque Shaun Johnson – candidato até a MVP da NRL 2015 – e de definidores natos como Manu Vatuvei, Tonkins pode ajudar seu time a, finalmente, fazer jus às expectativas. Será que agora vai?

 

North Queensland Cowboys copy copy copy

North Queensland Cowboys

Cidade (Estado): Townsville (Queensland)

Estádio: 1300MILES Stadium (26.500 lugares)

Fundação: 1995

Títulos: 1 Auckland Nines

2014: Eliminado na Repescagem (5º na 1ª fase)

2015: Liderado por Johnathan Thurston, o Cowboys é forte candidato à classificação e tem ambições de, finalmente, quebrar o jejum e ser campeão. Se depender de Thurston, os Cowboys chegam com tudo para brigarem pela taça. O time de Townsville perdeu Brent Tate, aposentado, mas segue com um equilíbrio interessante entre uma linha de talento e um pack pesado. Resta aos Cowboys saberem jogar sem Thurston e quebrarem essa dependência, para deixarem de ser um time previsível.

 

parramatta eels 2014

Parramatta Eels

Cidade (Estado): Sydney (Nova Gales do Sul)

Estádio: Pirtek Stadium (21.500 lugares)

Fundação: 1947

Títulos: 4 títulos da NRL e 2 World Sevens

2014: 10º

2015: Parramatta fez um boa temporada em 2014 e quase chegou ao mata-mata. Mas, 2015, começou mal, com a perde do genial Jarryd Hayne, melhor atleta do time, que buscou sua sorte no Detroit Lions, da NFL. Com um desmanche no elenco, os Eels estão claramente mais fracos em 2015 e correm o risco de voltarem a brigar contra a colher-de-pau.

 

penrith panthers logo novo

Penrith Panthers

Cidade (Estado): Sydney (Nova Gales do Sul)

Estádio: Centrebet Stadium (22.500 lugares)

Fundação: 1967

Títulos: 2 títulos da NRL

2014: Semifinalista (4º na 1ª fase)

2015: Surpresa de 2014, o Penrith Panthers fez bonito, jogando um rugby ultra-coletivo esplendoroso para chegar à semifinal da NRL. A base dos Panthers foi mantida e poucas perdas significativas foram registradas. Porém, o time não é mais surpresa e todos já olham de forma diferente para Penrith. Repetir o feito de 2014 já seria muito significativo para Jamie Soward, James Segeyaro e cia.

 

St George Illawarra Dragons logo copy

St. George Illawarra Dragons

Cidades (Estado): Sydney (Nova Gales do Sul) e Wollongong (Nova Gales do Sul)

Estádios: WIN Jubilee Stadium (24.000 lugares), em Sydney / WIN Stadium (23.750 lugares), em Wollongong

Fundação: 1999 – fusão entre St. George Dragons (de 1921) e Illawarra Dragons (de 1982)

Títulos: 16 títulos da NRL (15 do St. George Dragons e 1 do St. George Illawarra Dragons) e 1 Mundial

2014: 11º

2015: Gigante apequenado, o Dragons sofre grande pressão por uma boa campanha em 2015, após fracos resultados nos últimos anos. O time tem uma torcida fanática e numerosa, mas o elenco é humilde, ainda mais agora com a saída do ídolo Brett Morris para o rival Bulldogs. Dono ainda assim de uma linha envolvente e apostando na ousadia de Benji Marshall, ainda em busca de se melhor rugby, o Dragons tem na fragilidade do jogo de contato e, sobretudo, em sua fraca defesa seus pontos fracos. Uma classificação ao mata-mata já seria muita coisa para St. George.

 

South Sydney Rabbitohs logo copy copy

South Sydney Rabbitohs

Cidade (Estado): Sydney (Nova Gales do Sul)

Estádio: ANZ Stadium (84.000 lugares)

Fundação: 1908

Títulos: 21 títulos da NRL, 1 World Sevens e 1 Auckland Nines

2014: Campeão (3º na 1ª fase)

2015: Sam Burgess pode ter saído, e Lote Tuqiri não teve ainda seu contrato renovado. Mas, e daí? O South Sydney Rabbitohs segue sendo uma máquina e um dos favoritos ao título. Agora sem a pressão de 43 anos de jejum, os Rabbitohs têm terreno para deslancharem na competição e voltam a ser favoritos a mais uma taça. Desde 1998, nenhuma equipe conquista o título da NRL em dois anos seguidos, o que pesa contra o time do craque Greg Inglis. Mas, o equilíbrio entre um pack titânico e uma linha jovem e abusada fazem dos Souths a equipe a ser batida em 2015. Será que mais um tabu irá para o espaço? A equipe mais popular de Sydney está disposta a isso.

 

Sydneyroosters copy copy copy

Sydney Roosters

Cidade (Estado): Sydney (Nova Gales do Sul)

Estádio: Allianz Stadium (45.500 lugares)

Fundação: 1908

Títulos: 13 títulos da NRL, 3 Mundiais e 1 World Sevens

2014: Semifinalista (1º na 1ª fase – Campeão da Minor Premiership)

2015: Campeão de 2013, o Sydney Roosters fez uma grande temporada em 2014, mas caiu diante do Rabbitohs na semifinal. Os dois arquirrivais vem protagonizando clássicos memoráveis e novamente o Roosters aparece como um forte candidato a frustrar os planos do Rabbitohs. Com um time forte em todos os setores, o Roosters tem alguns problemas ainda assim, com a saída de Sonny Bill Williams e a aposentadoria do líder Anthony Minichiello. Com isso, as dúvidas sobre como os Easts se comportarão sem o ilustre capitão pairam e seus substituto não foi ainda encontrado, o que preocupa. Já para o lugar de SBW, a aposta veio da Super League inglesa, com a chegada do tonganês Willie Manu, campeão com o St. Helens Saints.

 

WestsTigersLogo copy copy

Wests Tigers

Cidade (Estado): Sydney (Nova Gales do Sul)

Estádios: Campbeltown Stadium (20.000 lugares) e Leichhardt Oval (22.000 lugares)

Fundação: 2000 – fusão entre Balmain Tigers (de 1908) e Western Suburbs Magpies (de 1908)

Títulos: 16 títulos da NRL (11  do Balmain Tigers, 4 do Western Suburbs Magpies e 1 do Wests Tigers) e 2 World Sevens (1 do Balmain Tigers e 1 do Wests Tigers)

2014: 13º

2015: Jovem e frágil, o Wests Tigers é um dos candidatos à parte de baixo da tabela. O time vem sofrendo com as brigas na diretoria entre os membros do Western Magpies e os membros do Balmain Tigers, os dois clubes que se fundiram para a fundação da equipe atual. Os Wests Tigers se desfizeram de muitos atletas e não trouxeram ninguém. Sofrimento no radar.

 

Lista de maiores campeões da NSWRL/ARL/SL/NRL (desde 1908)*

1 – South Sydney Rabbitohs – 21 títulos

2 – St. George Illawarra Dragons (incluindo St. George Dragons) – 16 títulos

Wests Tigers (incluindo Balmain Tigers e Westerns Suburbs Magpies) – 16 títulos

4 – Sydney Roosters – 13 títulos

5 – Canterbury Bulldogs – 8 títulos

Manly Sea Eagles – 8 títulos

7 – Brisbane Broncos – 6 títulos

8 – Parramatta Eels – 4 títulos

9 – Canberra Raiders – 3 títulos

10 – Melbourne Storm – 2 títulos

Newcastle Knights – 2 títulos

Penrith Panthers – 2 títulos

Sem títulos: North Queensland Cowboys, New Zealand Warriors, Cronulla Sharks e Gold Coast Titans

 

*Apenas equipes ativas na liga