top 14 capitaes 201415

Tempo de leitura: 119 minutos

top 14 capitaes 201415

Tudo pronto para o início da temporada 2014-15 do Top 14, o Campeonato Francês! A liga mais rica do mundo terá seu pontapé inicial nessa sexta-feira, dia 15.

Na temporada passada, o Bouclier de Brennus – nome dado ao escudo que é o troféu do campeonato – ficou com o milionário Toulon pela primeira vez na era profissional – inaugurada em 1995-96 – e pela quarta vez na história ao superar o Castres, campeão da temporada 2012-13. O Toulon fez a famosa dobradinha, vencendo também a Copa Europeia, completando a melhor temporada de sua história. Além dos finalistas, Clermont, Montpellier, Toulouse e Racing Métro garantiram vaga na inaugural Champions Cup, a nova competição europeia que substitui a Copa Europeia de Rugby (Heineken Cup) em 2014-15. Já os tradicionais Biarritz e Perpignan, outrora temidos em toda a Europa, tiveram o duro destino do rebaixamento, dando lugar e Lyon e La Rochelle, que retornam à liga após dois e três anos, respectivamente, de seus últimos rebaixamentos.

- Continua depois da publicidade -

 

Formato e teto salarial

O Top 14 manteve para esta temporada sua fórmula de disputa. Os 14 clubes se enfrentam em turno e returno, totalizando 26 rodadas na temporada regular. Os dois últimos colocado serão rebaixados à Pro D2, a segunda divisão, ao passo que os seis primeiros colocados seguem na disputa pelo título. O primeiro e o segundo colocados da temporada regular garantem vaga antecipada nas semifinais, enquanto os times do quarto ao sexto lugar jogam uma repescagem (as barrages), valendo as duas outras vagas nas semifinais. Na repescagem, os times de melhor campanha na temporada regular garantem o mando de jogo, com o terceiro colocado recebendo o sexto e o quarto recebendo o quinto. As semifinais serão em sedes neutras, a serem escolhidas pela liga, enquanto a grande final já está marcada para o dia 13 de junho, no Stade de France, em Paris.

Para completar, o Top 14 garante vaga aos seus seis primeiros colocados na Champions Cup, a principal copa europeia, na temporada seguinte. O sétimo colocado ainda ganhará uma segunda chance de ir à Champions Cup mediante uma repescagem contra o sétimo colocado da Premiership inglesa e o sétimo e o oitavo colocados do PRO12. Todos os times que não se qualificaram para a Champions Cup e também não foram rebaixados à Pro D2 garantem vaga na Challenge Cup, a segunda copa europeia, assim como os dois times promovidos da Pro D2.

Para 2014-15, a LNR – Ligue National de Rugby, entidade que organiza o Top 14 e a Pro D2 – estabeleceu um teto salarial de 10 milhões de euros anuais para a folha salarial anual de cada clube (pouco mais de 30 milhões de reais), não contabilizando atletas promovidos dos times juvenis que ganhem menos de 50.000 euros anuais. O valor é hoje quase o dobro do teto salarial da Premiership inglesa, a segunda mais rica do mundo.

 

História

O Campeonato Francês é um dos mais antigos do mundo, criado em 1892, e interrompido desde então somente durante as duas Guerras Mundiais. Até 1995, a competição era amadora, uma vez que o profissionalismo era proibido em todo o mundo do rugby, mas a força econômica dos clubes francês era notória desde os anos 1920, com recorrentes práticas de profissionalismo velado. No início, Paris concentrava as equipes mais fortes do rugby francês, com Racing e Stade Français dominando os primeiros anos da competição. Em 1904, o Stade Bordelais – hoje parte do Union Bordeaux – se tornou o primeiro clube de outra cidade a ser campeão, e paulatinamente a força do rugby francês se transferiu para a região sudoeste do país, apelidado de “Ovalie”, a terra do rugby, onde o esporte rivaliza e até supera em popularidade o futebol. O sul da França passou a concentrar quase todos os times da primeira divisão francesa, com a presença de clubes de Paris sendo a única exceção.

O Toulouse emergiu como a grande força do país a partir dos anos 20, permanecendo até hoje o mais vitorioso clube do país. Por conta do amadorismo, muitos clubes de pequenas cidade conquistaram o Bouclier de Brennus ao longo das décadas, com nada menos que 26 clubes já tendo comemorado o título francês. Nos anos 50, o Lourdes – hoje apenas na terceira divisão – se tornou a maior força do país, enquanto nos anos 60 tal honra passou para o Agen, hoje na segunda divisão. Nos anos 70, o Agen passou a ter grande concorrência do Béziers, hoje também na segunda divisão, que se tornou a grande força dos anos 80. Foi no final dos anos 80 e nos anos 90 que o Toulouse voltou à condição de mais poderoso do país.

Em 1995, com a liberação do profissionalismo no rugby no mundo todo, o Campeonato Francês foi reduzido de 32 clubes para 20, passando a 24 em 1998, quando foi fundada a LNR, para assumir o controle do rugby profissional. Em 2001, o campeonato assumiu o nome de Top 16, sendo reduzido a 16 participantes. Foi somente em 2005 que o formato atual de 14 equipes foi estabelecido. 

 

1ª rodada

Dia 15/8:

15h45 – Bayonne x Toulon

 

Dia 16/8:

9h45 – Clermont x Grenoble

13h30 – Bordeaux x Lyon

13h30 – Brive x La Rochelle

13h30 – Castres x Stade Français

13h30 – Toulouse x Oyonnax

15h45 – Montpellier x Racing Métro

 

Clubes

bayonne logo

Aviron Bayonnais – Bayonne

Cidade: Bayonne

Estádio: Stade Jean Dauger (17.000 lugares)

Títulos europeus: 0

Títulos do Campeonato Francês: 3

2013: 10º lugar

2014: A crise do rugby basco não deve desaparecer em um futuro próximo. Com a queda do Biarritz, o Bayonne passa a ser o único representante da região na divisão de elite francesa e não deve ter vida fácil. O time possui um elenco fraco, que não pode ser reforçado pela falta de recursos econômicos, e uma nova dupla de treinadores, com o argentino e ex-jogador dos Pumas, Patrício Noriega, como técnico principal, e o francês Nicolas Morales, para a linha – dois profissionais de estilos e histórias bem diferentes e que poucos acham que foram feitos para trabalhar juntos. Por tudo isso será uma surpresa se o time não lutar contra o rebaixamento.

Previsão do Portal – Luta contra o rebaixamento

 

bordeaux

Union Bordeaux Bègles

Cidade: Bordeaux

Estádios: Stade Chaban-Delmas (34.700 lugares), em Bordeaux; e Stade André Moga (10.000 lugares), em Bègles 

Títulos europeus: 0

Títulos do Campeonato Francês: 9 (7 títulos do Stade Bordelais + 2 títulos do Bègles)

2013: 8 lugar

2014: A tradicional cidade francesa, uma das grandes fortalezas do rugby, voltou a ter um time na primeira divisão na temporada 2011-12. A ainda humilde equipe do Bordeaux chegou muito próxima das finais no ano passado e tem tudo para ir melhor neste ano. Apesar de ainda não ter o talento e a experiência necessárias para ser um sério concorrente ao título, a equipe do Union está pronta para ganhar uma vaga nas finais e na Champions Cup. O time perde o grande líder da linha o neozelandês Bruce Reihana, porém a contratação do excelente Sofiane Guitoune, que estava no Perpignan, deve preencher o vazio. O time ainda contratou o asa Bertrand Guiry, também do Perpignan, que vai contribuir para um já muito forte pack de forwards.

Previsão do Portal – Vaga na Champions Cup

 

brive

Club Athlétique Brive Corrèze Limousin

Cidade: Brive

Estádio: Stade Amédée-Domenech (16.000 lugares)

Títulos europeus: 1 Copa Europeia de Rugby (Heineken Cup)

Títulos do Campeonato Francês: 0

2013: 9º lugar

2014: Apostando em um elenco humilde, porém dedicado, o alvinegro de Limousin conseguiu sobreviver ao seu ano de retorno a primeira divisão sem grandes sobressaltos, ocupando o meio da tabela durante todo o campeonato. A equipe, se ainda não está pronta para voos mais altos, não corre grandes riscos em relação ao rebaixamento e caminha para mais uma temporada sem grandes emoções.

Previsão do Portal – Meio da tabela

 

castres

Castres Olympique

Cidade: Castres

Estádio: Stade Pierre-Antoine (11.500 lugares)

Títulos europeus: 1 Escudo Europeu (European Shield, extinto)

Títulos do Campeonato Francês: 4

2013: Vice-campeão / 6º lugar na 1ª fase (classificado à Champions Cup)

2014: Os campeões da temporada 2012-13 conseguiram no ano passado vaga para as finais apenas na última rodada e fizeram seu caminho até o vice-campeonato se apoiando em um misto de grandes atuações individuais e um pouco de sorte. O pequeno notável perdeu o oitavo Antoine Claassen, um dos líderes da equipe, e o jovem fullback Brice Dulin, um dos melhores jogando na França, os quais dificilmente poderão ser substituídos à altura. A boa notícia é que o time salvou o scrum-half e grande estrela da equipe, Rory Kockott, das garras do poderoso Toulon, já que sua saída seria um verdadeiro desastre em termos de desempenho da equipe. O CO se reforçou, no entanto, com o veterano Sitiveni Sivivatu, sempre perigoso, que poderá ser uma nova arma nos ataques azuis.

Previsão do Portal –  Vaga na Champions Cup

 

clermont

Association Sportive Montferrandaise Clermont Auvergne

Cidade: Clermont-Ferrand

Estádio: Parc des Sports Marcel Michelin (18.000 lugares)

Títulos europeus: 2 da Copa Desafio Europeu (atual Amlin Challenge Cup)

Títulos do Campeonato Francês: 1

2013: Eliminado na Repescagem / 3º lugar na 1ª fase (classificado à Champions Cup)

2014: Ninguém sabe ao certo quanto a saída do técnico Vern Cotter irá afetar o desempenho da equipe, mas a escolha do seu auxiliar Franck Azèma como substituto mostra que o time não deve mudar muito. Uma das equipes mais ricas do mundo e com um elenco recheado de estrelas, o Clermont entra novamente como favorito, e luta para acabar com estigma de amarelar (com o perdão do trocadilho) nas fases finais. Os Vulcões têm como grandes contratações o centro galês Jonathan Davies e o o ponta Zac Guildford, jogador de 25 anos  que estava no Crusaders e carrega a grife dos All Blacks.

Previsão do Portal – Luta pelo título

 

grenoble

Football Club de Grenoble Rugby

Cidade: Grenoble

Estádio: Stade Lesdiguières (11.900 lugares)

Títulos europeus: 0

Títulos do Campeonato Francês: 1

2013: 11º lugar

2014: Os alpinos alternaram bons e maus momentos na temporada passada, impondo a única derrota em casa do Toulon no ano, mas acabando perigosamente próximo do rebaixamento, depois de passar muitas rodadas entre os primeiros. O Grenoble é uma das equipes que mais se reforçaram para esta temporada: da África do Sul vieram o scrum-half Charl McLeod e o ponta Gio Aplon, ambos com passagens pelos Springboks; da Austrália o pilar Jono Owen; e do Racing Métro o criador Wisniewski, que buscou no clube seu espaço. Jogadores que devem acrescentar experiência e intensidade no jogo da equipe. O time dos Alpes dificilmente brigará pelo título, mas deve roubar muitos pontos dos grandes e até mesmo sonhar com uma vaga na Champions Cup.

Previsão do Portal – vaga na Champions Cup

 

la rochelle

Atlantique Stade Rochelais – La Rochelle

Cidade: La Rochelle

Estádio: Stade Marcel-Deflandre (12.500 lugares)

Títulos europeus: 0

Títulos do Campeonato Francês: 0

2013: Vencedor do playoff de promoção da Pro D2 (2ª divisão)

2014: A pequena equipe da costa atlântica tem a dura missão de sobreviver ao seu primeiro ano de volta ao Top 14, precisando se adaptar rapidamente à intensidade e ao ritmo de jogo frenético do Top 14. A grande estrela do Stade Rochellais continua sendo o neozelandês Uini Atonio, um gigante de 1,96 e 150 quilos, que contribui muito para a fisicalidade da equipe. O sucesso do time, e sua permanência na primeira divisão, estão atrelados às contratações que vem do hemisfério sul: o scrum-half sul-africano, que estava no Japão e com rápida passagem pelos Boks, Peter Grant, o segunda linha neozelandês e All Black Jason Eaton, e como grande estrela, o ponta Alofa Alofa, que chega do Waratahs com status de campeão do Super Rugby. 

Previsão do Portal – Luta contra o rebaixamento

 

lyon hc

Lyon Olympique Universitaire

Cidade: Lyon

Estádios: Matmut Stadium (11.500 lugares) e Stade Gerland (41.800 lugares)

Títulos europeus: 0

Títulos do Campeonato Francês: 2

2013: Campeão da Pro D2 (2ª divisão)

2014: Menina dos olhos do rugby francês, a equipe lionesa tem a missão de popularizar o esporte na segunda maior cidade do país e, para isso, conta com um orçamento milionário e um elenco estrelado, que venceu a Pro D2 sem grandes problemas. A única perda importante da equipe foi a aposentadoria do lendário oitavo Sébastien Chabal. O time, porém, ainda tem muita experiência com a liderança do segunda linha Lionel Nallet, com 74 jogos pela França, somada a chegada do lendário asa George Smith, que carrega, aos 34 anos, a marca de 111 jogos com os Wallabies, sendo o segundo asa a mais atuar no rugby internacional, atrás apenas de Richie MacCaw. Além disso, os Lobos contam com um elenco coeso e de bastante talento. Ainda deve demorar um pouco para sonhar com o título, mas tem todas as condições de ter uma temporada sem grandes sobressaltos e terminar bem longe da zona de rebaixamento.

Previsão do Portal – meio da tabela

 

Montpellier logo novo

Montpellier Hérault Rugby

Cidade: Montpellier

Estádio: Stade Yves-du-Manoir (14.700 lugares)

Títulos europeus: 1 Escudo Europeu (European Shield, extinto)

Títulos do Campeonato Francês: 0

2013: Semifinalista / 2º lugar na 1ª fase (classificado à Champions Cup)

2014: A equipe azul tem tudo para sonhar com título: um grande técnico, um elenco estrelado e uma torcida apaixonada, mas tem batido na trave quando se trata de campeonatos, tendo como melhor resultado o vice-campeonato na temporada 2010-11. Nesta temporada a equipe foi novamente às compras trazendo do Racing Métro o terceira linha Antoine Battut e o ponta Benjamim Fall. Os mediterrânicos perderam o grande ídolo, o oitavo Mamuka Gorgodze, mas o substituíram à altura trazendo Ben Mowen, capitão dos Wallabies que, além de igualar o georgiano no jogo físico, deve melhorar o lateral da equipe. Outra boa contratação é o fijiano Samisoni Viriviri, que veio do sevens, e que tem tudo para fazer uma grande competição.

Previsão do Portal – Luta pelo título

 

oyonnax copy

Union Sportive Oyonnax Rugby

Cidade: Oyonnax

Estádio: Stade Charles-Mathon (10.000 lugares)

Títulos europeus: 0

Títulos do Campeonato Francês: 0

2013: 12º lugar

2014: Uma das mais humildes equipes do campeonato conseguiu sobreviver heroicamente ao seu ano de estreia na primeira divisão. Um time com consciência das suas limitações terá como objetivo o mesmo do ano passado, permanecer na divisão de elite do rugby francês, e tem boas chances de ter sucesso.

 Previsão do Portal – Luta contra o rebaixamento

 

racing métro logo novo

Racing Métro 92

Cidade: Paris

Estádio: Stade Olympique Yves-du-Manoir (14.000 lugares)

Títulos europeus: 0

Títulos do Campeonato Francês: 5

2013: Semifinalista / 5º lugar na 1ª fase (classificado à Champions Cup)

2014: Os milionários de Paris tiveram uma temporada atribulada, alto investimento, racha no elenco e um rugby decepcionante, mas de alguma forma se reencontraram e fizeram uma fase final digna de nota, o que eleva ainda mais a expectativa para esse ano. A evolução dos Elefantes passa muito mais pelo entrosamento e dedicação do que pela qualidade em si, porque essa eles têm de sobra. A evolução do abertura Jonathan Sexton, que só agora começa se adaptar ao rugby francês, poderá garantir o sucesso do time. As grandes contratações foram o fullback Brice Dulin, que veio do Castres, o sul-africano Johan Goosen e o galês Luke Charteris.

Previsão do Portal – Luta pelo título

 

stade français logo novo

Stade Français Club Athlétique des Sports Généraux – Paris

Cidade: Paris

Estádio: Stade Jean-Bouin (20.000 lugares)

Títulos europeus: 0

Títulos do Campeonato Francês: 13

2013: 7º lugar

2014: Uma das equipes que mais contratou ano passado e não correspondeu a expectativas ficando no meio da tabela, para esse ano os gastos foram muito mais modestos, sem nenhuma aquisição de destaque. As grandes estrelas, o abertura sul africano Morne Steyn e o ponta australiano Digby Ioane decepcionaram, tendo muitos problemas para se adaptar ao estilo de jogo francês. Principalmente Steyn acostumado com o jogo extremamente físico do Bulls e dos Springboks e que terminou o ano na reserva. A não ser que esses jogadores reencontrem o bom rugby o Paris deve continuar tendo problemas essa temporada.   

Previsão do Portal – vaga na Champions Cup

 

Toulon

Rugby Club Toulonnais – Toulon

Cidade: Toulon

Estádio: Stade Mayol (14.700 lugares)

Títulos europeus: 2 Copa Europeia de Rugby (Heineken Cup)

Títulos do Campeonato Francês: 4

2013: Campeão / 1º lugar na 1ª fase (classificado à Champions Cup)

2014: A equipe mais badalada do rugby mundial não parece estar disposta a descer do trono. Campeões de tudo no ano passado, o rubronegro provençal perdeu o lendário Jonny Wilkinson para esta temporada, mas não deve ter problemas para se adaptar com Frederick Michalak que, apesar da instabilidade, é um abertura de muita qualidade. O Toulon ainda conta com o australiano Matt Giteau, que pode eventualmente fazer o papel de armador. Para 2014-15, as contratações não pararam: de Gales veio o fullback Leigh Halfpenny; e, da Inglaterra, o australiano e garoto problema James O’Connor, que mostrou no London Irish que, quando não está bebendo na balada, é capaz de carregar um time nas costas. Como se não fosse suficiente, a equipe ainda tirou o terceira linha Mamuka Gorgodze do Montpellier, que deve acrescentar ainda mais força a um já formidável pack de forwards. Por tudo isso, se o Toulon não conquistar pelo menos um título neste ano será uma grande surpresa.

Previsão do Portal – Luta pelo título

 

Toulouse badge

Stade Toulousain – Toulouse

Cidade: Toulouse

Estádio: Stade Ernest-Wallon (19.500 lugares)

Títulos europeus: 4 da Copa Europeia de Rugby (Heineken Cup)

Títulos do Campeonato Francês: 19

2013: Eliminado na Repescagem / 4º lugar na 1ª fase (classificado à Champions Cup)

2014: Os maiores campeões franceses tiveram uma temporada para esquecer, mesmo ficando entre as oito melhores equipes da Europa e se classificando em 4º no Top 14. A sensação foi de fracasso, já que o gigante occitano não ficava de fora das semifinais do Campeonato Francês há 21 anos. Os Rouge et Noir parecem ter perdido a classe e a elegância que sempre marcaram seu jogo, com alguns críticos dizendo que o seu estilo, a grande representação da ousadia francesa, não tem mais lugar no rugby moderno. O time, porém, ainda é a base da seleção francesa, reforçado ainda com diversas estrelas estrangeiras. Para esta temporada, chegam o abertura inglês Toby Flood, que deve contribuir para melhorar o aproveitamento da equipe nos chutes, uma das razões da temporada ruim do time, e o hooker neozelandês Corey Flynn, veterano de 150 jogos com o Crusaders. Como não podia deixar de ser, a torcida rubronegra espera nada menos que o título, e qualquer outro resultado será considerado uma decepção.

 Previsão do Portal – Luta pelo título

 

Lista de campeões franceses da era profissional – desde 1995-96

1 – Toulouse – 7 títulos

2 – Stade Français – 5 títulos

3 – Biarritz – 3 títulos

4 – Castres – 1 título

Clermont – 1 título

Perpignan – 1 título

Toulon – 1 título

 

Lista total de campeões do Bouclier de Brennus (Campeonato Francês) – desde 1892

1 – Toulouse – 19 títulos

2 – Stade Français – 13 títulos

3 – Béziers* – 11 títulos

4 – Agen* – 8 títulos

Lourdes** – 8 títulos

5 -Perpignan* – 7 títulos

Stade Bordelais (atual Bordeaux***) – 7 títulos

7 – Biarritz* – 5 títulos

Racing Métro – 5 títulos

9 – Castres – 4 títulos

Toulon – 4 títulos

11 – Bayonne – 3 títulos

Pau* – 3 títulos

13 – Bègles (atual Bordeaux***) – 2 títulos

Lyon OU – 2 títulos

Narbonne* – 2 títulos

Tarbes* – 2 títulos

17 – Carmaux** – 1 título

Clermont – 1 título

Grenoble – 1 título

La Voulte** – 1 título

Montauban* – 1 título

Mont-de-Marsan – 1 título

Quillan** – 1 título

Vienne** – 1 título

FC Lyon**** – 1 título

Olympique de Paris**** – 1 título

 

*Hoje na segunda divisão

** Hoje na terceira divisão ou abaixo

*** Bègles e Stade Bordelais se fundiram em 2006 dando origem ao Union Bordeaux Bègles

**** Extintos

 

Escrito por: Diego Gutierrez e Victor Ramalho