Tempo de leitura: 3 minutos

brasil paraguai lateral

Como apurou o site uruguaio RugbyNews, a última assembleia da CONSUR, realizada em Montevidéu, teve como resultado a formatação do novo modelo de disputa para o Campeonato Sul-Americano (CONSUR A). O modelo que deverá entrar em vigor a partir de 2014 ainda não foi oficializado, restando ainda a formulação de um plano comercial e sua aprovação oficial por todos os envolvidos.

 

- Continua depois da publicidade -

O Quatro Nações

O novo formato para o Sul-Americano já está sendo chamado de “Quatro Nações Sul-Americano”. Na primeira fase do torneio, Uruguai, Chile, Brasil e, possivelmente, Paraguai (caso confirme seu favoritismo no Sul-Americano B de 2013) se enfrentariam em jogos em casa e fora de casa. No primeiro ano, duas seleções fariam dois jogos em casa e um jogo fora, enquanto as outras duas seleções fariam dois jogos fora e um em casa. No ano seguinte, os mandos se inverteriam, o que significa que todos as seleções enfrentariam todas as demais em casa e fora de casa ao longo de dois anos. Ao final da primeira fase de cada ano, os dois primeiros colocados se classificariam à segunda fase, na qual ambos enfrentariam a Argentina, em apenas uma partida. Para auxiliar as demais seleções, a Argentina concordou em sempre jogar suas partidas na casa do adversário.

Tal formato permitiria a Uruguai, Chile, Brasil e Paraguai realizarem eventos anuais para seus públicos, aumentando a visibilidade de suas seleções, a exposição nas mídias locais e a captação de anunciantes. Da mesma forma, a chance de receberem a Argentina poderá ter efeito positivo comercialmente. Ademais, com as partidas ocorrendo apenas aos finais de semana, os jogadores amadores não serão obrigados a pedirem licenças de seus trabalhos para toda a semana, reduzindo também os custos das seleções com hospedagem.

 

Rebaixamento

O sistema de rebaixamento seria modificado. Com o novo modelo, o último colocado do Quatro Nações após dois anos enfrentaria o campeão do Sul-Americano B, o que significa que só existiria o playoff de rebaixamento a cada dois anos. Caso o novo formato seja aprovado, o Brasil, último colocado do Sul-Americano A de 2013 não enfrentará o campeão do Sul-Americano B deste ano, garantindo sua permanência na elite.

 

Eliminatórias para a Copa do Mundo

O formato acordado na assembleia está previsto para vigorar até 2015, e depois poderá ser redescutido. Assim, a disputada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019 – que aconteceriam em 2017 – ainda não foram discutidas. Porém, o formato no qual os times melhor ranqueados ganhem o mando de jogo deve ser mantido.

 

CONSUR XV: ingressos a venda

Para a concretização de um novo Campeonato Sul-Americano, a CONSUR necessita ganhar autonomia financeira. Para tal, a criação da seleção continente, o CONSUR XV (América do Sul XV ou Sudamérica XV) é importante como fonte de renda. A seleção deverá se reunir a cada dois anos.

No próximo dia 20 de junho, a seleção sul-americana enfrentará a Inglaterra em Montevidéu. Os ingressos já estão sendo vendidos e custam entre 32 e 42 reais.

Com Pablo Lemoine, técnico do Uruguai, e Santiago Phelan, técnico da Argentina, à frente do selecionado, o CONSUR XV terá como base jogadores dos dois países, mas alguns chilenos e brasileiros deverão completar o elenco, que será anunciado ao longo desta semana ou no início da próxima semana.