Tempo de leitura: 21 minutos

rabbitohs sea eagles

Rugby League – A NRL e a Super League vão chegando à reta final de suas temporada regulares com importantes definições acontecendo.

 

- Continua depois da publicidade -

Rabbitohs se recuperam, Storm e Roosters seguem com tudo

O grande jogo da NRL na rodada se deu entre o vice-líder South Sydney Rabbitohs, que vinha de duas derrotas, e o então terceiro colocado Manly-Warringah Sea Eagles, que vinha em alta.

Jogado em Central Coast, na cidade de Gosford, o clássico de Sydney valia muito para os dois times, de olho na segunda colocação, que garante o mando de jogo nas quartas-de-final. Contando com os preciosos retornos de Greg Inglis e John Sutton, o South Sydney Rabbitohs se impôs, fazendo um jogo memorável. Entretanto, quem começou melhor foi o Sea Eagles, que anotou seu primeiro try logo aos 3′, com o matador Jamie Lyon. Porém, os Souths reagiram e igualaram o placar aos 16′, com try do voado Chris McQueen, que apanhou no ar soberano o chute de Adam Reynolds para a zona de try. Os Sea Eagles passaram a ter as melhores oportunidade e viraram o primeiro tempo em vantagem graças ao try de outro trator, Jorge Taufua.

O segundo tempo, no entanto, foi dos Coelhos, que cresceram no jogo e empataram o placar aos 59′, com try de Nathan Merritt. Manly sentiu o golpe e não conseguiu mais reagir, abrindo espaço para o terceiro e decisivo try dos Rabbitohs, com Greg Inglis. E ainda houve tempo para mais um tento, com Dylan Farrell cruzando a linha aos 77′, sepultando as esperanças dos Silvertails. Fim de jogo, contundentes 22 x 10. Mesmo com a derrota, os Sea Eagles garantiram nesta rodada matematicamente a classificação, por conta dos demais resultados da jornada.

O resultado custou a terceira posição para os Sea Eagles, que foram ultrapassados pelo Melbourne Storm, vitorioso em duelo complicado contra o Newcastle Knights, fora de casa. Com um primeiro tempo muito ruim do Storm, acuado, os Knights abriram merecidos 8 x 0, com tries de Leilua, aos 25′, e Uate, aos 32′, em jogo que parecia todo favorável aos Knights. Porém, as duas conversões perdidas custaram caro e o Storm reagiu no fim do primeiro tempo, com try não convertido de Jordan McLean. Na segunda etapa, o Newcastle voltou a padecer de falta de criatividade e permitiu que o Storm fizesse seeu segundo try aos 48′, com try do genial Cameron Smith, sempre hábil no drible. O empate foi um duro golpe para o time da casa, que vinha melhor. Aos 63′, veio a cartada decisiva, com try do craque Billy Slater, apanhando chute de Cronk – que havia pouco antes cometido um penal defensivo que poderia ter sido um penal try para os Knights. A virada foi duramente sentida pelo Newcastle que não conseguiu reagir e viu Cooper Cronk desferir o field goal (drop goal) decisivo aos 72′. Antes do fim, Bryan Norrie, em se 150º jogo de NRL, fez o try final. 23 x 10 e classificação matemática para o Storm.

Enquanto Rabbitohs, Storm e Sea Eagles esquentam a briga pela segundo posição, a liderança segue tranquila nas mãos do Sydney Roosters, que massacrou na segunda-feira o Wests Tigers por 56 x 14, na casa do adversário. Jennings, Mortimer e Pearce fizeram 2 tries cada, enquanto Sonny Bill Williams, Tupou e Friend deixaram 1 cada.

 

Bulldogs e Sharks dão passo decisivo pela classificação

Restando agora 3 rodadas para o final da temporada regular da NRL, a briga pelas últimas vagas no mata-mata seguem quentes. Quatro times já estão classificados – Roosters, Rabbitohs, Storm e Sea Eagles – e a briga pelas vagas restantes está cada vez mais intensa. Quem deu um passo decisivo e dificilmente ficará de fora das finais foi a dupla Cantebury-Bankstown Bulldogs e Cronulla-Sutherland Sharks, que já poderá garantir a vaga na próxima rodada e estão cada vez mais próximos de garantirem inclusive o mando de jogo nos duelos contra o sétimo e o oitavo colocados.

Os Bulldogs visitaram o Canberra Raiders, nono colocado e rival direto na disputa, e garantiram uma crucial vitória por 28 x 16. Aos 6′, Josh Morris fez o primeiro try dos Dogs e armou o segundo try com um lindo offload aos 21′ para Perrett completar. Depois de terem um try indevidamente anulado, os Raiders permitiram o terceiro try dos Bulldogs na sequência, com Mitch Brown, e o quarto try aos 34′, com Tim Lafai, depois de mais um try dos anfitriões ser anulado. O massacre só foi interrompido aos 38′, com Earl fazendo o primeiro try dos verdes. Porém, o segundo tempo continuou com a lavada e, aos 43′, Perrett correu para mais um try. Já aos 51′, ele mesmo fez o terceiro try, garantindo o hat-trick e matando os Raiders. Milford e Papalii no fim deram 2 tires de honra para os Raiders.

Já os Sharks bateram fora de casa o arquirrival St. George Illawarra Dragons por 22 x 18, depois de saírem perdendo com 2 tries dos Dragons em menos de 10 minutos. Depois de mais um try para cada lado, o primeiro tempo fechou em 18 x 6 para os Dragons. O segundo tempo, no entanto, foi dos Sharks, que se impuseram e garantira a virada somente no fim, com tries de De Gois, Ryan e Fifita.

 

Broncos, Cowboys e Panthers ainda sonham com a vaga

As derrotas de Knights e Raiders animaram quem vinha atrás, produzindo uma situação incrível de 3 pontos separando o sétimo colocado do 13º, sendo sete times brigando por duas vagas nas três últimas rodadas. Melhor para Broncos, Cowboys e Panthers, que garantiram importantes vitórias.

O Brisbane Broncos teve vida facil e comprovou sua vantagem, batendo o lanterna Parramatta Eels em casa por 22 x 12. Já o North Queensland Cowboys venceu o oitavo colocado Gold Coast Titans em dérbi de Queensland e entrou de vez na briga. A batalha começou eletrizante, com Cooper anotando o primeiro try dos Cowboys, após passe de Thurston, sendo respondido aos 8′, com try de Mead para Gold Coast. Os Cowboys se colocaram à frente ainda no primeiro tempo, com a sensação Kyle Feldt fazendo o segundo try aos 28′. O placar voltou a ser mexido no segundo tempo, com Kevin Gordon reduzindo para os Titans aos 50′. Mas, os Cowboys cresceram e garantiram a vitória com tries de Feldt, aos 58′, e Glenn Hall depois de passe com os pés do mago Thurston, matando a partida aos 73′. 22 x 10.

Por fim, o Penrith Panthers ganhou sobrevida ao vencer fora de casa o irregular New Zealand Warriors por 28 x 24. Leuluai e Taylor abriram vantagem para os neozelandeses com 2 tries logo no início, mas os Panthers se impuseram com tries Mansour e do matador Simmons, duas vezes, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Mansour fez mais um, mas os Warriors ainda reagiram, com try de Matagi, respondido imediatamente por Sika Manu, aos 68′. Hurrell ainda fez mais um try para os anfitriões, aos 72′, pondo fogo no fim de jogo. Contudo, os Panthers resistiram e saíram da Nova Zelândia com a vitória.

 

Super League tem seus classificados ao mata-mata definidos

Na Super League inglesa, os destaques foram para as cruciais vitórias dos dois clubes de Kingston-upon-Hull, que garantiram suas classificações ao mata-mata final. O sétimo colocado Hull FC recebeu e derrotou o Salford City Reds, enquanto o Hull Kingston Rovers, oitavo colocado, superou fora de casa o atual campeão Leeds Rhinos, hoje quarto colocado. Esses resultados somados à derrota do Bradford Bulls, nono colocado, para o Castleford Tigers, garantiram os times de Hull nas finais. Já o quinto colocado St. Helens Saints superou o Wakefield Trinity Wildcats e também confirmou sua classificação.

Agora, com 2 rodadas para o fim, resta apenas a Super League definir os confrontos das quartas-de-final. O Huddersfield Giants segue bem na liderança ao vencer o London Broncos para abrir 3 pontos sobre o Warrington Wolves, que caiu em casa diante do Widnes Vikings. Já o terceiro colocado Wigan Warriors também perdeu, sendo derrotado na França pelo Catalan Dragons, sexto colocado.

 

nrl

NRL – Campeonato Australiano de Rugby League

Broncos 22 x 12 Eels, em Brisbane

Rabbitohs 22 x 10 Sea Eagles, em Gosford

Raiders 16 x 28 Bulldogs, em Canberra

Cowboys 22 x 10 Titans, em Townsville

Dragons 18 x 22 Sharks, em Wollongong

Knights 10 x 23 Storm, em Newcastle

Warriors 24 x 28 Panthers, em Auckland

Tigers 14 x 56 Roosters, em Sydney

 

super league logo

Super League – Campeonato Inglês de Rugby League

Warrington 6 x 16 Widnes, em Warrington

Hull FC 18 x 13 Salford, em Kingston-upon-Hull

Leeds 12 x 16 Hull KR, em Leeds

Catalan 22 x 8 Wigan, em Perpignan

London 12 x 26 Huddersfield, em Londres

Castleford 46 x 34 Bradford, em Castleford

Wakefield 12 x 26 St. Helens, em Wakefield

 

Foto: Rabbitohs x Sea Eagles / Renee McKay – nrlphotos.com