Tempo de leitura: 3 minutos

LeinsterGlasgowRain1213

Sexta e sábado de arrepiar na Irlanda! A ilha receberá as duas semifinais do RaboDirect Pro12, a Liga Ítalo-Celta, que reúne equipes de Irlanda, Gales, Escócia e Itália. Nas semifinais, apenas os italianos não estarão representados. Nesta sexta-feira, Belfast, capital da Irlanda do Norte, receberá o confronto entre os mandantes do Ulster, melhor time da temporada regular, e os galeses do Scarlets. Já no sábado, Dublin, capital da República da Irlanda, será agraciada com o duelo entre o time da casa, o Leinster, e os escoceses do Glasgow Warriors, sensação da temporada. O vencedor que tiver a melhor campanha na temporada regular será o mandante da grande final.

Os times irlandeses aparecem desde já como os grandes favoritos, não apenas por jogarem em casa e por terem feito as melhores campanhas, mas por possuirem elencos poderosos e terem mais experiência recente em decisões. O Ulster teve uma queda na reta final da liga, natural, e provou ser o melhor time do momento na região com uma arrancada impecável. Já os Scarlets encerraram a temporada regular da pior forma possível, levando uma sova em casa do Benetton Treviso. Os Scarlets estão repletos de atletas campeões do Six Nations com Gales e têm potencial, mas claramente largam atrás do Ulster e moralmente abalados. O Ulster não garante o título desde 2006, enquanto os Scarlets não são campeões desde 2004.

- Continua depois da publicidade -

No sábado, o Leinster buscará apagar a eliminação na Heineken Cup saindo da fila que se arrasta desde 2008 no Pro12/Liga Celta e são favoritos diante do Glasgow Warriors, mas não muito. O favoritismo é óbvio por conta do elenco estrelado, dos títulos recentes e do mando de jogo. Porém, o Glasgow Warriors, que jamais foi campeão – aliás, os times escoceses ainda não conquistaram a taça do Pro12/Liga Celta -, é o time sensação da temporada, tendo feito uma campanha muito acima do esperado, liderado pelo ídolo escocês Gregor Townsend, técnico do time. Os Warriors buscarão chegar a uma final inédita e chegam credenciados por boas atuações nas últimas rodadas e muita gana pelo feito histórico. Por isso, a vida não será fácil para o time de Brian O’Driscoll, Jonny Sexton, Isa Nacewa & cia.

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Semifinais

Ulsterversus copiarScarlets

Ulster x Scarlets, em Belfast – dia 10/5 – às 15h45*

Leinsterversus copiarGlasgow Warriors

Leinster x Glasgow Warriors, em Dublin – dia 11/05 – às 15h35*

 

Final – dia 25/5 – na casa do time de melhor campanha na temporada regular

 

*Hora oficial de Brasília