RFU logo

Tempo de leitura: 2 minutos

RFU logo

A RFU, entidade máxima do rugby inglês, buscará impedir que os times galeses – Cardiff Blues, Dragons, Ospreys e Scarlets – disputem a Premiership inglesa na próxima temporada. Tal possibilidade foi confirmada por Roger Lewis, diretor da WRU (a União Galesa de Rugby), em entrevista à BBC nesta semana. Lewis confirmou que a WRU – que se opõe à entrada dos quatro times na Premiership – recebeu o apoio da RFU para impedir o racha do rugby galês que se anuncia.

Por outro lado, Gareth Davies, ídolo galês e diretor do Dragons, reafirmou que os quatro times profissionais do país têm um forte acordo com os clubes ingleses para que a expansão da Premiership ocorra, afirmando que a manutenção dos galeses no PRO12 seria prejudicial financeiramente, fazendo da parceria com os ingleses a melhor opção.

- Continua depois da publicidade -

Enquanto isso, os clubes da segunda divisão inglesa se reuniram para impedir que clubes galeses entrem também no Championship.

Fonte: Planet Rugby

 

Aviva Premiership quer aumentar teto salarial

Enquanto a briga pela entrada dos galeses na Premiership prossegue, a liga inglesa já estuda a ampliação do teto salarial, que deve subir 10%, saindo das atuais 4,26 milhões de libras para cerca de 4,7 milhões (cerca de 18 milhões de reais) por temporada de folha salarial, de acordo com o jornal inglês Independent on Sunday. Hoje, ainda existe um orçamento extra que os clubes podem usar para pagar salários de atletas formados em casa, que também poderá aumentar.

A medida busca tentar diminuir o desnível com a liga francesa, que tem teto de 10 milhões de euros (32 milhões de reais).

Fonte: Independent on Sunday

 

Stuart Lancaster volta a defender ponto-bônus para o Six Nations

Outra polêmica lançada nesta semana veio do técnico da seleção inglesa Stuart Lancaster. O treinador voltou a insistir que para os próximos anos o rugby tem que tomar medidas para cada vez ser mais atraente para o público. Uma das ideias defendias por Lancaster é a adoção do sistema de ponto-bônus pelo Six Nations. Hoje, a competição mais antiga do mundo é a única entre os principais torneios que não adota a bonificação para 4 ou mais tries e para derrotas por 7 pontos ou menos de diferença. Seguindo a tradição, o Six Nations confere 2 pontos por vitória e 1 ponto por empate apenas.

A outra ideia defendida por Lancaster é a pausa do tempo de jogo em caso de colapso do scrum.

Fonte: Planet Rugby

 

Irlanda perde Earls em seu elenco para o Six Nations

Vamos agora ao outro lado das Ilhas Britânicas. A última rodada da Heineken Cup produziu uma importante baixa no elenco da Irlanda para o Six Nations, que começa na semana que vem: o ponta Keith Earls, que se lesionou atuando pelo Munster. Para seu lugar, o técnico Joe Schmidt chamou dois atletas para treinos: Craig Gilroy, do Ulster, e Simon Zebo, do Munster.

Fonte: BBC