Tempo de leitura: 3 minutos

top league r3

Na rodada do último final de semana, foi desenhado um panorama que não deve mudar na Top League japonesa: o Panasonic é a melhor equipe da segunda fase, já tendo vencido dois dos favoritos, que continuam sendo os mesmos, Yamaha, Suntory e Toshiba que pode ser a próxima vítima.

 

- Continua depois da publicidade -

Grupo A: a elite

O recorde de público da temporada foi estabelecido na vitória dos Wild Knights sobre o supercampeão Suntory Sungoliath por incríveis 42 a 13. O scrum-half dos Knights e dos Highlanders (do Super Rugby), Fumiaki Tanaka, foi o homem do jogo, mas foi Berrick Barnes marcou 22 pontos.

O abertura Ryan Nicholas pôs o Suntory na frente com um penal, aos 7′, e esta foi a ultima vez em todo o jogo. Até os 70′, o placar sequer foi alterado para o lado do time amarelo. Na tarde ensolarada de sábado em Tóquio, no Estádio Príncipe Chichibu 10.318 pessoas assistiram a esta grande partida. Foi a melhor lotação de toda a liga.

O Kobelco Steelers conseguiu sua primeira vitória enfrentando o Toyota Verblitz, equipe que só tem um ponto (que conquistou por sua classificação da primeira fase). A derrota por 34 a 18 deixou o Toyota praticamente sem condições de lutar por uma classificação, com apenas 20 pontos em disputa e tendo como quarto colocado o Yamaha com 13. Com 11 pontos atrás do líder Panasonic, o Kobelco sonha com a classificação jogou bem, mas está muito atrás para subir posições nas próximas duas rodadas.

Toshiba Brave Lupus e NEC Green Rockets fizeram um jogo parelho. O abertura Shaun Webb do NEC e o scrum-half dos vermelhos Takahiro Ogawa disputaram ponto a ponto. Webb acertou dois penais e uma conversão contra penal, try e duas coversões de Ogawa, que foi eleito o homem do jogo. O placar terminou em 22 a 18 para o Toshiba que ainda contou com tries de Cooper Vuna e Bates.

Yamaha Jubilo ganhou apertado do Canon Eagles. Estranhamente, o fullback Ayumu Goromaru desperdiçou metade de seus penais. Após o try relâmpago com menos de um minuto de Omar Slaimankhel, convertido por Mitomo, Goromaru teve quatro chances, acertou duas, final do primeiro tempo Eagles 7 a 6. A segunda etapa foi mais animada, o Yamaha passou a frente com penal, ampliou com try de Male Sau. Após os 60′, outra virada, dois tries em menos de cinco minutos de Thomson e Mitomo. O time que tirou a invencibilidade do Yamaha desta vez não teve a mesma sorte, no ultimo minuto Kyosuke Horie marcou o try salvador, e quem botou mais dois na conta dos azuis?. Final: Jubilo 23 a 19.

 

Grupo B: contra o rebaixamento

A coisa está ficando feia para o NTT Red Hurricanes, que perdeu mais uma. Desta vez, a derrota foi para o Ricoh Black Rams, 36 a 20, colocando os Red Hurricanes na lanterna. Já times outrora dados como rebaixados estão se recuperando aos poucos: o Coca-Cola foi derrotado pelo Toyota Shokki Shuttles por 24 a 29, mas não se afastou dos primeiros lugares, estando um ponto atrás do líder. O Kintetsu Liners, por sua vez, bateu o Kyuden Voltex, 31 a 15, enquanto O NTT Shining Arcs não quer se juntar ao Hurricanes e venceu na raça o Kubota Spears por 20 a 18.

 

Escrito por: Leandro Vieira

 topleague class