Tempo de leitura: 20 minutos

jean bouin novo parc

 O Campeonato Francês de Rugby chegou à sua 3ª rodada neste final de semana com novo líder e fim da última invencibilidade. Com a derrota do Toulon, a primeira na temporada, superado pelo Grenoble, a liderança foi alcançada pelo Stade Français, que bateu o Biarritz na inauguração do reconstruído Stade Jean-Bouin (foto), sua nova arena moderna, vizinha do Parc des Princes (casa do PSG, do futebol). A festa foi completa em Paris, com o Racing Métro se reabilitando no campeonato, mas foi maior ainda em Clermont-Ferrand, com o Clermont voltando a jogar como grande e vencendo o clássico nacional contra o Toulouse. Destaques também para a derrota do campeão Castres diante do Bordeaux e para o Montpellier, único time até então que não havia vencido, que quebrou o jejum batendo o Brive.

Clique aqui para assistir aos vídeos dos melhores momentos da rodada.

- Continua depois da publicidade -

 

Festa em Paris

O Stade Français assumiu a liderança do Top 14 ao bater o Biarritz Olympique em clássico da era profissional. O jogo deu grandes esperanças à torcida parisiense, que viu seu time jogar em alto nível, como há muito não via. O jogo começou com 2 penais batidos por Dupuy para o Stade e 1 de Peyrelongue, para o Olympique, mas rapidamente quem assumiu as ações foi o time rosa, que marcou seu primeiro try aos 23′, com Rabadan. Aos 33′, Plisson ampliou o placar para os donos da casa com um drop goal, levando o jogo ao intervalo em 16 x 3.

Na segunda etapa, a peleja foi toda dos capitolinos, que não deram chances aos bascos, fazendo mais 3 tries não respondidos, com Arias, aos 58′, Danty, aos 63′, e Vuidravuwalu, aos 69′, garantindo a bonificação e a inauguração dos sonhos para seu renovado estádio.

A festa se seguiu na cidade com a vitória do outro clube de Paris, o Racing Métro, que subiu para o sexto lugar ao se impor sobre a sensação Oyonnax, que havia batido o Clermont na rodada passada. O campeão da segunda divisão fez um jogo parelho contra o Racing, levando o jogo para o intervalo em vantagem de 9 x 6. Mas, no segundo tempo, o domínio foi dos anfitriões, que levaram os alpinos aos erros, arrancaram mais 3 penais para Sexton chutar com precisão e, aos 74′, mataram o jogo com o único try da peleja, marcado por Lacombe. 22 x 9.

 

Campeões caem

O campeão europeu e até então líder do campeonato Toulon perdeu sua invencibilidade ao cair fora de casa diante do Grenoble. Foi um duelo parelho de erros dos dois lados, com as defesas prevalecendo sobre o ataque. O placar no primeiro tempo foi movimentado apenas pelos penais, com Courrent chutando 15 pontos, contra 12 de Wilkinson. A tônica continuou no segundo tempo até o Grenoble encontrar seu merecido try aos 63′, com Bernard quebrando a defesa provençal. O Toulon foi para cima nos minutos finais, arrancou mais um penal para Wilkinson e reduziu a diferença para 7 pontos. 28 x 21. Os minutos finais foram emocionante e o Toulon encontrou seu try aos 80′, com Giteau, mas inesperadamente Wilkinson perdeu a conversão, dando a vitória ao Grenoble: 28 x 26.

Já o campeão francês Castres caiu perante o Bordeaux, fora de casa. Foi outro jogo de fortes defesas, com os penais movimentando o placar. O primeiro tempo foi de vantagem do Union, que fez 12 x 9 sobre o CO. Os visitante empataram o jogo aos 44′, com Palis (assumindo os chutes no lugar dos ausentes Kockott e Teulet) chutando penal. Aos 60′, veio a virada do Castres, com try de Martial. Porém, sem a conversão, a vantagem de 5 pontos se mostrou frágil, com Bernard arrematando mais 2 penais para o Bordeaux. Kockott entrou em campo para o Castres e devolveu a frente aos campeões, com penal aos 73′. Mas, aos 77′, Bernard deu a vitória ao UBB com um drop goal fatal. 21 x 20, festa em Bordeaux.

 

Embate de gigantes

O grande clássico da rodada se deu entre Clermont e Toulouse, dois dos grandes favoritos ao título. Com casa cheia, o Clermont se redimiu da derrota diante do novato Oyonnax e se impôs sobre o gigante Toulouse, que já começa mal a temporada. Muito disputado, o jogo só teve seu placar mexido aos 16′, com James chutando penal para o Clermont, rapidamente respondido aos 18′ por Beauxis para o Toulouse. O português Bardy, do Clermont, recebeu cartão amarelo aos 19′, mas Montes estragou a vantagem do Toulouse recebendo amarelo aos 25′. Com mais espaços em campo, os dois times foram se soltando e, aos 31′, Médard correu para o primeiro try dos visitantes no jogo. A resposta foi imediata com penal de James aos 35′. E, aos 38′, Bardy se redimiu e cravou o try dos Jaunards, virando a partida após reciclar a bola do ruck depois de bela infiltração de Fofana. 13 x 10.

O Toulouse empatou o placar aos 42′, com Beauxis, mas o segundo tempo foi do Clermont, que passou a ditar as ações e fez prevalecer seu melhor momento. Aos 47′, após Kayser ganhar o lateral, Domingo cravou o segundo try dos Vulcões. O Toulouse teve forças para reagir, com 2 penais chutados por Beauxis, fazendo 20 x 19, mas a virada não veio. James arrematou mais um penal e um inteligente drop goal em sequência, dando 26 x 19 para os anfitriões e, aos 72′, veio a ducha de água fria, com try de Bonnaire para os Auvergnats. Os rubronegros não tiveram poder de reação e, aos 77′, Fofana correu para o try do ponto-bônus do Clermont. 38 x 19, placar final.

Quem também conquistou uma preciosa vitória foi o Montpellier, que venceu pela primeira vez na temporada ao bater o Brive, em jogo muito disputado. Após um primeiro tempo morno, de 12 x 3 para o Montpellier, só com penais e um drop goal de Trinh-Duc, o segundo tempo pegou fogo, com o Montpellier cravando 3 tries em sequência e quase levando a virada, com o Brive reagindo com 3 tries nos 15 minutos finais. Mas, já não havia mais tempo para os alvinegros e a vitória foi do Montpellier por 33 x 24.

Por fim, o Bayonne voltou a vencer superando com estilo o Perpignan. Foram 3 tries para os bascos, que dominaram as ações e só permitiram um try aos catalães nos minutos finais, fechando o jogo com 31 x 20.

 

Começa a Pro D2!

O sábado também foi marcado pela abertura da Pro D2, a 2ª Divisão do Campeonato Francês, que reúne 16 clubes profissional do país. As equipes se enfrentarão em turno e returno e, aos final das 30 rodadas, o primeiro colocado será diretamente promovido ao Top 14 como o campeão da competição. Já os times classificados entre o segundo e o quinto lugares disputarão um mata-mata final valendo a segunda e última vaga no Top 14 de 2014-15. Já os dois últimos colocados do campeonato serão rebaixados à Fédérale 1, a terceira divisão da França. Ao contrário do Top 14, os clubes da Pro D2 não disputam nenhuma outra competição.

Na rodada de abertura, o grande destaque ficou com o Lyon Olympique Universitaire, LOU, de Sébastien Chabal, que garantiu uma grande vitória fora de casa por impressionantes 52 x 38 sobre o Carcassonne, sendo uma das duas únicas equipes a conquistar uma vitória bonificada na estreia. O outro time foi o Pau, que venceu 0 Auch por 27 x 12. O Agen, recém-rebaixado, superou fora de casa o Albi por 17 x 12, enquanto o Mont-de-Marsan, também vindo do Top 14, venceu o bom La Rochelle em jogo emocionante no domingo, por 31 x 28. Já no duelo entre os recém-promovidos da terceira divisão, o tradicional Bourgoin bateu o Bourg-en-Bresse por 18 x 13.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Stade Français 38 x 3 Biarritz, em Paris

Clermont 38 x 19 Toulouse, em Clermont-Ferrand

Bordeaux 21 x 20 Castres, em Bordeaux

Montpellier 33 x 24 Brive, em Montpellier

Racing Métro 22 x 9 Oyonnax, em Paris

Bayonne 31 x 20 Perpignan, em Baiona

Grenoble 28 x 26 Toulon, em Grenoble

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Carcassonne 38 x 52 Lyon, em Carcassonne

Albi 12 x 17 Agen, em Albi

Béziers 20 x 19 Tarbes, em Béziers

Bourgoin 18 x 13 Bour-en-Bresse, em Bourgoin-Jallieu

Dax 18 x 15 Colomiers, em Dax

Narbonne 34 x 23 Aurillac, em Narbonne

Pau 27 x 12 Auch, em Pau

Mont-de-Marsan 31 x 28 La Rochelle, em Mont-de-Marsan