Tempo de leitura: 8 minutos

maihara pasteur

Pasteur e Desterro deram uma aula de garra, determinação e rugby na tarde deste sábado (31) na Arena Paulista de Rugby, em São Paulo. Líderes do Super 10 antes e depois do jogo, os Galos só garantiram a vitória no final, frustrando as expectativas de um aguerrido Desterro que, muito à vontade, não parecia jogar fora de casa e com a torcida contra.

Além dos talentos de dois dos mais fortes clubes de rugby brasileiros, havia um número considerável de jogadores das seleções brasileiras atuando dos dois lados, o que garantiu aos espectadores um jogo no qual a precisão de passes e as disputas de scrum enchiam os olhos.

- Continua depois da publicidade -

O capitão francês Júnior Orioli foi quem abriu o placar, apoiando a bola no ingoal florianopolitano ao encontrar uma brecha na defesa, depois de seu time trabalhar bem o ataque, valendo-se de um eficiente jogo de fases. Pedro di Pilla não aproveitou a conversão.

Sem se mostrar abalado, o Desterro manteve o padrão de jogo e conseguiu a virada depois de um try do abertura Júlio Felipe Pecapedra, que teve a conversão bem executada por Leandro Castro de Sá. A segunda virada da tarde foi conquistada pelo Pasteur pelas mãos de Thiago Maihara, que teria papel decisivo na partida. Sem os pontos da conversão, porém, o placar se manteve parelho, com os Galos em vantagem por apenas três pontos; o que permaneceu até o final do primeiro tempo.

O começo da segunda etapa foi excelente para o Pasteur, que conquistou mais cinco pontos, desta vez com um try de Lucas Naressi, o Grilo. Contudo, Desterro seguia vivo na disputa e, para colocar mais uma boa dose de emoção no jogo, Marco Cervi, o Grampola, anotou seu try – seguido por um bom chute de conversão de Leandro Castro – para diminuir a diferença para apenas um ponto. E o que poderia ser apenas fogo de palha, se espalhou e incendiou a partida. Mesmo firme, o Pasteur não conseguiu impedir a segunda virada do Desterro, que chegou com mais um try de Pecapedra, desta vez sem conversão. A vantagem agora era dos visitantes, na frente com quatro pontos de diferença.

Tudo indicava que a vitória do Desterro seria concretizada ao apito final, mas como diz a canção, não está morto quem peleia, e Thiago Maihara, pela segunda vez, chamou a responsabilidade e foi decisivo, anotando mais um try para o Pasteur que, sem conversão, garantiu a vitória dos Galos por um ponto de diferença.

Com o resultado, o Pasteur segue líder do Super 10 e se tornou o primeiro time a garantir matematicamente classificação ao mata-mata, graças ao ponto-bônus garantido com o quarto try no apagar das luzes. Já o Desterro permance em sétimo lugar e com chances mínimas de classificação.

Clique aqui para conferir as fotos da partida.

 

Super 10

Pasteur 20 x 19 Desterro

 

Pasteur
Tries: Júnior Orioli (1), Thiago Maihara (2), Lucas Naressi (1)

Desterro
Tries: Júlio Felipe Pecapedra (2), Marco Cervi “Grampola” (1)
Conversões: Leandro Castro de Sá (2)

O Portal do Rugby elegeu Thiago Maihara como o destaque da partida

 

Texto e fotos por: Marcelo La Farina