Tempo de leitura: 7 minutos

clermont bordeaux 2015 copy 

 O Top 14 continua imprevisível. O Toulon (1º) continua na liderança, depois de bater fora de casa o Lyon (13º), mas segue empatado em número de pontos com o Clermont (2º), que venceu em casa o Bordeaux (8º). A rodada não foi boa para os parisienses, com o Stade Français (3º) sendo atropelado na capital pelo Grenoble (6º) e o Racing Métro viajando para ser humilhado pelo Brive (11º). As decepções do campeonato se enfrentaram, com o Toulouse (5º) vencendo em casa o Montpellier (9º), em um jogo fraco tecnicamente. Na parte de baixo da tabela, o La Rochelle (12º) conquistou na costa atlântica uma vitória-chave contra a surpresa da competição, o Oyonnax (7º), enquanto o Castres (14º) viu suas chances de permanecer na divisão de elite diminuírem ao ser batido no País Basco pelo Bayonne (10º).

 

- Continua depois da publicidade -

Clermont se mantem na ponta

O Bordeaux viajou até Clermont, e apesar da derrota por 31 a 23, causou muitos transtornos para os donos da casa, que estiveram boa parte do jogo atrás no placar. Os times empataram em tries, o hooker John john Ulugia fez para os amarelos enquanto o segundo centro Jayden Spence anotou para os visitantes. A vitória mantém o time amarelo empatado em pontos com o Toulon, na próxima rodada a equipe tenta assumir a liderança isolada da competição quando viaja para enfrentar o Stade Français. A derrota atrapalha o sonho de classificação para as finais da equipe vinho, que tem a chance de se recuperar quando recebe o La Rochelle.

 

Toulon conquista vitória chave

Mesmo jogando sem 6 jogadores, convocados para a rodada do Six Nations, a equipe da Provance consegui se impor, por 22 a 14, diante de um fragilizado Lion, atuando na segunda maior cidade francesa. Jogando de forma eficiente o clube mais rico da Europa entrou no in-goal dos donos da casa três vezes, com os pontas David Smith e Drew Mitchell e com o fullback Delon Armitage. O Lyon mostrou mais vontade que técnica, mas não foi o suficiente, a equipe marcou o try de honra com o scrum-half Enrico Januarie. A derrota deixa o Lyon muito próximo do rebaixamento, a equipe agora precisa se recuperar rapidamente e tem a chance quando viaja para enfrentar o decepcionante Montpellier. O Toulon mostrou que não precisa de suas estrelas para jogar bem e agora tem mais um grande desafio, quando recebe o Toulouse.

 

Grenoble cala a Cidade-Luz

Os alpinos viajaram até Paris e provaram porque merecem estar entre os finalistas da competição, com uma contundente vitória por 30 a 21 sobre o Stade Français. O domínio da equipe visitante foi amplo, jogando a maior parte do jogo no campo de ataque, tanto que precisou de apenas dois tries, com o oitavo Florian Faure e o centro Jackson Willison, para superar nas cobranças de penal as três vezes que o SF pôs a bola no chão, com o centro Jonathan Danty (2x) e o ponta Julien Arias.  A derrota é a segunda em casa do Stade Français e distância a equipe dos líderes, além de ser um golpe psicológico para a equipe que recebe o Clermont na próxima rodada, em uma pequena final. O Grenoble mostra cada vez mais que merece estar entre os finalistas e agora tem um jogo, em teoria fácil, quando recebe o Castres.

 

Bayonne se salva

O País Basco presenciou um duelo de desesperados, para o Bayonne uma vitória colocaria o time a uma distância segura do rebaixamento enquanto para o Castres manteria vivo o sonho do time de permanecer no Top 14. No final os donos da casa se deram melhor, vencendo por 21 a 19. O único try do jogo foi marcado pelo ponta Romain Martial, do Castres, que acabou cedendo a vitória em um número excessivo de penais. O Bayonne respira aliviado, mas ainda não está matematicamente salvo, a equipe agora recebe o Racing Metro. O Castro começa a contar os dias para o rebaixamento, que parece inevitável, o time tem mais uma chance de estrelar uma virada histórica, quando viaja para enfrentar o Grenoble.

 

Brive surpreende

O Racing Métro viajou até a pequena Brive sabendo que não seria fácil, os donos da casa haviam vencido os últimos seis jogos como mandantes, mas não esperavam encontrar uma equipe tão alinhada, que atropelou os parisienses por  36 a 12. Os donos da casa conquistaram um importante ponto bônus ofensivo, graças aos tries do asa Dominiko Waqaniburotu, do oitavo Sisa Koyamaibole e do segundo centro reserva Romain Sola. A vitória mantém o Brive a uma distância segura da zona de rebaixamento e a equipe viaja na próxima rodada para enfrentar o Oyonnax. A derrota deixa o Racing Metro em uma zona perigosa e agora viaja para Bayonne precisando de um resultado positivo.

 

Toulouse vence sem brilho

Mais uma vez os maiores campeões franceses venceram sem, mas sem convencer sua torcida. Dessa vez ao bater o Montpellier, em casa, por 18 a 13, graças principalmente a dois tries tardios do fullback reserva  Vincent Clerc. O try de honra dos azuis foi marcado pelo fullback Timoci Nagusa. A vitória mantem o Toulouse na briga por uma vaga nas finais, mas poucos consideram que a equipe tenha alguma chance de conquistar o título. Os occitanos têm mais uma chance de mostrar sua força na próxima rodada quando viajam para enfrentar o Toulon.

 

La Rochelle está próximo de garantir sua vaga no Top 14

Em muitos momentos pareceu que o pequeno La Rochelle não tinha chances diante dos milionários da Top 14, porem a equipe da pequena cidade atlântica continuou trabalhando duro e aos poucos vai sendo recompensada. Depois do empate em Montpellier foi à vez de uma exibição de gala diante de sua torcida, ao bater o bom Oyonnax, por 35 a 20. O centro Levani Botia (2x) e o fullback Kini Murimurivalu fizeram para os donos da casa enquanto o ponta Silvere Tian e o oitavo Viliami Maafu marcaram para os vistantes. O La Rochelle agora viaja para um duro confronto contra o Bordeaux, que precisa da vitória enquanto o Oyonnax continua a luta por uma vaga nas finais em casa contra o Brive.  

Escrito por: Diego Gutierrez 

 

Eccellenza italiano tem três líderes

Pelo Campeonato Italiano, o Rovigo derrotou o lider Calvisano, enquanto o Mogliano venceu Petrarca. Agora, Rovigo, Calvisano e Mogliano todas têm 51 pontos na classificação na ponta da tavela.

Em Rovigo, os anfitriões começaram fortes contra os campeões italianos  com os dois tries de Basson e Majstorovic nos primeiros quinze minutos. A reação do Calvisano foi moito nervosa e, aos 23 ‘, Panic recebeu cartão vermelho. Rovigo imediatamente levou vantagem, fazendo o terceiro try com Ferro e, em seguida, um drop-goal de Basson, levando o placar a 24 X 3. Os campeões italianos reorganizam-se e o juiz concedeu um penal-try. A primeira etapa terminou em 24 x 10. Na segunda etapa, Rovigo dominou um jogo nervoso, confuso e com muitos erros. 44 x13 o placar pelos “Bersaglieri”. O jogo foi dirigido por um juiz escocês, Grove White.

O clássico vêneto entre Mogliano e Petrarca Padova foi vencido pelo Mogliano por 21×15, marcando dois tries com Pavan e Van Zyl. O dérbi foi tático e muito fechado, jogado principalmente com os avançados. Muitas faltas das duas formações permitiram aos chutadores fazerem o placar.

Em Roma, o clássico verdadeiro é disputado entre Fiamme Oro e Lazio, que lutaram desde o primeiro minuto, com vitória dos policiais, 32 x 21. Já o L’Aquila perdeu em Viadana, 38×15, enquanto o I Cavalieri Prato sempre foi derrotado pelo San Donà 35 x 20.

Escrito por: Giorgio Vuerich

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Clermont 31 x 23 Bordeaux, em Clermont-Ferrand

Toulouse 18 x 13 Montpellier, em Toulouse

Bayonne 21 x 19 Castres, em Bayonne

Brive 36 x 12 Racing Métro, em Brive

La Rochelle 35 x 20 Oyonnax, em La Rochelle

Stade Français 21 x 30 Grenoble, em Paris

Lyon 14 x 22 Toulon, em Lyon

top14r20

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Albi 29 x 26 Colomiers, em Albi

Carcassonne 25 x 23 Bourgoin, em Carcassonne

Dax 18 x 15 Mont-de-Marsan, em Dax

Montauban 23 x 13 Aurillac, em Montauban

Massy 20 x 29 Perpignan, em Massy

Narbonne 23 x 15 Agen, em Narbonne

Pau 45 x 5 Béziers, em Pau

Tarbes 26 x 21 Biarritz, em Tarbes

prod2r24 copy

 

Eccellenza Logo

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Rovigo 44 x 13 Calvisano, em Rovigo

Fiamme Oro 32 x 21 Lazio, em Roma

I Cavalieri 20 x 35 San Donà, em Prato

Viadana 38 x 15  L’Aquila, em Viadana

Mogliano 21 x 15 Petrarca Padova, em Mogliano

eccellenzar13