Tempo de leitura: 12 minutos

steelers sungoliath 

Em modelo de tiro curto, a Top League japonesa já está no momento que os times fazem as contas, snedo que Toshiba Brave Lupus já tem classificação antecipada em duas rodadas.

 

- Continua depois da publicidade -

Grupo A

A classificação já está assegurada para o Toshiba Brave Lupus. A equipe venceu e eliminou o Shuttles da briga pelo título, 35 a 10. Agora os vermelhos tendem a impor um volume pesado e vencer com bônus o Sanix Blues para chegar mais folgado na primeira colocação no jogo que pode definir as liderança na tabela contra o Yamaha Júbilo na ultima rodada. Com recorde na temporada o Panasonic Wild Knights eliminou o Sanix Blues da disputa com placar monstruoso, 80 a 7. Nas próximas duas rodadas, os Blues podem se tornar vitais para as pretensões das equipes que ainda brigam pelo título.

O Kubota Spears foi guerreiro e empatou uma partida complicada em casa contra o favorito Yamaha Júbilo, 28 a 28. Com esse resultado o Kubota Spears mesmo estando em 5º lugar, aumenta suas condições de se classificar na vaga que hoje pertence ao NTT Shining Arcs. A conta é simples: o time de Isaia Toeava bateu o líder Toshiba, venceu o seu adversário direto, o Arcs, e agora empatou com o Yamaha Júbilo; nas próximas duas rodadas enfrenta Toyota Shuttles e Sanix Blues, já eliminados.

O NTT Shinnig Arcs reforçou a torcida do Yamaha, mas com o empate do Spears a coisa ficou feia. O Arcs jogará suas ultimas partidas contra Yamaha e Panasonic. A probabilidade de derrota é alta e o time necessita marcar pelo menos 6 pontos para depender só dele para se classificar. Não há demérito dos amarelos, pois o time venceu seu adversário direto o NEC Green Rockets por 32 a 31.

O NEC Green Rockets não está morto, mas está quase, após a derrota a equipe se vê obrigada a vencer o Panasonic e torcer para o Yamaha e o Toyota Shuttles, para se manter vivo na 7ª rodada e vencer o próprio Shuttles com bônus.

 

Grupo B

Que o grupo B é bem mais tranquilo que o primeiro, isso é inegável, porém não refletiu tal tranquilidade no campo. A tabela não ajudou o Suntory Sungoliath. Das partidas em casa, foram dérbis contra Canon Eagles, Ricoh Black Rams e o super jogo contra o Kobelco Steelers.

O Canon Eagles despachou o NTT Red Hurricanes no Príncipe Chichibu por 24 a 10. O time de Tóquio vive uma situação delicada, embora esteja em terceiro, tem que vencer o fraquíssimo Coca-Cola com bônus e também Verblitz e Liners não poderiam pontuar. Esses cruzamentos são de suma importância já que na ultima rodada a equipe enfrenta o único invicto e líder do grupo Kobelco Steelers.

No jogão disputado no Principe Chichibu entre os dois favoritos, o time de Kobe levou a melhor, 29 a 22. O Suntory ainda tem um compromisso difícil, o Liners fora de casa na próxima rodada. Já o líder Kobelco Steelers, embora não esteja matematicamente classificado, precisaria de uma combinação quase impossível para não estar na 2ª fase, mas tem dois compromissos difíceis contra Verblitz e Eagles.

O que já era difícil ficou quase impossível, o Coca-Cola deu mais um vexame e perdeu por 53 a 5 para o Ricoh Black Rams e está praticamente eliminado. Para seguirem vivos, os vermelhos necessitam vencer Eagles com pont- bônus; o Verblitz não poderá pontuar na primeira fase; e o Rams terá de perder para o Red Hurricanes.

O Toyota Verblitz perdeu no pior momento possível. A derrota dos verdes para o Kintetsu Liners fez uma grande reviravolta na pretensão de vários clubes que ainda brigam por vaga. A equipe poderia ter chegado a 18 ou até 19 pontos nessa rodada e estaria praticamente classificada, na realidade Liners volta a briga com o próprio Verblitz pela possível quarta vaga.

 

O público e a artilharia

A rodada teve média de mais de 4,5 mil pessoas por jogo, público quase 10% maior que na mesma rodada da temporada passada. Takahiro Ogawa (Toshiba) segue líder na artilharia com 62 pontos, seguido por Daniel Peters (Rams) com 60 e Goromaru (Yamaha) com 57 é terceiro e líder nos chutes.

 

Escrito por: Leandro Vieira

 

Top League copy copy

Top League – Campeonato Japonês

Toyota Shuttles 10 x 35 Toshiba Brave Lupus

NTT Shining Arcs 32 x 31 NEC Green Rockets

Panasonic Wild Knights 80 x 7 Sanix Blues

Kubota Spears 28 x 28 Yamaha Jubilo

Suntory Sungoliath 22 x 29 Kobelco Spears

Ricoh Black Rams 53 x 5 Coca-Cola West Red Sparks

Canon Eagles 24 x 10 NTT-Docomo Red Hurricanes

Toyota Verblitz 31 x 38 Kintetsu Liners