Tempo de leitura: 28 minutos

toulon brive

O Top 14 continua pegando fogo e chegou a sua 19º rodada com a disputa cada vez mais imprevisível. No topo da tabela, Toulon (1º) e Clermont (2º) continuam empatados, depois de vitórias fáceis em casa contra Brive (12º) e Bayonne (10º), respectivamente, e são seguidos de perto pelos parisienses, que tiveram um fim de semana dos sonhos com o Racing Metro (4º) batendo o Grenoble (8º), em Paris, e o Stade Français (3º) derrotando o Bordeaux, (7º) longe da Cidade-Luz.

- Continua depois da publicidade -

Decepcionando, o Toulouse (6º) foi batido em casa pela surpresa da competição, o Oyonnax (5º), enquanto o Montpellier (9º), também jogando em seus domínios, ficou apenas no empate contra o fraco La Rochelle (11º).  No duelo dos desesperados, o Castres (14º) precisou de um milagre para bater o Lyon (13º).

 

Toulon volta ao topo

A equipe mais rica da França não ficou longe do topo por muito tempo. Com a vitória sobre o Brive em casa, por 34 a 11, o time retorna a primeira posição, apesar de estar a frente do Clermont apenas nos critérios de desempate. O jogo em si não teve grandes emoções, com os donos da casa dominando do início ao fim. O destaque ficou com o ponta David Smith, que anotou 4 tries, enquanto o asa Juan Smith também fez o seu. O Brive melhorou no segundo tempo e consegui fazer o try de honra, com o fullback Alfi Mafi. O Toulon agora viaja para enfrentar o frágil Lyon, enquanto o Brive vê a zona de rebaixamento se aproximando e recebe o Racing Métro precisando de uma vitória.

 

Clermont segue no encalço dos líderes

A esquadra amarela não precisou de muito esforço para bater um valente Bayonne, em casa, por 23 a 16. De negativo para o Clermont fica a perda do ponto-bônus ofensivo, já que marcou apenas três tries, com o oitavo Peceli Yato (duas vezes) e com o asa Julien Bonnaire, mas deixou o hooker David Roumieu fazer para os bascos. O Clermont continua em seus domínios, quando recebe o Bordeaux na próxima rodada, enquanto o Bayonne tem um jogo decisivo contra o Castres pela luta contra o descenso.

 

Castres consegue o impossível

Na 19º rodada, ao fim do primeiro tempo, o Castres parecia condenado, perdendo por 7 a 0, em casa, diante de um adversário direto na luta contra o rebaixamento, e ainda com um jogador a menos desde os 21’, pois o asa Yannick Caballero recebeu um vermelho. O CO, porém, encontrou forças, ninguém sabe de onde, para se recuperar, anotando três tries, com scrum-half Rory Kockott, o pilar reserva Saimone Taumoepeau e o ponta reserva Max Evans, para realizar uma virada quase impossível, por 23 a 20. O Lyon colocaria a bola no chão com o ponta Toby Arnold e o fullback Jérôme Porical.

A vitória, apesar de heroica, mantém o Castres nos aparelhos, ainda na ultima posição e muito próximo do rebaixamento. O time tem mais uma final na próxima rodada quando viaja para enfrentar o Bayonne, outro adversário direto na luta contra o descenso. Apesar do ponto bônus defensivo, dada as condições, a derrota não poderia ser pior para o Lyon, que entra na zona de rebaixamento, o time agora tem, mesmo jogando em casa, a missão quase impossível de bater o Toulon.

 

Racing conquista vitória decisiva

A torcida parisiense que compareceu ao estádio de Colombes presenciou um dos melhores jogos da rodada, quando o Racing Metro bateu o Grenoble por 34 a 29 em uma partida de seis tries. Fizeram para os donos da casa o scrum-half Maxime Machenaud, o oitavo Antonie Claassen, o asa François Van der Merwe e o ponta Juan Imhoff, enquanto os alpinos pontuaram com o ponta Xavier Mignot e o fullback Gio Aplon.

O resultado mantém os Franciliens no encalço dos líderes e longe do pelotão de trás. O Racing agora viaja para enfrentar o fraco Brive, ao passo que o Grenoble continua sua luta por uma vaga nas finais ainda em Paris contra o Stade Français.

 

Stade Français joga a crise para longe

O outro lado parisiense foi para a terra dos vinhos com o peso de duas derrotas seguidas e vendo Toulon e Clermont cada vez mais distantes. No minuto final, um drop-goal do abertura Jules Plisson deu a vitória para os visitantes sobre o Bordeaux por 23 a 22, mantendo o SF na briga pela primeira colocação. O time da capital também superou os adversários em tries, com dois do asa Raphael Lakafia e do pilar Rabah Slimani, contra um do asa Louis Madaule.

O Bordeaux sofreu um sério revés, pois tem em casa sua maior força, e agora viaja para enfrentar o poderoso Clermont. O Stade Français precisava da vitória e segue muito mais confiante para receber o Grenoble. 

 

Montpellier tropeça e fica longe da classificação

O lendário técnico Jake White, campeão do mundo em 2007, parece não conseguir dar jeito no Montpellier e já começa a ser criticado, depois do empate em 15 a 15 com La Rochelle em casa, conquistado apenas no último minuto em uma cobrança de penal. O maior questionamento vem do fato dos mandantes não terem colocado a bola no chão nenhuma vez, enquanto viam os atlânticos anotarem duas vezes, com hooker Hikairo Forbes e o fullback Kini Murimurivalu.

O empate é um duro golpe nas chances de classificação do Montpellier, que vai precisar se agarrar aos últimos fios de esperança quando viajar para enfrentar outro desesperado, o Toulouse. O empate vem em boa hora para o La Rochelle, que começa a deixar a zona de rebaixamento mais distante e agora se prepara para receber o Oyonnax.

 

Oyonnax se infiltra entre os grandes

A equipe da pequena cidade de Oyonnax começou o ano como candidata ao rebaixamento e, aos poucos, foi roubando pontos importantes dos grandes para se estabelecer em um surpreendente 7º lugar. A equipe alpina mostrou isso mais vez nessa rodada quando, por 9 a 3, bateu o poderoso Toulouse em seus domínios, em um jogo sem tries, no qual a vontade superou em muito o talento.  A derrota mostra que o Toulouse ainda é uma equipe muito frágil e que vai ter se desdobrar para estar entre os finalistas.

Na próxima rodada, o Toulouse joga uma quase final, quando recebe o também decepcionante Montpellier. O Oyonnax começa, aos poucos, sonhar com uma vaga nas finais. O pequeno notável agora viaja para enfrentar o La Rochelle, que costuma causar dificuldades em casa.

 

Pau cai e Perpignan vence na Pro D2

A situação do Pau na segunda divisão francesa é segura demais para uma derrota afetar a equipe. Os verdes, enfim, perderam, apenas pela quinta vez na temporada, escorrendo diante do Aurillac pela 23ª rodada da competição. 34 x 25 que deixaram o Aurillac no sexto lugar, empatado com o quinto colocado Biarritz. Os bascos venceram também, 34 x 19 sobre o agora lanterna Narbonne, e seguem na briga pelo mata-mata. Quem se beneficiou do tropeço do Pau foi o Perpignan, que segue ainda sonhando com o título após vencer dérbi do Mediterrâneo contra o Béziers fora de casa, 20 x 17. Agora, os catalães somam 14 pontos a menos que o Pau, ocupando o segundo lugar.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Oyonnax 9 x 3 Toulouse, em Oyonnax

Castres 23 x 20 Lyon, em Castres

Bordeaux 22 x 23 Stade Français, em Bordeaux

Clermont 28 x 16 Bayonne, em Clermont-Ferrand

Montpellier 15 x 15 La Rochelle, em Montpellier

Racing Métro 34 x 29 Grenoble, em Paris

Toulon 34 x 11 Brive, em Toulon

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Agen 15 x 9 Albi, em Agen

Béziers 17 x 20 Perpignan, em Béziers

Bourgoin 18 x 18 Dax, em Bourgoin-Jallieu

Massy 20 x 27 Colomiers, em Massy

Mont-de-Marsan 30 x 18 Carcassonne, em Mont-de-Marsan

Tarbes 12 x 12 Montauban, em Tardes

Biarritz 34 x 19 Narbonne, em Biarritz

Aurillac 34 x 25 Pau, em Aurillac