Tempo de leitura: 18 minutos

toulouse-supporters diaporama

Uma semana depois da Heineken Cup, uma semana antes do Six Nations. O Top 14 francês voltou nesta sexta-feira para a disputa da 16ª rodada da temporada regular, e já contou com uma alteração importante na tabela: o Toulouse assumiu a vice-liderança do certame, após vencer o Biaritz em clássico nacional. O Toulouse se beneficiou da derrota do Clermont para o Perpignan, tendo agora à sua frente apenas o Toulon, que saiu vencedor de seu embate com o lanterna Mont-de-Marsan. Nenhum jogo do Top 14 foi marcado para sábado ou domingo, por conta dos treinamentos da seleção francesa para o Seis Nações.

 

- Continua depois da publicidade -

Clássicos alteram a tabela

Jogando em casa, o Toulouse se recuperou da eliminação na Heineken Cup com uma boa vitória sobre o rival Biarritz, que despencou na tabela de classificação. Logo aos 5′, Picamoles cravou o primeiro e único try do Toulouse no jogo. O início foi forte dos donos da casa, com Beauxis ainda chutando mais 2 penais. Porém, o Biarritz equilibrou as ações e anotou seu try aos 33′, com Peyrelongue. No segundo tempo, os 2 penais chutados por Beuaxis e McAllister garantiram o precioso triunfo por 19 x 14. Apesar da vitória, o Toulouse teve uma má notícia: a lesão e Vincent Clerc.

Na Catalunha, o Clermont caiu diante do Perpignan, perdendo a vice-liderança. Não saíram tries na primeira etapa, com 12 x 6 a favor do Clermont, graças aos 4 penais chutados por Parra. Na segunda etapa, o jogo ganhou em ação. Aos 50′, Taofifenua fez o primeiro try do Perpignan, respondido com try do português Bardy aos 57 para o Clermont. James Hook, inspirado, não perdoou os penais dos visitantes, e colocou o Perpignan na frente. Aos 78′, Mélé, com um drop goal para os catalães, fechou o placar: Perpignan 29 x 19 Clermont. Com isso, o Perpignan assumiu a importante sétima colocação da liga.

 

Vitórias suadas

O líder Toulon sofreu muito para bater em casa o lanterna Mont-de-Marsan. Fazendo uma partida muito fraca, Com 2 tries no primeiro tempo, com Masoe e Pallisson, o Toulon garantiu sua magra vitória por 15 x 9.

Os últimos colocados da classificação deram muito trabalho aos seus oponentes. O vice-lanterna Bordeaux não conseguiu sair da zona da degola, mas vendeu caro a derrota em casa para o Racing Métro. 22 x 15 para os visitantes, em jogo de 3 cartões amarelos e 1 vermelho.

Jogando em casa, o Agen dificultou muito a vida do Montpellier. Com um try isolado de Nagusa, aos 18′, o Montpellier voltou para casa com uma magra vitória por 13 x 9, suficiente, no entanto, para garantir a quarta posição na tabela.

 

De volta ao jogo

O Montpellier se beneficiou da derrota fora de casa do Castres diante do Bayonne, que somou pontos preciosos para se manter vivo na temporada. O try solitário de Lovobalavu, para o Bayonne, se provou decisivo. Na briga dos penais, Kockott foi superado por Potgieter, em duelo sul-africano: 5 x 4. Assim, os bascos garantiram o triunfo por 22 x 12.

A derrota só não foi ainda pior para o Castres porque o Grenoble foi derrotado pelo Stade Français em Paris. Foi uma grande vitória dos locais, que somaram pontos preciosos para seguirem na briga pela classificação. Placar de 35 x 6, construído com os tries de Doumayrou, Sinzelle, Turinui e Paul Williams.

 

Pro D2: La Rochelle sobre, Brive para

Na segunda divisão francesa, a briga segue boa pelos primeiros lugares. Na liderança o Oyonnax segue soberano e está cada vez mais próximo do Top 14. Mas, nas posições que dão vaga no mata-mata, a briga segue intensa. Na 19ª rodada, o destaque foi o La Rochelle, que venceu fora de casa o Aucj e subiu para o segundo lugar, se aproveitando da derrota do Aurillac para o Tarbes. Já o Brive caiu diante do Narbonne, e segue em quinto lugar, com o Tarbes em sua cola. O Pau, por sua vez, ficou no empate com o Carcassonne, e segue em quarto.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Bayonne 22 x 12 Castres, em Baiona

Stade Français 35 x 6 Grenoble, em Paris

Perpignan 26 x 19 Clermont, em Perpignan

Bordeaux 15 x 22 Racing Métro, em Bordeaux

Toulon 15 x 9 Mont-de-Marsan, em Toulon

Agen 9 x 13 Montpellier, em Agen

Toulouse 19 x 14 Biarritz, em Toulouse

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Auch 3 x 20 La Rochelle, em Auch

Colomiers 22 x 15 Dax, em Colomiers

Oyonnax 22 x 10 Aix-en-Provence, em Oyonnax

Carcassonne 12 x 12 Pau, em Carcassonne

Lyon 26 x 12 Albi, em Lyon

Narbonne 28 x 17 Brive, em Narbonne

Béziers 30 x 21 Massy, em Béziers

Tarbes 15 x 9 Aurillac, em Tarbes