Tempo de leitura: 2 minutos

Nos dois últimos finais de semana, chegaram ao fim as temporadas 2012 do Shute Shield, o Campeonato Estadual de Nova Gales do Sul, e do Queensland Premier Rugby, o Campeonato Estadual de Queensland, que correspondem ao segundo escalão do rugby australiano, abaixo apenas do Super Rugby.

As duas competições reúnem os grandes clubes amadores de rugby union da Austrália, agitando as cidades de Sydney e de Brisbane, os coração do esporte no país.

 

- Continua depois da publicidade -

Shute Shield

Shute Shield

O Shute Shield é o campeonato estadual de Nova Gales do Sul, mas, na prática, se resume aos tradicionais clubes da região metropolitana de Sydney. Participam do certame: Eastern Suburbs, Eastwood, Gordon, Manly, Northern Suburbs, Parramatta, Penrith, Randwick, Southern Districts, Sydney University, Warringah e West Harbour, todos da região da capital do estado e maior cidade australiana. A competição começou a ser disputada em 1906, e sofreu com a chegada em 1908 do rugby league, que se tornou a forma mais popular de rugby. O Randwick é o maior campeão do Shute Shield, com 28 conquistas, seguido da Universidade de Sydney, com 24.

A grande final do Shute Shield de 2012 foi disputada no fim de semana passado na antiga casa dos Wallabies, o Concord Oval. Em campo, o segundo maior campeão de NSW, o Sydney University FC, e o Southern Districts, do sul de Sydney, que havia conquistado apenas uma taça. Em 2011, os estudantes haviam terminado com o vice-campeonato, perdendo para o Eastwood, quebrando sua série de seis títulos consecutivo. Em 2012, Sydney University não bobeou e arrancou a vitória contra os Souths.

Final: Sydney University 15 x 14 Southern Districts

 

 

Queensland Premier Rugby

Queensland Premier Rugby

O Queensland Premier Rugby é o campeonato estadual de Queensland, reunindo sobretudo clubes da região de Brisbane, terceira maior cidade da Austrália. Nos últimos anos, contudo, clubes de fora da região metropolitana ingressaram no torneio, e a Hospital Cup – nome da taça em disputa – está cada vez mais valorizada. As competições de clubes em Brisbane começaram em 1887, mas o atual Queensland Premier Rugby começou a ser disputado em 1975. Desde então, os Brothers, de Brisbane, são os maiores vencedores, com 9 conquistas da Hospital Cup, seguidos dos Souths, com 8 títulos, e da University of Queensland, com 6. Neste domingo, no Ballymore Stadium, histórica casa do rugby em Brisbane, a Universidade de Queensland disputou o título com Sunnybank, campeão de 2011, e voltou a levantar a taça. 46 x 20 foi o placar da partida.

Participam hoje do QPR: University of Queensland, Brothers, Souths, Easts, Norths, Wests, GPS Rugby, Sunnybank (todos de Brisbane), Gold Coast Breakers e Sunshine Coast Stingrays.

Final: University of Queensland 46 x 20 Sunnybank