Tempo de leitura: 4 minutos

top league foto1

Não é de hoje que a qualidade da Top League vem chamando a atenção de muitos, inclusive da equipe do Portal do Rugby e esta temporada está em um nível técnico mais alto ainda. A redação estava se resguardando para tais elogios por dois motivos: um é a soberania dos quatro grandes, Suntory Sungoliath, Panasonic Wild Knights, Kobelco Steelers e Toshiba Brave Lupus, e o outro seria a quantidade de estrangeiros na liga querendo jogar em baixo rendimento, retirando os parâmetros de comparação com as demais. Agora é diferente, o Yamaha Jubilo, que já sobressaiu em outras matérias do Portal, se firma como o melhor time da temporada, até aqui, mostrando que o torneio nipônico é coisa séria.

Antes de tratar do jogo em sí, falarei um pouco desta esquipe, o time azul de Shizuoka possui um bom entrosamento e um time titular basicamente formado por jogadores locais, o springbok Dewald Potgieter foi o único “estrangeiro” titular da ultima partida. Kyosuke Horie é um bom oitavo, o Pack de fowards (que compõe o scrum) tem uma média de altura e peso abaixo dos clubes europeus, por exemplo, mas por serem jogadores leves e habilidosos, eles possuem um bom handling, o scrumhalf Shinya Ikemachi é bem veloz, e os backs são bem “inocentes” e dão passes longos demais, no jogo contra o Panasonic Wild Knights, se passava facilmente por eles nas roubadas de bola. Figurinha nos textos deste que vos escreve, Ayumu Goromaru é mais uma vez lembrado como um grande atleta, ele é o termômetro desta equipe, não chega a ser tão talentoso quanto Zane Kirchner, fullback sul africano, mas com certeza, é um dos mais completos do rugby mundial nesta temporada, quando o seu time está em domínio nas jogadas ele avança e mostra que joga, de fato, em qualquer posição. como o scrumhalf e abertura jogam muito avançados ele, por muitas vezes, limpa scrums chama o ruck para sí, mesmo no ataque, a defesa fica desguarnecida? JP Pietersen mostrou que não, e os cavaleiros sofreram muito para arrancar um empate deles.

- Continua depois da publicidade -

Agora, falando da memorável partida, válida pelo grupo B da quinta rodada, ela era muito importante, o vencedor estaria matematicamente classificado. Toshiba Brave Lupus começou mandando nas ações, aos 20 minutos, Tomoki Yoshida, scrumhalf do Toshiba,  abriu o placar com um try convertido por David Hill. Aos 25, Ayumu Goromaru perdeu a chance de diminuir errando um penal e como já dito, ele é o termômetro da equipe, se joga mal o time vai junto.  Hill aumentou a vantagem para os vermelhos, mas no final do primeiro tempo, o Yamaha engrossou e Shota Tanaka fez um try aos 33 minutos, Goromaru desperdiçou a conversão. Final do primeiro tempo, Toshiba 10 a 5. Um try relâmpago aos 41, abriu os trabalhos no segundo tempo, Kilryong So empatou o jogo, Goromaru converteu virando. Masataka Mikami fez o try da virada novamente, colocando o Toshiba no caminho da vitória, porém foi surpreendido com a volúpia do jogo do time azul que até os 62 minutos, com um erro no penal de Goromaru, parecia que já estava batido, só parecia. Em 14 minutos, o Yamaha “abriu a caixa de ferramentas” fez uma boa mudança nos fowards, e funcionou, Male Sau fez um try aos 64 e Goromaru converteu, e cruzou o in-goal aos 68, converteu. não perca a conta! O capitão Yuhimaru Mimura anotou mais um e adivinha quem converteu? Pois é… Placar final Yamaha 33 a 17. O abertura Kilryong So foi o “Homem do jogo”.

 

Rodada de zebras

Caiu o invicto, Kobelco Steelers, derrotado inusitadamente pelo Toyota Verblitz, contrariando nosso prévia da semana passada, 10 a 43. O Suntory Sungoliath tomou o seu lugar de direito, o primeiro poto do grupo A, ganhando do Toyota Shokki Shuttles por 24 a 17, fora de casa. O Kubota Spears surpreendeu o Canon Eagles fora de casa, 37 a 24. O kyuden Voltex, o Zebre da Top League foi derrotado novamente, pelo NEC Green Rockets, embora vencendo o abertura Shaun Webb errou muitos chutes e vê Goromaru encostar na artilharia geral. No duelo dos NTT’s os Arcs se saíram melhores, afundando os instáveis Red Hurricanes. O Kintetsu Liners, também surpreendeu e derrotou o Black Rams por 35 a 19.

 

O Panasonic Wild Knights bateu o outro candidato a Zebre, o Coca-Cola por 39 a 5 com dois tries de JP Pietersen. Berrick Barnes estreou sem marcar.

 

O que esperar da próxima rodada?

Dois jogos imprevisíveis e de altíssimo nível, os quatro grandes da TOP League entrarão em campo puxando todos os holofotes, Suntory X Steelers e Panasonic X Brave Lupus. Há facilidades nos demais jogos, a turma do fim da tabela pegará os postulantes à classificação. O Yamaha Jubilo não deve perder sua invencibilidade nesta rodada, contra o Liners.

 

Escrito por: Leandro Vieira

 

Tabela5rdd