Tempo de leitura: 3 minutos

Sul-Am M18 B

A seleção brasileira masculina M18 enfrenta neste sábado (8) o Peru na estreia do Campeonato Sul-Americano B M18, a divisão de acesso para a elite do continente. Disputado na cidade de Valencia, na Venezuela, o torneio conta ainda com a participação do país-sede e da Colômbia. Os Tupis estão 100% focados na conquista da taça, já que o campeão disputará o jogo de acesso para a divisão de elite contra o último colocado do Consur A, em torneio entre 16 a 22 de setembro, na Argentina.

Para atingir a meta, a seleção brasileira M18 iniciou sua preparação em março, mas desde agosto o treinamento foi reforçado com a experiência dos neozelandeses Dave Perrin e Darryn Collins, treinadores do Crusaders. Eles e os demais profissionais disponibilizados pelo time profissional de rugby da Nova Zelândia comandarão o Programa de Alto Rendimento de todas seleções nacionais até 2017. O Consur B será o primeiro desafio após a ratificação do acordo. Todos os atletas foram testados e avaliados fisicamente, e o desenvolvimento do grupo na competição ajudará os especialistas a definir a melhor estratégia para aumentar o nível técnico dos jogadores no ciclo 2016.

- Continua depois da publicidade -

“O Dave é especialista em forwards (jogadores avançados) e assim trabalhou intensamente conceitos chaves para que a equipe tenha eficiência neste setor. Já o Darryn responsabilizou-se pela preparação física dos atletas. Sabemos que isso será importante para manter um bom rendimento nos três jogos. Vamos para ganhar e colocar o Brasil na elite do rugby continental”, comenta João Uva, treinador assistente da equipe nacional.

Todas as equipes se enfrentam uma vez, totalizando três partidas para cada seleção. A vitória valerá 3 pontos, o empate 1 ponto e a derrota 0 ponto. O vencedor de Brasil e Peru enfrenta o perdedor do jogo entre Colômbia e Venezuela no dia 11 de setembro. As equipes que ainda não se enfrentaram jogam no dia 14 de setembro.

O jogador do Rio Branco, Laurent Borda, foi cortado de última hora devido um problema de saúde. Para o seu lugar, foi chamado Guilerme Lira, do Pasteur.

Confira os convocados para o Sul-Americano B:
Benedito Rodrigues (São José RC)
Gabriel Assunção (São José RC)
Jonathan Alvarenga (São José RC)
Lucas Domingues (São José RC)
Luis Gustavo Pinto (Jacareí RC)
Lucas Drudi (Jacareí RC)
Luan Almeida (Jacareí RC)
Jonathan Figueiredo Dias (Jacareí RC)
Pedro Augusto di Pilla (Pasteur)
Alexandre Al-Assal (Pasteur)
Bruno Nunes (Bandeirantes RC)
João Paulo Neto (Bandeirantes RC)
Vitor Guastalli (Bandeirantes RC)
Lucas Tranquez (SPAC)
Vitor da Mata (SPAC)
João Bello (SPAC)
Artur Bergo (SPAC)
Laurent Bourdat (Rio Branco RC) – CORTADO (Guilherme Lira – Pasteur, foi chamado em seu lugar)
Fábio Fernandes (Ilhabela RC)
Rafael Franz (Tornados Indaiatuba RC)
Wilton Rebolo (Mastodontes Catanduva RC)
Duan Zatti Barp (Chapecó RC)
Rodrigo Andrioli (Chapecó RC)

Comissão Técnica
Dave Perrin (Treinador)
João Uva (Treinador Assistente)
Felipe Lapa (Fisioterapeuta)

De olho na competição adulta – Em paralelo ao torneio M18, também será realizado o Sul-Americano B Adulto (o Consur B), envolvendo Paraguai, Venezuela, Colômbia e Peru. A competição também merece atenção dos brasileiros, já que o campeão disputará contra o Brasil uma vaga no Consur A de 2013. Além disso, a equipe campeã do Consur B enfrentará a seleção de Bermuda, campeã da região do Caribe, em partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de Rugby de 2015. Segundo o regulamento do IRB, caso o representante sul-americano vença o representante caribenho, o jogo contra o Brasil, que irá se realizar no dia 27 de outubro em São Paulo, valerá tanto pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo quanto pela vaga no Consur A.