Tempo de leitura: 3 minutos

A Seleções Brasileiras Masculina e Feminina de Beach Rugby estão prontas para a disputa dos Jogos Sul-Americanos de Praia de 2011, na cidade de Manta, no Equador!

As competições de rugby serão nos dias 9 e 10 de dezembro, na Arena Sudamericana, na praia de El Murciélago.O início das partidas está marcado para as 11h00, horário de Brasília.

Clique aqui para assistir a todos os jogos do Beach Rugby AO VIVO!

- Continua depois da publicidade -

 

Jogos Sul-Americanos de Praia

Criados em 2009, os Jogos Sul-Americanos de Praia são disputados a cada dois anos, e o Rugby de Praia (Beach Rugby) esteve presente na primeira edição, em Punta del Este, Uruguai. A Argentina, como esperado, conquistou o título masculino, batendo por 4 x 0 o surpreendente Paraguai na final. Na disputa pela medalha de bronze, o Uruguai derrotou o Brasil, por 6 x 5.

No torneio feminino, deu Brasil! A seleção brasileira derrotou na final o Uruguai, por 3 x 1. Na disputa do bronze, deu Argentina: 4 x 2 sobre o Chile.

 

Rugby de Praia

O Rugby de Praia (ou Beach Rugby) é uma variação do rugby tradicional, com regras variando de torneio para torneio. No Equador, as partidas do Beach Rugby serão disputadas em 2 tempos de 6 minutos, com 5 jogadores de cada lado. Cada try vale 5 pontos, inexistindo a pontuação por conversões. Os penais valem 2 pontos, mas só podem ser chutados a gol de trás do meio campo.

 

Manta 2011

Serão 7 times masculinos e 4 femininos. Na primeira fase, todos os times se enfrentam, e os quatro melhores avançam às semifinais. A fórmula de disputa é a mesma tanto para o masculino como para o feminino

O Equador a debutará no rugby sul-americano de seleções, fazendo de Manta 2011 um torneio histórico. Los Piqueros equatorianos jogaram com o apoio da torcida na estreia. Ao contrário do anunciado antes, Bolívia, Uruguai e Colômbia não disputarão o torneio masculino, Chile, Peru, Colômbia e Paraguai não jogarão no feminino.

A cidade de Manta tem cerca de 200 mil habitantes, e é um famoso destino turístico de verão no Equador, com suas praias recebendo muitos turistas, sobretudo para a prática do surfe e do kitesurfing.

Clique aqui para baixar o regulamento do torneio de Beach Rugby.

Tabela de jogos no horário local, que está 3h00 atrás do horário de verão de Brasília.

 

 

Brasil no Equador

Seleção Feminina

Beatriz Pereira (Desterro RC)
Gabriela Pioli (SPAC)
Isadora Perna (São José RC)
Juliana Souza (Desterro RC)
Vanessa Chagas (Desterro RC)
Maíra Magdaleno (Desterro RC)
Vanessa Gardelim (São José RC)
Viviane Trindade (Niterói RFC)

Seleção Masculina

Alexandre Spani – capitão – (São José RC)
Bruno Rossi (São José RC)
Danilo Taino (Ilhabela RC)
Elias Fonseca (UniBrasil/Curitiba)
Paulo Souza (Ilhabela RC)
Pedro Mantovani (Bandeirantes RC)
Pedro Sahade (Bandeirantes RC)
Thiago Thut (Bandeirantes RC)

Comissão técnica

Antônio Martoni (Chefe da Delegação e Treinador da Seleção Masculina)
Carim Saad (diretor esportivo)
José Eduardo Moraes (Treinador da Seleção Feminina)
Anderson Garcia (Auxiliar Técnico Seleção Feminina)
Felipe Lara (Fisioterapeuta).

 

Brasil x Uruguai – Jogos Sul-Americanos de Praia de 2009 – disputa do bronze masculino