bleues campeãs copy

Tempo de leitura: 8 minutos

bleues campeãs copy

Depois da Irlanda comemorar o título do Six Nations mais famoso, foi a vez da França se sagrar campeã dos outros dois Six Nations: o Feminino e o M20 (masculino), e ambos com direito a Grand Slam! As francesas e os francesinhos derrotaram todos os seus oponentes e, neste sábado, superaram a Irlanda nas duas categorias, para subirem no lugar mais alto da Europa.

 

- Continua depois da publicidade -

Francesas em alta para o Mundial

O título do Six Nations Feminino foi mais do que especial para a França, que receberá em agosto a Copa do Mundo Feminina. No sábado, em Pau, as Bleues fizeram mais uma vítima, a Irlanda, campeã de 2013, a abocanharam o Grand Slam e o título, que não vinham desde 2005. Na decisão, Marion Lièvre, Elodie Portaries e Shanon Izar cravaram os 3 tries para a França, que chegou a abrir 12 x 0 no placar. A Irlanda ainda reagiu com 2 tries da hooker Gillian Bourke, mas já era tarde demais quando o último try irlandês veio e a vitória ficou com as azuis, 19 x 15. Quarto título e quarto Grand Slam na história das Bleues.

Fechando a competição, Gales e Inglaterra venceram Escócia e Itália, respectivamente, por 25 x 0 e 24 x 0. As ingleses encerraram o certamen com o vice-campeonato, enquanto as galesas escaparam da colher-de-pau, que ficou com as escocesas pelo quarto ano consecutivo.

 

Les Bleuets no topo da Europa

No M20 masculino, a França voltou a comemorar o título, o que não acontecia desde 2009, faturando o seu primeiro Grand Slam na história (já que o torneio foi criado apenas em 2008). Os franceses voltaram ao lugar mais alto do M20 europeu ao baterem a Irlanda, em Tarbes, por 23 x 13, com Ruffenach e Lambey fazendo os tries do título invicto. Os Bleuets sofreram um revés no final da partida com try irlandês aos 75′ com Taggart, mas Serin acertou um penal na sequência e Lambey definiu a vitória do time azul, do técnico Fabien Pelous.

Nos outros jogos, a Inglaterra atropelou a Itália pro 52 x 5, ao passo que Gales também se despediu com vitória, superando a Escócia por 43 x 15, indiscutíveis. Colher-de-pau escocesa também no M20.

 

Women’s Six Nations Championship 2014 – Seis Nações Feminino

França 19 x 15 Irlanda, em Pau

Gales 25 x 0 Escócia, em Port Talbot

Itália 0 x 24 Inglaterra, em Rovato

 

Lista de campeões do Seis Nações Feminino:

1 – Inglaterra – 13 títulos

2 – França – 4 títulos

3 – Irlanda – 1 título

Escócia – 1 título

 

U20 Six Nations Championship 2014 – Seis Nações M20

Itália 5 x 52 Inglaterra, em Calvisano

Gales 43 x 15 Escócia, em Colwyn Bay

França 23 x 13 Irlanda, em Tarbes

 

Lista de campeões do Seis Nações M20:

1 – Inglaterra – 4 títulos

2 – França – 2 títulos

3 – Irlanda – 1 título