Tempo de leitura: 22 minutos

wellington canterbury 2013

A ITM Cup viveu um fim de semana de grandes jogos: em Wellington, o time da casa derrotou o atual campeão Canterbury e garantiu a liderança isolada da competição após 7 jogos, enquanto no subúrbio sul de Auckland o Counties Manukau garantiu a posse do Ranfurly Shield ao passar pelo forte Waikato.

Já na África do Sul, o Natal Sharks assumiu a liderança isolada da ABSA Currie Cup ao vencer com ponto-vônus o Free State Cheetahs.

- Continua depois da publicidade -

 

Wellington lidera, Counties Manukau comemora

A ITM Cup neozelandesa viveu fim de semana de clássico: Wellington contra Canterbury. E o jogo na capital neozelandesa coroou o time da casa, que somou sua sétimo vitória consecutiva no Campeonato Neozelandesa seguindo invicto. O jogo, como esperado, foi muito equilibrado e aberto até o fim, mas  Wellington prevaleceu com um grande primeiro e 3 tries, pelas mãos de Joe Hill, Ardie Savea e Thomas Palu, fazendo 25 x 19. No fim, a expulsão de Adam Hill complicou a vida dos Lions, mas Canterbury não conseguiu tirar vantagem do homem a mais.

A vitória fez Wellington garantir vantagem de 4 pontos sobre o vice-líder Auckland, que massacrou Northland, lanterna do Championship. Mas, o jogo de destaque na metrópole neozelandesa se deu em Pukekohe entre o Counties Manukau, quarto colocado da Premiership, e Waikato, então quinto colocado, valendo a Ranfurly Shield. E na sua segunda defesa do escudo os Steelers não vacilaram e venceram o time de Hamilton por 37 x 25, em grande jogo, com 4 tries para o Counties Manukau e 3 tries para Waikato. A próxima defesa do Ranfurly Shield, ou Log o’Wood, será no dia 11 de outubro, quando o Counties Manukau enfrenta Southland, em jogo que será o último do ano pelo escudo. Se Southland vencer, sua defesa só ocorrerá em 2014.

A derrota de Waikato praticamente tirou a equipe das semifinais e beneficiou Taranaki, que venceu o duelo direto contra o rebaixamento contra o lanterna Bay of Plenty e ainda tem um fio de esperança de chegar ao mata-mata. 21 x 3 foi o placar, piorando a situação dos Steamers, que já tinham sido derrotados no jogo isolado de quarta-feira em casa pelo Southland, que faz humilde campanha no Championship. Destaques também para a vitória de Tasman, líder do Championship, sobre Hawke’s Bay, em duelo direto pela ponta, e para o triunfo de Otago sobre Manawatu, em avalanche de pontos: 52 x 41.

 

Sharks em primeiro, Bulls em apuros

Na África do Sul, a Currie Cup tem novo líder: é o Natal Sharks, que atropelou o Free State Cheetahs por 50 x 26 e, com o ponto-bônus, se igualou ao Western Province, mas superou o concorrente no saldo de pontos. Foram 7 tries para o time de Durban, incluindo 2 de Mvovo.

O Western Province também venceu, mas não foi capaz de anotar o ponto-bônus em casa sobre o lanterna Griquas. 19 x 13 foi o resultado da dura vitória, com try de Groom e um penal decisivo no fim do jogo chutado por Catrakilis garantindo a vitória.

Já no Gauteng, o Golden Lions conseguiu uma importante vitória sobre seu arquirrival Blue Bulls, 35 x 26, deixando o poderoso time de Pretória a 1 ponto do lanterna Griquas e 5 pontos distante do quarto colocado Cheetahs, último que entraria na fase de semifinais, restando apenas mais 3 partidas. Coetzee, Kriel, Dreyer, Van Rooyen e Boshoff fizeram os tries da grande vitória dos Lions, enquanto Bjorn Basson fez 2 dos 4 tries que ao menos garantiram o bônus ofensivo para o Blue Bulls. Grande jogo.

Por fim, na segunda divisão sul-africana, todos os semifinalistas já são conhecidos com uma rodada de antecedência para o fim da primeira fase. Depois de Pumas e Kings garantirem suas vagas, foi a vez de Eagles e Leopards assegurarem suas classificações. Os Eagles atropelaram fora de casa os Griffons, enquanto os Leopards perderam em casa para os Bulldogs, mas se beneficiaram pela derrota do Boland Cavaliers, único time que ainda tinha chance de avançar, para os Pumas, que mantiveram a invencibilidade, com históricas 13 vitórias em 13 jogos.

 

Austrália: Sydney University é campeã do Shute Shield e Easts Tigers vencem a QPR

Na Austrália, a festa ocorreu nos campeonatos estaduais amadores, que correspondem à segunda divisão do rugby do país, abaixo apenas do Super Rugby. Em Sydney, o Shute Shield (campeonato de Nova Gales do Sul) coroou pela segunda vez seguida e pela 24ª vez na história seu maior campeão: Sydney University, que superou o Eastwood, do norte de Sydney, melhor time da temporada regular, por incogitáveis 51 x 6 na grande final. Foi o oitavo título em nove anos do time da Universidade de Sydney.

Já em Brisbane, o título da Queensland Premier Rugby ficou com o Easts Tigers, time do leste da cidade, que superou na decisão o GPS Old Boys, também da cidade, por 27 x 22, quebrando seu jejum de conquistas, que vinha desde 2008. Foi o quarto título da chamada Hospital Cup na história dos Easts.

Shute Shield: Sydney University 51 x 6 Eastwood

Queensland Premier Rugby: Easts Tigers 27 x 22 GPS

 

ITM Cup

ITM Cup – Campeonato Neozelandês

Bay of Plenty 25 x 33 Southland, em Tauranga

 

Auckland 41 x 10 Northand, em Auckland

Otago 52 x 41 Manawatu, em Dunedin

Counties Manukau 37 x 25 Waikato, em Pukekohe – Ranfurly Shield

Wellington 25 x 19 Canterbury, em Wellington

Taranaki 21 x 3 Bay of Plenty

Tasman 18 x 9 Hawke’s Bay, em Nelson

Southland 34 x 31 North Harbour, em Invercargill

 

currie cup logo

ABSA Currie Cup Premier Division – Campeonato Sul-Africano

Western Province 19 x 13 Griquas, na Cidade do Cabo

Natal Sharks 50 x 26 Free State Cheetahs, em Durban

Golden Lions 35 x 26 Blue Bulls, em Joanesburgo

 

ABSA Currie Cup First Division – 2ª Divisão do Campeonato Sul-Africano

Leopards 22 x 26 Border Bulldogs, em Potchefstroom

Eastern Province Kings 30 x 23 Falcons, em Porto Elizabeth

Griffons 28 x 51 SWD Eagles, em Welkom

Pumas 44 x 21 Boland Cavaliers, em Nelspruit