Tempo de leitura: 6 minutos

Fim de semana com emoção de sobra no Super 10. Tivemos a confirmação de não um, mas dois classificados com duas rodadas de antecedência, e um rebaixado.

Em casa, o São José penou no começo contra um aguerrido Rio Branco, mas o tempo fez justiça ao plantel do atual campeão paulista, que acabou dominando a partida e vencendo sem maiores dificuldades, com direito a show de Pedro Lopes, autor dos quatro primeiros tries, e mais três conversões. Os joseenses pouparam alguns jogadores, e o jovem mas experiente jogador fez bonito mesmo atuando de abertura, posição que não está tão habituado assim. O Rio Branco foi guerreiro, mas não conseguiu acompanhar o jogo veloz do adversário, que explorou bem os buracos na linha de defesa para garantir os seus pontos. Com isso, o São José já assegurou no mínimo a terceira colocação, pois tem onze pontos de frente para o Desterro, quarto colocado. Já o Rio Branco, está com um pé no descenso, pois precisa de uma vitória e pelo menos mais dois pontos bônus, além de precisar torcer contra o Dragons.

- Continua depois da publicidade -

Outro classificado é o Curitiba. Os Touros foram até São Paulo e venceram o Pasteur, e beneficiados pelo triunfo do Desterro sobre o Farrapos, também carimbou a vaga. Soberanos durante toda partida, o Curitiba criou as principais chances de pontuar, e falhou apenas no try francês anotado por Gustavo “Ogum” retornando aos campos em grande estilo. Uma vitória segura mas sem o brilho de outras apresentações do Curitiba, que é cotado para o título. A chance de rebaixamento direto para os franceses é zero, mas eles ainda podem terminara na oitava colocação, que fará o clube disputar sua permanência contra o campeão da Taça Tupi. Apesar de ser um cenário improvável, luz amarela para o Pasteur.

No jogo mais importante da rodada, o Desterro foi até Bento Gonçalves enfrentar o Farrapos, em confronto direto por um lugar no G4. A casa cheia não intimidou os visitantes, que fizeram um jogo aberto para os dois lados, muito disputado. No final prevaleceu a experiência dos catarinenses, que não parecem dispostos a ficar de fora das finais pelo segundo ano seguido.  A vantagem entre ambos ainda é de apenas três pontos, mas um ponto chave a favor dos rubro-verdes é a próxima rodada. Enquanto eles enfrentam o combalido Rio Branco, o Farrapos faz mais um confronto direto, desssa vez contra o SPAC. O clube não tem se saído bem nesses duelos, tendo perdido para ainda Curitiba e São José. Um novo tropeço elimina os gaúchos, que veem mais um ano a maldição do 5o lugar tomar forma.

O SPAC conseguiu uma vitória sem sobressaltos diante da grata surpresa da competição, o Armstrong Dragons, e está quase classificado, com nove pontos de frente para o Farrapos. A partida demorou para engrenar, com o placar sendo aberto apenas aos quinze minutos de jogo, com o sul-africano Jacobus. Os britânicos não se abateram e rapidamente viraram o jogo, mantendo distância segura, que permaneceu até o fim da partida. Dois pontos separam o SPAC das semifinais, situação bem confortável para o atual campeão. O Dragons por sua vez, faz até aqui a melhor campanha de um estreante desde a expansão do nacional para 10 clubes, mas ainda corre risco de cair, pois enfrenta na última rodada, o Rio Branco. Para se livrar, depende apenas dos seus esforços.

Completou a rodada, o confronto entre Niterói e SP Bandeirantes Saracens. Os rubro-negros contaram com o retorno de Daniel Gregg, ausente ao longo de todo Super 10 por conta de uma lesão no ombro, que o forçou à cirurgia. E ele mostrou que é a verdadeira referência do clube jogando os oitenta minutos e marcando um try. Foi a primeira partida em que os fluminenses marcaram mais de vinte pontos. No entanto, a vitória não veio, e o Niterói acabou rebaixado com duas rodadas de antecedência. Se o Guanabara ou Rio não vencerem a Taça Tupi, teremos um Brasileiro sem fluminenses na disputa. O Band por sua vez, depois de começar atrás, se recuperou com grande atuação de Japinha e JP, e venceram com certa folga no placar. O triunfo praticamente garantiu o clube na elite nacional por mais um ano, mas ajustes precisarão ser feitos para manter o Band competitivo de outros anos.

 

Nesse fim de semana, não há rodada, tempo para as equipes se reorganizarem e se preparar para duelos de vida ou morte.

Em mais um jogo valendo G4, o Farrapos encara SPAC. Os bitânicos podem se classificar, enquanto os gaúchos precisam da vitória para seguir disputando a classificação. O Desterro enfrenta o Rio Branco, e um triunfo pode selar a vaga dos catarinenses, caso o SPAC vença também. Só a vitória interessa para os Pelicanos. Pasteur deve eliminar qualquer risco de rebaixamento se bater o Niterói. O São José faz mais um clássico estadual contra o Band e pode assegurar a primeira posição.

Resultados da rodada – 7a rodada

Dia 13/09/2014 às 12h- Pasteur (SP) 05 X 29 Curitiba (PR)

Árbiro: João Mourinha

Auxiliares de linha: Natasha Olsen e Cláudia Queliconi

4o árbitro: Fernando Zemann

Local: Arena Paulista – São Paulo, SP

 

Dia 13/09/2014 às 15h – Farrapos (RS) 28 X 45 Desterro (SC) 

Árbitro: Mariano de Goycochea

Local: Estádio da Montanha – Bento Gonçalves, RS 

 

Dia 13/09/2014 – Armstrong Dragons (RN) 08 X 40 SPAC (SP)

Árbitro: Henrique Platais 

Local: Ninho do Periquito – São Gonçalo do Amarante, RN

 

Dia 13/09/2014 às 15h – São José 52 X 00 Rio Branco

Árbitro: Xavier Vouga

Auxiliares de linha: Regis Oliveira e Karlla Davis

4o árbitro: Cíntia Saccomanno

Local: ADC Panasonic – São José dos Campos, SP

 

Dia 13/09/2014 às 15h30 – SP Bandeirantes Saracens 50 X 21 Niterói

Árbitro: Ricardo Sant’anna

Auxiliares de linha: Natasha Olsen e Fernando Zemann

4o árbitro: Cláudia Queliconi

Local: Arena Paulista – São Paulo, SP 

 

Próxima rodada – 8a rodada

Dia 20/09/2014 – Curitiba X Armstrong Dragons

Local: Paraná Esporte – Curitiba, PR

 

Dia 20/09/2014 – SPAC X Farrapos

Local: SPAC – São Paulo, SP

 

Dia 20/09/2014 – SP Bandeirantes Saracens X São José

Local: Arena Paulista – São Paulo, SP

 

Dia 20/09/2014 – Rio Branco X Desterro

Local: Estádio Municipal Pires de Morais – Embu Guaçu, SP

 

Dia 20/09/2014 – Niterói X Pasteur

Local: Rio Bonito Atlethic – Niterói, RJ

 

Classificação

Maiores pontuadores e tries – para a tabela completa de pontuadores e tries, clique aqui

 

 

Foto: Serranossa/divulgação