Tempo de leitura: 3 minutos

 

Nesse fim de semana, ocorreram quatro duelos válidos pela Copa do Brasil, a segunda divisão nacional, e com exceção da Poli, que fez valer seu mando de campo, a festa foi dos visitantes. Em um ano em que Niterói, Rio Branco e BH fazem campanhas ruins, e o nível técnico da segunda divisão se eleva cada vez mais, pode ser a melhor chance até hoje para um time conseguir desbancar uma equipe do Super 10 por um lugar na elite nacional.

 

- Continua depois da publicidade -

Charrua vence dura disputa contra o BC Rugby

A começar pelo próximo adversário dos paulistas, o Charrua. O vice-campeão gaúcho foi até Balneário Camboriú e enfrentou o BC Rugby, e apesar da maior experiência dos visitantes, a vida não foi fácil. Os catarinenses sairam na frente e encerraram o primeiro tempo na liderança por 12 a 7, mantendo ó jogo indefinido até os instantes finais, mas os forwards Índios acabaram fazendo a diferença e levaram o time à vitória, por 29 a 19.

Na semifinal, o duelo será ainda mais duro, pois recebem a Poli, atual bicampeão da série B paulista em busca de um lugar na grande final, feito inédito para o clube. Em 2012, o clube caiu diante de outro paulista, o Tornados, que viria a se sagrar campeão.

 

Alecrim vence Rio com facilidade

O atual vice-campeão da Copa do Brasil e tetracampeão da Liga Nordeste quer garantir mais uma vez um lugar na final. O primeiro passo no caminho dos potiguares rumo ao seu grande objetivo foi dado com relativa tranquilidade, após o triunfo sobre o vice campeão fluminense por 53 a 3. Os visitantes não foram ameaçados em nenhum momento, abrindo rapidamente 19 a 3 com três tries, encerrando a etapa inicial com vantagem de 31 a 3. Sem diminuir o ritmo e dar chances para a virada, o Alecrim seguiu ampliando e consolidou a vitória por 53 a 3.

 

GRUA é derrotado pelo Goianos

Na semifinal, o Alecrim enfrentará o Goianos (ambos já vice-campeões da Copa do Brasil), que bateu o GRUA em Manaus, no jogo mais disputado dessa fase. Decididos a levar um time do norte para o melhor resultado da história na região, os manauaras lutaram muito e se mantiveram o jogo em aberto, virando o jogo após os visitantes abrirem o placar com um penal, mas o Goianos acabou levando a partida para o segundo tempo com vantagem de três pontos (10 a 13), graças a um penal bem cobrado nos minutos finais por Gabriel.

O GRUA voltou à liderança logo no início do segundo tempo, mas levou a virada enquanto se encontrava com um jogador a menos, devido punição por cartão amarelo, e os visitantes garantiram o triunfo com mais um penal e drop goal, finalizando a partida em 26 a 15.

 

Agradecimento especial para Hiran, do Gárgulas MR, na cobertura do jogo em Manaus.

 

Últimos campeões da Copa do Brasil

2012 – Tornados (SP)

2011 – Ilhabela (SP)

2010 – Farrapos (RS)

2009 – BH Rugby (MG)
 
2008 – SPAC (SP)
 
2007 – BH Rugby (MG)
 
2006 – Rio Branco* (SP)
 
2005 – SPAC* (SP)
 
2004 – Niterói* (RJ)
 
*Somente em 2007 a Copa do Brasil se tornou a 2ª divisão nacional

 

Foto: BC Rugby