Tempo de leitura: 13 minutos

rebels waratahs 2015

O Super Rugby chegou à segunda rodada neste fim de semana e somente três equipes conseguiram chegar à segunda vitória: Stormers, Hurricanes e Chiefs. Enquanto isso, quatro gigantes que começaram mal, Waratahs, Crusaders, Sharks e Reds, deram a volta por cima e alcançaram o primeiro triunfo na temporada. Quem folgou nesta rodada foi o Cheetahs, que também irá invicto à terceira rodada.

 

- Continua depois da publicidade -

Na ponta

Pelos critérios de desempate, a liderança da competição está nas mãos do Stormers, que venceu em casa o combalido Blues por 27 x 16. O jogo foi facilitado quando aos 24′ o segunda linha Hayden Triggs deixou o Blues com um homem a menos ao receber cartão vermelho. Nesse momento, os sul-africanos já venciam a partida por 8 x 6, graças ao try de Groom, aos 10′. Aos 34′, Leyds ampliou a contagem com novo try para os Stormers,enquanto Catrakilis seguia somando penais. Com 21 x 6 de desvantagem, os Blues começaram a reação, com try de Jimmy Cowan. Mas, a frente era boa, e os Stormers seguraram os neozelandeses e asseguraram 27 x 16.

Os Hurricanes também triunfaram pela segunda vez, superando o decadente Bulls por 17 x 13. Os neozelandeses venceram na difícil altitude de Pretória, virando a partida no segundo tempo. Handré Pollard fez o primeiro try para os Bulls, que foram ao intervalo na frente por 10 x 9. Com try de Julian Savea, atropelando aos 66′, os ‘Canes se impuseram.

O Chiefs, por sua vez, fez um dos jogos mais aguardados da jornada contra o Brumbies, e levou a melhor no apagar das luzes. Mesmo desfalcado, o Chiefs soube se impor em casa, com Ngatai fazendo o primeiro try da peleja, aos 14′. Com dois penais e uma resposta imediata com try de Vaea, aos 18′, os australianos se puseram na liderança do marcador, 11 x 10. Mas, Cruden, antes do intervalo, deixou os anfitriões neozelandeses na frente com penal. No segundo tempo, o penal de Leali’ifano logo aos 42′, devolveu a frente aos Brumbies, que ampliaram o marcador com mais um penal, aos 57′. Porém, no quarto final, os Chiefs cresceram, impuseram grande pressão no pack e arrancaram 3 penais, o último já nos acréscimos, para Cruden virara o placar e garantir a vitória neozelandesa. 19 x 17.

 

Volta por cima

Depois de perder em casa na estreia, o Crusaders deu a volta por cima vencendo o rival Highlanders no dérbi da Ilha do Sul da Nova Zelândia. Os Highlanders folgaram na primeira rodada e foram para sua estreia empolgados, produzindo um primeiro tempo frenético, de jogo aberto, que começou favorável aos donos da casa, com try de Aaron Smith, aos 19′. Mas, com tries de Barrettt e McNicholl, aos Crusaders viraram o placar ainda no primeiro tempo para 20 x 7. Slade ampliou o marcador com novo penal para os visitantes aos 51′, porém os azuis acordaram e o try de Fekitoa, aos 61′, recolocou a esquadra de Dunedin no páreo. Contudo, Slade, com novo penal, esfriou a reação e a vitória foi dos ‘Saders, 26 x 20.

O Waratahs, por sua vez, fez clássico australiano com o Rebels e não permitiu que o time de Melbourne produzisse mais uma surpresa. Foi um jogão na casa dos Rebels, com 4 tries para cada lado. Higginbothan fez o primeiro try da peleja para os donos da casa, mas os ‘Tahs viraram o placar com 3 penais de Foley e try, aos 21′, do oitavio Hoiles. Antes do intervalo, Timani descontou com o segundo try dos Rebels, mas os Waratahs voltaram a abrir vantage,, com try logo aos 42’, com Naiyaravoro. 21 x 14. A resposta foi rápida, com try do scrum-half Luke Burgess, mas Naiyaravoro voltou a cruzar o in-goal pouco depois. O toma lá, dá cá seguiu e, 5 minutos depois, Naivalu fez o try e empatou a partida para os Rebels, 28 x 28. No fim, foram os campeões que se impuseram e, aos 72′, mesmo com apenas 14 homens em campo, cravaram o try da vitória com Kurtley Beale. Foley aindsa chutou mais um penal e negou aos Rebels o bônus defensivo. 38 x 28, números finais.

O Sharks também jogou um dérbi nacional contra o Lions e saiu vitorioso. Os alvinegros começaram bem a partida e fizeram seus tries com Ndungane e Reinach para abrir 15 x 6 na primeira etapa. Entretanto, os Lions cresceram na partida e exerceram grande pressão sobre os Sharks, arrancando 3 penais em sequência para Boshoff deixar no páreo a equipe de Joanesburgo. O momento decisivo se deu aos 63′, com Coetzee fazendo o try que deu grande vantagem aos Sharks. Os Lions desmontaram e Coetzee ainda fez mais um try antes do fim, decretando o 29 x 12.

Por fim, o Reds saiu vencedor de dérbi australiano com o Force. Foi uma partida pouco convincente em Queensland e o time da casa abriu 11 x 6 com 11 pontos do fullback Lachie Turner, entre dois penais e um try. Com mais um penal try na segunda etapa, os Reds fecharam a vitória por 18 x 6.

 

Terceira rodada tem clássicos

No próximo fim de semana, o Super Rugby viverá um superclássico neozelandês entre Chiefs e Crusaders, enquanto na África do Sul dois dérbis agitam a jornada, com o Lions recebendo o Stormers e com o Sharks visitando o Bulls.

 

super rugby

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Chiefs 19 x 17 Brumbies, em New Plymouth

Rebels 28 x 28 Waratahs, em Melbourne

Bulls 13 x 17 Hurricanes, em Pretória

Highlanders 20 x 26 Crusaders, em Dunedin

Reds 18 x 6 Force, em Brisbane

Stormers 27 x 16 Blues, na Cidade do Cabo

Sharks 29 x 12 Lions, em Durban